Como estudar para concursos públicos sozinho?

Os concursos públicos são provas bastante almejadas por profissionais e jovens de todo o país. Além de uma ótima remuneração, eles oferecem estabilidade e oportunidade de crescimento. Para isso, é preciso saber como estudar para concurso e ter um bom desempenho nas provas.

Se você está pretendendo passar por essa jornada sozinho, saiba que pode estar diante de um objetivo bem desafiador, mas nem por isso impossível. Ao longo deste post, elegemos dicas que vão ajudar você a se organizar para estudar e a ter um bom desempenho em concurso público. Fique de olho!

Qual é a importância de se preparar para concurso público?

Como você já deve ter percebido, os concursos públicos são bastante disputados. Apesar de abrirem várias vagas todos os anos para as mais variadas funções e cargos, as provas costumam ser bem complexas, e o número de candidatos inscritos é realmente grande.

Portanto, se você quer ter um bom desempenho na avaliação e passar de fase, é melhor entender desde já como estudar para concurso. Isso é o que vai permitir se preparar com antecedência, dar conta de revisar e aprender todos os conteúdos e ainda por cima ter um bom desempenho na gestão do seu tempo de prova.?

Qual é a melhor maneira de estudar para concurso público?

Não existe maneira melhor de estudar para concurso público do que preparando o seu tempo com inteligência. Por isso, é fundamental que, durante o prazo de preparação, você tenha uma rotina otimizada e focada nos estudos.

Isso não significa ter que deixar de trabalhar, de se divertir ou abrir mão de outros compromissos. Você só precisa ser suficientemente disciplinado para seguir à risca o seu cronograma e cumprir com todas as etapas de estudos preestabelecidas.

Se tem apenas uma hora do seu dia livre para estudar, use essa hora completamente a seu favor. Estude de forma hiperfocada e dedique-se ao máximo durante esses minutos disponíveis. ?Aliás, faça isso de forma disciplinada todos os dias, e você conseguirá repassar tudo o que precisa estudar para mandar bem no exame.

Como estudar para concurso do zero sozinho?

Estudar do completo zero e totalmente sozinho para um concurso público pode ser muito desafiador. Mas se você tiver as informações e estratégias certas para usar, verá que é perfeitamente viável realizar uma boa prova. Quer saber como? Por meio dos passos a seguir! Tome nota! ✏️

Identifique os conteúdos

O primeiro passo é ler de forma atenta ao edital do concurso e identificar quais serão os conteúdos exigidos nas provas. Sem isso, é impossível sequer começar a sua organização para os estudos. Então, comece fazendo uma lista de tudo o que pode cair na prova e que precisa ser aprendido, estudado ou revisado.

Classifique os conteúdos

Dentro dos conteúdos exigidos, sempre estão alguns sobre os quais temos mais ou menos domínio. Por isso, nossa dica é classificar todos os conteúdos em categorias, como “aprender”, “estudar” e “revisar”.

Na primeira, jogue tudo o que você não faz ideia do que é e precisa aprender do zero (dedicar mais tempo). Na segunda, o que já sabe, mas ainda não domina. Na terceira, o que só precisa dar uma olhada.

Crie um cronograma

O próximo passo é ter clareza sobre quando será a data da prova e quanto tempo você tem para estudar. Então, calcule quantas horas do seu dia serão dedicadas aos estudos. ?️

Crie um cronograma físico, uma tabela que indique os seus horários de estudo e o que você estudará em cada um deles. Dê prioridade para o que tomará mais tempo, ou seja, aqueles conteúdos que ainda não domina.

Separe os materiais

Antes de começar a estudar, é importante reunir todos os materiais de que vai precisar para estudar até a data do concurso. Organize todos na mesma ordem do seu cronograma, assim, ao concluir um assunto, você terá tudo pronto para começar o próximo.

Ao não precisar ficar procurando apostilas no tempo em que você deveria estar estudando, o seu desempenho melhora muito.

Tenha foco total

Nos horários destinados para estudar, mantenha foco total no que você está fazendo. Peça que ninguém interrompa você nesse período, desligue ou silencie o seu celular, retire de perto tudo o que pode distrair. ?

Se preferir, adote algum método de produtividade, como a técnica Pomodoro (focar por 25 minutos na atividade, depois 5 minutos de descanso),ou alguma outra que estimule seu desempenho.

Respeite seu descanso e lazer

Se você quer ter um bom desempenho nas provas e uma boa absorção dos conteúdos, é preciso saber que uma parte essencial de como estudar para concurso envolve descanso e lazer. ?‍♂️?‍♀️?

Você precisa dormir pelo menos oito horas todas as noites para descansar sua mente e o seu corpo. ?Além disso, não deixe de sair com os seus amigos ou família para se divertir. Defina alguns limites de horário e mantenha sua rotina equilibrada.

Quanto tempo é necessário estudar para passar em um concurso?

Não existe um tempo ou intervalo ideal para estudar para concurso. Se você é um concurseiro, alguém que presta várias provas, o ideal é que os estudos façam parte da sua rotina. Se não, certifique-se de programar seu cronograma de forma a conseguir revisitar todos os conteúdos que cairão na prova.

Isso vai depender do edital do concurso que vai fazer, do seu tempo livre por dia para estudar e do nível de conhecimento que você já tem sobre esses assuntos. Então, concentre-se menos no tempo total de estudo e mais na qualidade do uso que dará a esse tempo.

Pronto para ser aprovado? ?

Seguindo as dicas dadas ao longo de todo este material, vai ver que se tornará muito mais simples e fácil estudar para concurso, mesmo sozinho. Se precisar, retome a leitura e anote os pontos que você considera mais importantes para depois organizar a sua rotina.

Agora que viu como estudar para concurso e afins, fica outra dica: concursos que pedem diploma de ensino superior costumam pagar mais. Já sabe o que fazer, não é? Inscreva-se no vestibular Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados