O que faz um Jornalista? Veja as funções desse profissional!

o que faz um jornalista

Em um mundo no qual a informação verídica não só é importante para evitar a disseminação das “fake news”, como também valorizada, o papel dos jornalistas qualificados se mostra fundamental. Quem se forma no curso de Jornalismo tem uma missão bastante relevante para o funcionamento da sociedade.

Por isso, se tem dúvidas sobre o que faz um jornalista em seu dia a dia, saiba que a atuação vai além das entrevistas ou da bancada de um telejornal. Assim, as oportunidades de atuação após a formação são amplas, permitindo que o profissional escolha o ramo com o qual tenha mais afinidade.

E aí, ficou interessado e quer conhecer as atribuições de um jornalista? Então, partiu ler o nosso post!

Qual a função do jornalista em diferentes cargos e setores?

Já imaginou o que faz um jornalista de acordo com o cargo que ele ocupa? Não? Então, não se preocupe: abaixo, você conhecer as funções desempenhadas pelo profissional. Fique ligado! ?

Quais as atribuições do jornalista de forma geral?

Os jornalistas são responsáveis por transmitir, redigir, investigar e buscar notícias por meio de canais de comunicação, como televisão, internet e revistas. ? Eles participam ativamente dos processos de produção de notícias com artigos, entrevistas e reportagens.

É importante ter sempre uma postura ética e compromisso com a verdade. O jornalista precisa ir em busca dos fatos com bastante precisão e pesquisar fontes confiáveis para transmitir informações corretas ao público.

O que faz um repórter?

A reportagem é uma das áreas de atuação mais conhecidas do jornalista. Aqui, uma de suas funções é resgatar a essência do Jornalismo e de seus objetivos, como passar informações de qualidade, investigar situações, contar histórias, etc.

Para isso, é essencial reunir diferentes informações, entrevistar pessoas, ouvir vários pontos de vista, ir atrás de fontes, entre outras tarefas. A atuação do repórter é uma essência da carreira: é o talento de relatar histórias cativantes que, dependendo dos assuntos investigados, podem mudar a vida das comunidades.

O que faz um assessor de imprensa?

Imagine que uma empresa desenvolveu novos produtos e precisa da sua divulgação. Como fazer? Esse é um dos trabalhos do assessor de imprensa. Sua principal atribuição é servir como ponte entre os veículos de comunicação e a corporação.

De modo geral, isso é feito por meio de sugestões de pauta, que é quando o profissional entra em contato com o repórter para divulgar os clientes. Assim, tudo que envolve a imagem da clientela é de responsabilidade dos assessores de imprensa.

Isso inclui desde tarefas rápidas, como monitorar as mídias sociais, até desafios maiores, como gerenciar escândalos e outras crises que envolvem a empresa.

O que faz um fotojornalista?

Provavelmente, você já ouviu a frase: “uma viagem vale mais que mil palavras” — mas não parou para pensar sobre a profundidade disso, não é mesmo? Embora muitas pessoas não saibam, existe um campo de atuação do Jornalismo responsável por trabalhar com imagens que revelam vários segredos com fotos tiradas no momento certo. ?

O fotojornalista tem a função de criar narrativas a partir de fotografias sobre o dia a dia das cidades e os dados do momento. Podendo trabalhar até mesmo em uma agência de publicidade, o profissional do setor necessita de competências extras, como um comportamento analítico.

O que faz um jornalista esportivo?

Você curte esportes? Gosta de estar perto da quadra ou do campo e fica de olho nos principais campeonatos esportivos? Então, saiba que atuar na área do Jornalismo Esportivo é uma opção e tanto!

Se tem dúvidas sobre o que faz o profissional dessa especialidade, saiba que ele é responsável pela cobertura de notícias, fatos e outros temas relacionados aos esportes. Ao longo de sua carreira, o jornalista esportivo pode cobrir diferentes eventos, trabalhar no ramo de comunicação de ligas e clubes, além de executar o trabalho em várias mídias, como redes sociais, jornal, rádio TV, entre outras.

O que faz um produtor?

Um cargo do Jornalismo muito bacana é a de produção. De maneira geral, são os profissionais que atuam no rádio ou na televisão, com sugestão de pautas, busca de informações, personagens, fontes e agendamento de entrevistas.

O jornalista que atua nessa especialidade deve ficar de olho nos principais acontecimentos internacionais e nacionais e conhecer o seu público-alvo. A produção recebeu bastante destaque com a internet, especialmente para profissionais independentes, que desejam criar um canal usando o YouTube, por exemplo.

O que faz um comunicador institucional?

Nesse cargo, os jornalistas podem atuar em parceria com a área de Relações Públicas. A sua função principal é cuidar da imagem da empresa junto a seus funcionários ou sociedade e consumidores.

Desse modo, os profissionais elaboram todos os materiais de comunicação da corporação, como anuários, folders, jornais e revistas e podem participar também da cobertura de diferentes tipos de eventos.

A comunicação institucional ocupa um espaço central nos meios digitais com a produção de vídeos, notícias e postagens para redes sociais e sites.

A Anhanguera ajuda você a realizar o sonho da faculdade

O curso de Jornalismo na Anhanguera é oferecido no formato Bacharelado e pode ser cursado nas modalidades de ensino presencial e 100% a distância. Assim, você tem mais liberdade para escolher a melhor opção, levando em conta o trabalho, os afazeres diários e os filhos, por exemplo. ?

A duração da faculdade de Jornalismo é de 4 anos e, nesse tempo, o aluno aprende a editar vídeos e imagens, além de conhecer as principais técnicas de redação e reportagem. Veja, abaixo, algumas das matérias que fazem parte da grade curricular de Jornalismo:

  • Rádio e Jornalismo;
  • Gestão da Comunicação;
  • Teorias Avançadas da Comunicação;
  • Gestão e Planejamento de Mídia;
  • Webjornalismo;
  • Estética e História da Arte;
  • Planejamento Gráfico;
  • Assessoria de Imprensa;
  • Redação Jornalística Geral.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que faz um jornalista em sua rotina de trabalho, chegou a sua hora! Estude na Anhanguera e tenha acesso a formas de ingresso facilitadas, bolsas de estudos e infraestrutura de ponta!

Gostou de saber o que faz um jornalista e quer cursar Jornalismo na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.