Como ser podóloga? Saiba o que é preciso

Como ser podóloga

Muitos dos procedimentos com foco na promoção da saúde também geram benefícios estéticos. É o caso dos trabalhos desempenhados pelos profissionais que cuidam dos pés e das pernas. Você tem interesse em saber como ser podóloga ou podologista?

Ambos os termos servem para definir essa profissão essencial e procurada pelos mais diversos públicos. Ela ajuda as pessoas ao tratar e prevenir problemas que atingem as extremidades dos membros inferiores, de modo a promover bem-estar e recuperar a qualidade de vida.

Como ocorre com diversas carreiras, é possível se especializar por meio de graduações. O curso superior de Tecnologia em Podologia está disponível nas melhores instituições de ensino e pode ser a sua principal porta de entrada para as vagas mais desejadas na área.

Enquanto não realiza a sua matrícula, que tal ver outros detalhes dessa atividade? Continue a leitura!

O perfil da profissional de Podologia

Quem escolhe essa profissão tem como principal objetivo cuidar da saúde dos pés, o que envolve desde processos de cura até melhorias na aparência. Trata-se de um ramo dedicado ao exame, diagnóstico, tratamento e prevenção das mais diversas enfermidades.

O perfil profissional é majoritariamente representado pelo público feminino. A maioria dessas mulheres atua em espaços dedicados à estética e aos cuidados com a beleza, como salões, clínicas e SPAs. É claro que existem outras formas de exercer a atividade, e falaremos sobre isso adiante.

Em seu dia a dia, o podólogo pode participar de práticas que vão além da sua função básica. Isso quer dizer que, além de percorrer todas as fases do atendimento aos pacientes, ele cumpre uma rotina que envolve cadastrar pessoas, esterilizar objetos, armazenar materiais e até gerir equipes.

Os ganhos variam de uma região para outra e de acordo com o tipo de atuação. Se você quer saber como ser podóloga, vale a pena buscar formas de se diferenciar desde já. Isso vai ajudar a obter destaque e aumentar a renda em um cargo que começa com salário médio de R$ 1.508,78*.

As áreas possíveis na Podologia

Há espaço para desempenhar trabalhos em hospitais, clínicas médicas ou de estética, academias, casas de permanência para idosos, clubes esportivos e sociais, institutos de beleza e até em residências de pacientes — na modalidade de assistência médica domiciliar, também conhecida como home care.

O profissional consegue, portanto, atuar de maneira autônoma ou prestar atendimentos a diferentes empresas. Os caminhos são os mais variados, tanto para quem abre um negócio próprio quanto para quem compõe times em locais já consolidados. As principais áreas de atuação incluem:

  • Podologia Preventiva — foco na prevenção de doenças como micoses, rachaduras, unhas encravadas e outras condições que geram desconforto;
  • Podologia Geriátrica — dedica atenção especial à saúde dos idosos, grupo que tende a ter as alterações dos pés agravadas por conta do envelhecimento;
  • Podologia Infantil — cuida das crianças que ainda estão passando pelo processo de desenvolvimento e de maturação óssea, a fim de evitar danos;
  • Podologia Desportiva — orienta atletas profissionais e amadores para minimizar os impactos sofridos durante treinos ou prática de esportes;
  • Podologia Laboral — auxilia empresas no combate às dores e outros problemas causados pela permanência no ambiente de trabalho;
  • Pé de Risco — trata pacientes que demandam cuidados específicos por conta de neuropatias, diabetes, imunidade baixa e outras patologias.

São todos trabalhos com foco em recuperar o bom aspecto e a condição normal dos pés. Por isso, é comum que a pesquisa sobre como ser podóloga passe pela busca de uma faculdade na área da Saúde.

Habilidades e competências esperadas

Algumas qualidades são cruciais a todo tipo de profissão, a exemplo da ética e do comprometimento. Afinal, quem busca o sucesso precisa se preocupar com uma entrega de qualidade em todos os aspectos. Isso também vale para os atuais e futuros podologistas.

Para essa categoria de profissionais, a boa comunicação está entre as características mais importantes. Ela será extremamente necessária no dia a dia, seja para recepcionar e trocar informações com os pacientes, seja para dialogar com parceiros de trabalho — o que inclui funcionários e fornecedores.

A empatia e a criatividade também aparecem entre as habilidades profissionais esperadas, principalmente porque estamos falando de uma área que une saúde e estética. Assim, se você quer saber como ser podóloga, comece desenvolvendo um perfil antenado e que se preocupa em melhorar a vida das pessoas.

A formação necessária

Muita gente não sabe o que é podologista e tende a confundir essa profissão com a pedicure. Embora sejam duas atividades dedicadas aos cuidados com os pés, existem diferenças importantes na atuação. A Podologia, por exemplo, demanda uma formação mais completa por priorizar a saúde.

Há muitas maneiras de se especializar na área, com cursos técnicos e graduações. A vantagem de optar pelo Bacharelado ou Tecnólogo está na obtenção de um diploma de ensino superior, o que favorece o acesso às melhores oportunidades e permite que você invista em uma pós-graduação.

Se suas dúvidas envolvem como ser podóloga e como escolher a faculdade, analise os principais objetivos e a própria rotina para encontrar a formação ideal. Pessoas que dispõem de pouco tempo livre e desejam se formar rapidamente encontram vários pontos positivos no Tecnólogo a distância.

O caminho para se destacar no mercado

Saber como atua o podologista é o primeiro passo para conquistar seu lugar e ter uma boa perspectiva de carreira. Quem pensa em abrir uma clínica deve, além de aprimorar as habilidades já citadas, apostar no perfil empreendedor e dominar as principais técnicas de gestão.

Acompanhar as tendências também entra nas práticas desejáveis aos podólogos, visto que o mercado está sempre trazendo novidades em forma de métodos, produtos, materiais e equipamentos. O objetivo é sempre conferir o que há de melhor para investir e incorporar a cada atendimento.

Comece a se capacitar quanto antes!

Viu como ser podóloga e ficou com vontade de atuar nessa área tão promissora? Pois saiba que a etapa de preparo até o ingresso no mercado pode ficar mais ágil com a nossa ajuda. Isso porque os cursos Tecnólogos na Anhanguera são de curta duração e oferecem, ao longo dos semestres, certificações intermediárias para que os alunos tenham acesso às melhores oportunidades.

Não espere mais para iniciar seus estudos e faça agora a sua inscrição no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados