Quando você escuta a expressão “comfort food”, o que vem à sua mente? Provavelmente uma variedade de sabores que despertam uma sensação gostosa e confortável, certo? Essa é a proposta desse estilo culinário, que busca temperos, modos de preparo e detalhes típicos da cozinha caseira. 😋😋
O comfort food tem ganhado espaço inclusive na alta Gastronomia, por ser tão bem-aceito entre amigos, colegas e familiares que querem desfrutar de um momento gastronômico agradável, sem precisar cozinhar. E é claro que esse mercado reserva uma série de oportunidades a quem estiver disposto a aproveitar. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue de olho!
O que é Comfort Food?
A comfort food é a arte de proporcionar bem-estar, simplicidade e emoção por meio dos pratos.
É um termo em inglês usado para se referir exatamente à comida confortável. Essa sensação vem de uma série de memórias culinárias que desenvolvemos ao longo da vida.
Nessas circunstâncias, a apreciação desse tipo de comida costuma estar associada a momentos bastante afetivos. E elas podem ser rebuscadas graças ao talento de alguns chefs.
Por que se tornou uma tendência em Gastronomia?
Depois de vivermos a era do fast e do junk food, muitas pessoas perderam um pouco a conexão com aqueles pratos que realmente despertaram seus sentidos para a Culinária. Hoje, no entanto, temos a oportunidade de rebuscar esses valores, principalmente em nossos grupos sociais, por meio da comfort food.
Quer uma prova disso? Observe o quanto os termos “tradicional” e “caseiro” têm estado até mesmo entre as embalagens de produtos alimentícios. Em resumo, as pessoas sentem falta da comida de casa, e a Gastronomia está atenta a isso.
O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?
Embora os indícios sejam de um futuro recheado de comidas rápidas e práticas, não são poucas as pessoas que valorizam e até estão dispostas a pagar mais por comfort food. O segredo está na experiência que envolve o alimento e traz à tona uma série de bons sentimentos.
Em uma era tão tecnológica e de tantas inteligências artificiais, as refeições podem se transformar em um portal para as conexões humanas e simples. Por isso, é cada vez mais fácil encontrar um grupo de amigos ou uma família desfrutando de pratos assim.
Aliás, para quem se interessa pela área, saiba que é possível se especializar em diferentes categorias de comfort food, como:
- comidas nostálgicas — que são aquelas que lembram alguém, alguma data especial ou algum lugar;
- comidas de indulgência — que são as que se importam menos com as calorias e mais com o prazer de comer bem;
- comidas de conveniência — que são as que estão acessíveis em vários locais, como produtos industrializados que simulam os caseiros;
- comidas de conforto físico — cuja temperatura e textura causam um prazer à parte do sabor.
No entanto, para que esse futuro de comfort food seja de fato possível, é fundamental que tenham profissionais capacitados e interessados em desenvolver esse tipo de culinária. Por isso, se você se interessa pela área, talvez seja uma boa hora para começar a dar os seus primeiros passos na carreira em Gastronomia.😉
Que tal ser um chef especializado em comfort food?
E sabe qual o primeiro passo? Obter um diploma de ensino superior.👩🏽🎓Aqui na Anhanguera, oferecemos um curso tecnólogo em Gastronomia de dois anos que te prepara pra criar deliciosas comfort foods e muito mais. Com professores capacitados, infraestrutura de ponta, avaliação continuada e programas de bolsas e descontos, você vai se tornar um chef de sucesso! 👨🏽🍳
Vem estudar com a gente! Inscreva-se para o vestibular online do curso de Gastronomia da Anhanguera e comece agora!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 5
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?