Entenda como funciona uma aula semipresencial

como funciona aula semipresencial

Atualmente, com o avanço do uso da tecnologia, os modelos de ensino híbridos estão em alta. A faculdade semipresencial, por exemplo, é um formato que traz uma série de vantagens aos alunos. Mas você sabe como funciona aula semipresencial?

O curso semipresencial é uma alternativa que combina características do ensino presencial com o EAD. Neste caso, as aulas são ao vivo, e os alunos podem interagir com os professores em tempo real, por meio de vídeos e áudios simultâneos. 

Acompanhe a seguir e entenda como as aulas semipresenciais funcionam no ensino superior. Boa leitura!

Qual é a diferença entre EAD e semipresencial?

Você ainda está em dúvida entre a modalidade EAD ou semipresencial? Mesmo que ambos os formatos de ensino sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), eles contam com algumas características e diferenças que devem ser consideradas pelo futuro graduando. Porém, saiba que o ensino semipresencial faz parte do EAD. Veja detalhes.

EAD 100% online

No ensino 100% a distância, as aulas e os materiais de estudo disponibilizados pela faculdade são inteiramente digitais. A instituição de ensino conta com uma plataforma ou ambiente de aprendizagem online, em que tutores e docentes utilizam fóruns para se comunicar com os alunos.

No entanto, provas, estágios e exames podem ser feitos de forma presencial. A frequência dos encontros varia de acordo com cada curso, podendo ser mensal ou semestral. Mesmo assim, o curso 100% online oferece uma flexibilidade total de horários, permitindo que os graduandos estudem quando e de onde quiser.

O diploma do EAD tem o mesmo valor de graduações presenciais. Mas para conquistar a formação acadêmica, é fundamental que o discente tenha foco e disciplina para assistir às aulas e fazer as atividades dentro dos prazos estipulados pela faculdade. 

EAD semipresencial

Já no curso semipresencial, as aulas e as avaliações não são 100% presenciais nem totalmente a distância. Com isso, a metodologia do semipresencial é composta por disciplinas ministradas no ambiente de aprendizagem virtual e em sala de aula presencial.

Assim, o estudante tem parte do acesso à grade curricular online e ainda conta com a flexibilidade do curso a distância, podendo também ter contato pessoal com professores e colegas de curso. Em alguns casos, as aulas presenciais são ministradas nos polos de apoio da instituição de ensino, via teleconferência. 

Como a modalidade semipresencial permite que o graduando tenha um contato mais próximo com tutores e docentes, ele acaba se tornando mais engajado e motivado para os estudos. Muitos alunos valorizam este tipo de convivência e acreditam ser indispensável para uma formação acadêmica de qualidade.

Como é uma aula semipresencial?

Apesar do nome, a divisão das disciplinas no semipresencial não é exatamente metade presencial e metade 100% online. A divisão pode ser personalizada, de acordo com a graduação escolhida pelo estudante. Alguns cursos, por exemplo, ofertam poucas matérias online, com mais de 80% da carga horária no formato presencial.

As aulas 100% online da faculdade semipresencial são disponibilizadas por meio do ambiente virtual de aprendizagem. Neste formato, alguns trabalhos e avaliações também podem ser feitos a distância. Geralmente, os graduandos contam sempre com tutores e professores para tirar dúvidas e ter atendimento com relação aos conteúdos.

Já as aulas presenciais do curso semipresencial ocorrem no polo físico da faculdade. Em alguns casos, as horas presenciais podem ser de aulas práticas ou teóricas, com os docentes explicando matérias mais complexas e densas. Além disso, como vimos, as aulas presenciais são bastante interessantes para a interação e o atendimento dos alunos, que podem tirar maior proveito da modalidade.

Quais são as vantagens da graduação semipresencial?

A graduação semipresencial reúne as melhores características de outras modalidades. O formato permite uma experiência de ensino híbrido, também chamado de blended learning, que combina a versatilidade do EAD com a eficiência dos encontros presenciais com docentes e colegas de turma. 

A primeira grande vantagem é em relação à flexibilidade de horários para estudar. Parte das aulas e das atividades podem ser feitas no ambiente digital, nos melhores dias e horários de acordo com sua rotina de compromissos. Isso é interessante sobretudo para quem deseja conciliar os estudos com o trabalho.

Outro benefício é em relação ao desenvolvimento de habilidades digitais e comportamentais. Além de ter uma melhor capacidade de adaptação, o aluno fica familiarizado com diferentes tecnologias, tendo mais autonomia, iniciativa e proatividade no processo de aprendizagem.

Assim como as aulas e as atividades, o ensino semipresencial também pode aplicar prova digital para facilitar a trajetória acadêmica do graduando. Com isso, você terá a certeza de estar investindo em um processo de aprendizagem de qualidade, que se preocupa com a atual realidade estudantil.

Além de tudo isso, a educação semipresencial ainda tem um melhor custo-benefício. As mensalidades costumam ser mais em conta, e o estudante não precisa frequentar diariamente a faculdade, tendo redução nos custos com transporte e alimentação, por exemplo.

Há diferença entre diploma presencial e diploma EAD?

Com o avanço da tecnologia, o semipresencial vem se aprimorando para acompanhar as necessidades dos novos graduandos. Atualmente, muitas empresas valorizam os candidatos que escolhem a modalidade por demonstrarem expertise, flexibilização e atualização com as ferramentas digitais.

Nesse sentido, uma coisa bem bacana do curso semipresencial é que não existe diferença entre diplomas presencial e EAD. Como o MEC regularizou o formato, o diploma de graduação tem o mesmo peso, independentemente da modalidade escolhida pelo estudante. 

Por conta do desenvolvimento de habilidades e de competências às quais o aluno tem acesso, ele acaba tendo um perfil de autogestão e de um profissional contemporâneo. No mercado de trabalho, essas são qualidades bastante notórias entre os recrutadores, o que aumenta as chances de empregabilidade e de melhores remunerações.

Aqui na Anhanguera, você tem a opção de fazer uma faculdade EAD (100% online ou semipresencial) com vestibular online acessível, de maneira simples e prática. Ao se matricular, você contará com polos físicos de apoio para realizar provas, apresentar trabalhos ou tirar dúvidas pessoalmente com tutores e docentes.

E então, está pronto para ter um futuro de sucesso?

Agora que você já entende como funciona aula semipresencial, certamente será mais simples escolher por um formato mais adequado às suas necessidades. O ideal é optar por uma instituição de ensino reconhecida e de qualidade para iniciar os seus estudos no ensino superior: a Anhanguera. Assim, você terá a certeza de tomar a melhor decisão para o seu futuro profissional!

Gostou do conteúdo? Aproveite e conheça agora mesmo os cursos semipresenciais na Anhanguera e saiba como funcionam!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 103

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados