Como ser Jornalista? Conheça a formação necessária para chegar lá!

Jornalismo

Você ainda anda se perguntando como ser jornalista? Para te ajudar a sair rápido desse dilema, nós preparamos um post para tirar as suas dúvidas! Entenda o que faz um jornalista, onde ele pode atuar, como funciona o curso de Jornalismo e muito mais! Bora lá? 

Afinal, como ser jornalista?

Antes de atuar na área, é importante que você entenda bem o que faz um jornalista. Depois é vital fazer um curso superior em Jornalismo. Para ficar mais fácil, siga o passo a passo que preparamos para você. Confira!

Escolha uma boa faculdade de Jornalismo

Embora não seja preciso um diploma de Jornalismo para atuar na área, quem tem essa formação possui muito mais vantagens na hora de buscar emprego. Para você ter uma ideia de como é a faculdade de Jornalismo, algumas das disciplinas que você verá são:

  • análise do discurso;
  • gêneros jornalísticos;
  • técnicas de entrevista;
  • técnicas de redação e edição;
  • legislação e ética na comunicação;
  • assessoria de imprensa;
  • teoria da comunicação;
  • telejornalismo;
  • webjornalismo;
  • gestão e planejamento de mídias.

Na faculdade, os estudantes de Jornalismo também aprendem a usar softwares de edição de texto e edição de vídeo, imagem e som. Assim como se familiarizam com diversas mídias sociais e passam pela prática de estágios supervisionados pelos professores. 

A faculdade de Jornalismo tem habilitação em bacharelado, e sua duração média é de 4 anos, ou seja, 8 semestres. Sendo a média salarial do profissional de Jornalismo, em 2022, no valor de R$ 3.370,50.

Conheça as funções da profissão 

Esse profissional tão importante para a sociedade, existe há décadas, e tem o objetivo de levar fatos de interesse público por meio de diversos canais de comunicação.

O jornalista é um profissional que exerce uma função vital para a sociedade, pois permite que as pessoas estejam atualizadas sobre os eventos do mundo. Em resumo, este profissional executa atividades de investigação, coleta, pesquisa e escrita de notícias. ✍

Além disso, é um área de muito contato com pessoas, pois também faz diversas entrevistas. Até hoje, os jornalistas ainda possuem grande influência sobre a opinião nacional, pois também podem atuar como colunistas ou influenciadores digitais. ?

Conheça o mercado de trabalho

Se você está interessado em atuar como um jornalista, saiba que não faltam vagas no mercado de trabalho. Ademais, essa área possui diversas especialidades e as suas formas de atuação tem evoluído. 

Por exemplo, um jornalista pode trabalhar em jornais, TV ou rádio; e por meio das ferramentas digitais, estão cada vez mais presentes em redes sociais, blogs e podcasts.

O jornalista pode atuar como colunista em jornais impressos, assim como repórter na TV, apresentador ou âncora de jornal. Outra função muito comum do jornalista é como assessor de empresa ou comentarista esportivo. No entanto, as oportunidades se estendem ainda mais! Olha só! ??

O profissional jornalista também pode escrever em portais de notícias na internet, atuar em empresas de marketing, publicidade e propaganda, atuar em editoras, produtoras de vídeo e agências de relações públicas. É coisa a beça, né? ?

Descubra se você tem o perfil indicado

Para ser jornalista é importante que o profissional tenha um perfil curioso, investigador e muito observador. 

Além disso, precisa ser bem comunicativo, gostar de ler e escrever, assim como ter capacidade de interpretação dos fatos. Se você possui todas essas características, você está pronto para a faculdade de Jornalismo. ?

Faça Jornalismo com a Anhanguera

Agora que você já está por dentro da profissão, é hora de escolher a faculdade certa para alcançar os seus objetivos. Portanto, a Anhanguera te ensina a como ser jornalista! ?

Na faculdade de Jornalismo EAD da Anhanguera você tem acesso à modalidade 100% à distância, onde você pode estudar sem precisar sair de casa! 

Além dessa comodidade, você tem acesso ao Canal Conecta, um portal gratuito que possui várias oportunidades de emprego e estágios. Já pensou em sair da faculdade já empregado? Isso é possível!?

Torne esse sonho realidade e inscreva-se para o vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.