Como estudar para concursos de Odontologia? Por onde começar?

Como estudar para concursos de Odontologia

A Odontologia é uma das mais buscadas graduações na área da saúde. Isso não é à toa, afinal, são vários os benefícios de trilhar uma carreira como dentista — das possibilidades distintas de atuação aos salários promissores.

No entanto, se engana quem pensa que o único caminho após a graduação é abrir um consultório próprio ou trabalhar em um. Prestar concurso para Odontologia é uma opção bastante vantajosa, especialmente para quem visa a segurança de um cargo público e a possibilidade de trabalhar no segmento de que mais gosta.

Mas como estudar para concurso de Odontologia e conquistar a tão sonhada aprovação? É justamente sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe nossas dicas!

Faça uma boa graduação em Odontologia

Toda a sua jornada para se tornar um profissional concursado começa na graduação. Afinal, para ser candidato a um cargo na área, é necessário o diploma de nível superior, no qual você aprende tudo sobre Odontologia, em uma instituição de ensino devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Aqui, é fundamental que você preze por uma faculdade de Odontologia bem qualificada. Com isso, vai se tornar um profissional extremamente preparado para as diversas áreas de atuação do dentista e com uma boa bagagem para passar nas provas de concurso.

Por isso, antes de prestar vestibular, faça uma busca pelas melhores faculdades e seja bem criterioso. Na Anhanguera, a graduação em Odontologia tem excelentes notas quanto aos critérios do MEC por mensalidades que cabem em seu bolso. Vale super a pena dar uma olhada!

Entenda o conteúdo cobrado nas provas

É claro que cada concurso de Odontologia tem suas especificações. No entanto, de modo geral, serão cobradas nas provas tanto questões de conhecimentos gerais quanto aquelas bem particulares da área.

Afinal, trata-se de uma graduação bem específica — ao contrário do curso de Administração, por exemplo, que é mais generalizado. Mas não desanime, viu? O curso de Odontologia não é difícil para quem se dedica.

Abaixo, trouxemos um checklist para que você tenha uma noção do que é cobrado nos exames. Veja só!

Conhecimentos gerais

  • matemática;
  • língua portuguesa;
  • atualidades;
  • raciocínio lógico;
  • conhecimentos tecnológicos.

Conhecimentos específicos

  • periodontia;
  • farmacologia;
  • anestesiologia;
  • odontopediatria;
  • endodontia;
  • reabilitação oral;
  • radiologia odontológica;
  • estomatologia e semiologia oral;
  • cirurgia;
  • biossegurança;
  • legislação;
  • saúde pública.

Verifique os editais

O edital de um concurso é um documento muito importante. Afinal, é nele que estão as principais informações necessárias ao candidato, como conteúdo das provas, número de vagas, critérios de classificação e desclassificação, etc.

Por isso, somente após ler e reler o edital, você poderá entender como estudar para concurso de Odontologia.

Vale destacar que, no item anterior, listamos algumas das matérias mais cobradas nos concursos deste tipo. No entanto, para estudar realmente aquilo que cairá na prova de cada concurso que for prestar, é essencial verificar o edital.

Faça um cronograma de estudos

Como é no edital que estão as disciplinas cobradas na prova, a dica de ouro é fazer um cronograma de estudos baseado nele. Você pode pegar o conteúdo e distribuí-lo ao longo da semana, estudando de acordo com os dias e os horários disponíveis.

Mas de nada adianta criar um ótimo cronograma se não for seguí-lo à risca, certo? Por isso, é fundamental que ele esteja realmente ajustado à quantidade de horas que você tem para estudar. Assim, você não cria metas absurdas e não se desmotiva por descumpri-las.

Lembre-se de que adotar uma rotina de preparação e criar esse hábito é parte fundamental de como estudar para o concurso de Odontologia. Resultado? A aprovação virá quanto antes.

Estude por provas antigas

Colocar o conteúdo visto em prática e testar os seus conhecimentos é parte fundamental do estudo. Assim, você consegue verificar se o seu rendimento corresponde com o esperado e identificar pontos fortes e fracos, dobrando o foco naquilo que requer mais atenção.

Por isso, uma dica muito importante de como estudar para concurso de Odontologia é: treine bastante. As provas antigas são ótimas opções para auxiliar na assimilação do conteúdo cobrado e medir o desempenho.

Felizmente, basta uma busca na internet para encontrar diversas provas antigas de concursos de Odontologia. Sendo assim, faça proveito desse recurso.

Aplique técnicas de estudo

Em uma rotina de preparação, aplicar técnicas de estudo para memorizar o que foi aprendido ao longo da semana faz toda a diferença. Além das provas anteriores, você se beneficia de outras práticas muito úteis.

Trouxemos algumas das mais eficazes abaixo!

Resumos

Os bons e velhos resumos (ou fichamentos) são ótimos para assimilar e guardar bem aquilo estudado. Assim, você consegue reunir os pontos-chave do conteúdo e acessá-los mais facilmente sempre que precisar.

Aqui, procure reescrever as informações com suas próprias palavras, tornando a prática ainda mais eficiente.

Exercícios e simulados

Para reforçar o aprendizado, é muito importante fazer exercícios sobre aquilo que estuda. Os exercícios, bem como os simulados, permitem que você teste os conhecimentos, analise erros e acertos, treine sua capacidade de resolver questões em um tempo determinado, entre outros pontos estratégicos.

Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é muito adotada pelos estudantes, especialmente os que se preparam para concursos. Ela consiste na divisão dos estudos em blocos de 25 minutos. Isso potencializa, comprovadamente, o foco e a agilidade do cérebro na execução de atividades.

Para fazer em casa, siga os passos:

  • liste as tarefas a serem feitas;
  • programe um cronômetro ou despertador para tocar em 25 minutos;
  • escolha uma tarefa baseando-se na prioridade e foque na resolução dela;
  • quando o cronômetro ou despertador tocar, pare e faça uma pausa de 5 minutos;​
  • ao finalizar a tarefa, risque-a da lista e parta para a próxima;
  • a cada quatro blocos de tempo, a pausa será de 30 minutos.

Mapas mentais

Os mapas mentais estão entre os métodos de estudo mais adotados por quem se prepara para concursos. Eles são diagramas compostos por um ponto central e ramificados em tópicos relacionados.

Uma das maiores vantagens dos mapas mentais é que eles ajudam a organizar as informações de maneira mais visual e objetiva. Isso porque você pode abusar de recursos imagéticos e visuais, como diferentes cores, fontes, formatos geométricos, etc.

Além de otimizar a memorização, a técnica aumenta os níveis de produtividade e ajuda o cérebro a fazer associações.

Agora é com você!

Essas foram nossas dicas de como estudar para concurso de Odontologia. Tudo começa na escolha de uma graduação de qualidade. Afinal, é somente por meio dela que você se capacitará para atuar no mercado e passar em concursos. Sendo assim, que tal vir cursar Odontologia na Anhanguera?

Aproveite que está aqui para fazer agora mesmo a sua inscrição no vestibular de Odontologia. Vem estudar com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados