Por que apostar na pós-graduação para o sucesso profissional

estudante de faculdade com livros na mão

Já foi-se o tempo em que ter apenas uma formação em curso superior era um diferencial na hora de se conseguir um emprego. Hoje em dia, mais de 20% dos brasileiros já possuem um curso superior e, cada vez mais, terminar uma faculdade é um objetivo mais próximo de ser alcançado por todas as camadas da população.

Esse cenário muda bastante quando falamos em pós-graduação. Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), menos de 1% dos brasileiros com idade entre 25 e 64 anos cursaram algum tipo de pós ou MBA. Fica claro que esse é um diferencial enorme na hora de buscar uma colocação no concorrido mercado de trabalho atual, ou mesmo tentar lutar por uma promoção ou melhor posicionamento dentro de sua empresa.

Cursar uma pós-graduação é um objetivo e investimento pessoal de suma importância para aqueles que buscam alavancar sua carreira de alguma forma. Como o mercado de trabalho atual está cada vez mais exigente e competitivo, ter uma pós passou a ser considerada apenas um pré-requisito nas empresas. Em alguns casos, a especialização é usada como um dos critérios indispensáveis para a contratação. Por isso, é preciso ir além e expandir ao máximo seus horizontes de qualificação. Cursar uma pós-graduação oferece uma enorme lista de benefícios para quem almeja crescer profissionalmente.

Por que apostar na pós-graduação?

Com o mercado de trabalho competitivo e empresas cada vez mais exigentes na contratação, é preciso se destacar em meio aos candidatos. É importante buscar cursos de qualificação e investir em sua própria atualização de conhecimentos para valorizar o seu currículo e, assim, conseguir sempre as melhores oportunidades profissionais.

É essencial também não deixar a pós-graduação se tornar apenas uma informação adicional em seu currículo. Escolha bem o curso que pretende seguir e veja sempre como é o que ele poderá agregar à sua pasta de conhecimentos profissionais e, com isso, tornar você ainda mais preparado para a função que escolheu seguir.

A educação continuada é um dos pilares para a construção de um bom profissional. Com uma pós-graduação em seu currículo, o profissional mostra ser mais dinâmico e consegue ampliar sua capacidade de atuar em áreas diferentes. Com isso, há um enorme ganho de desempenho em suas tarefas dentro de sua área de atuação ou, dependendo do investimento feito em seu curso de especialização, pode até mesmo facilitar ou permitir o seu ingresso em novos segmentos de trabalho.

Mais conhecimento e mais vantagens

A especialização funciona como uma espécie de complemento à sua graduação. Eles tornam os profissionais mais aptos para exercerem novas atividades dentro de sua companhia ou os tornam especialistas dentro de uma determinada área, expandindo seus horizontes e habilidades profissionais.

Quem opta por seguir seus estudos em cursos de pós-graduação tem mais chances de conseguir diferentes oportunidades de trabalho, competir por vagas melhores dentro de um processo seletivo e até mesmo a chance de ter novos caminhos em sua carreira. Se pensarmos em cargos de liderança, por exemplo, as chances de que a pós-graduação seja exigida são muito grandes. Se sua ideia é se candidatar a algum cargo público, ter uma pós-graduação também pode contribuir para obter pontos nas provas dos concursos.

A especialização pode até mesmo ser uma garantia extra de estabilidade no trabalho. Muitas vezes, em períodos de retração econômica, as empresas precisam desligar funcionários – e um dos critérios utilizados para selecionar quem permanece no emprego geralmente é sua capacidade de contribuir nesse momento de crise. Colaboradores especialistas são considerados indispensáveis em tempos assim.

Muitos benefícios

A lista de vantagens em se cursar uma pós-graduação é imensa. A começar pelo evidente aprofundamento de conhecimentos técnicos específicos, o que ajuda o profissional a construir novos olhares sobre o seu segmento, permitindo uma visão macro e especialista em diferentes âmbitos. Há também a oportunidade de se tentar algo novo em sua vida, explorar novos caminhos e melhorar a atuação no dia a dia da sua profissão.

Como já colocamos aqui, ter uma especialização é a melhor maneira de se tentar escalar na carreira e melhorar seu currículo, agora ostentando um diferencial importante para quem deseja se movimentar no mercado de trabalho. E já que falamos, não vamos esquecer que o seu curso de pós-graduação é também uma excelente oportunidade para manter-se atualizado e fazer networking. 

Durante o curso, você não apenas estará em contato com profissionais que não são somente do seu ambiente de trabalho, conhecer novas ferramentas virtuais ou físicas e atualizar os conhecimentos de maneira geral. Tudo isso é essencial para se conquistar novas oportunidades. E, se mesmo assim, o seu desejo for mudar de área, a especialização também pode te ajudar nisso. Uma pós-graduação pode ser considerada o ponto de partida para quem quer mudar de área.

Está em busca de sucesso profissional e quer investir em sua carreira? Um bom curso de pós-graduação como na Pós Anhanguera certamente vai enriquecer o seu currículo e o seu perfil profissional e será de enorme valia no momento de procurar novas oportunidades em sua área de trabalho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content