Descubra como é a grade curricular do curso de Ciências Políticas

Ciências Políticas grade curricular

O curso de Ciência Política costuma ser considerado por aqueles estudantes que se identificam com as matérias de humanidades e pretendem alcançar diploma na área. Nesse sentido, é natural que diversas dúvidas surjam entre os acadêmicos que buscam saber se esta é a escolha certa para o seu futuro. E uma das informações mais importantes para essa decisão em Ciências Políticas é a grade curricular.

Por meio dela, afinal, é possível ter noção sobre o objeto de estudo ao qual o estudante vai se dedicar e, na mesma medida, compreender as possibilidades de atuação nesta área do conhecimento.

Pensando nisso, e com a finalidade de ajudar você a escolher a graduação ideal, a gente separou alguns esclarecimentos sobre a grade curricular do curso de Ciências Políticas. Não deixe de espiar o conteúdo!

Qual é a importância de conhecer a grade curricular do curso?

A grade curricular é a relação de disciplinas ministradas em um determinado curso superior. Esse documento, que pode sofrer variações a depender da instituição de ensino, costuma seguir uma organização sistemática das matérias que o aluno terá em cada período e etapa formativa. A grade curricular também pode contemplar eventuais disciplinas eletivas, estágio obrigatório e trabalho de conclusão de curso.

Como se pode perceber, este é um documento que deve ser constantemente consultado pelos acadêmicos para um acompanhamento da sua evolução no ensino superior. A relação de disciplinas, entretanto, também é fundamental para aqueles que ainda não ingressaram no curso, mas desejam compreender os objetivos da graduação e a divisão de matérias e conferir as possibilidades de atuação na área.

Por exemplo, se um aluno tem dúvidas entre cursar Filosofia ou Sociologia, poderá se decidir ao verificar a grade, observar qual será o foco da faculdade e o que será preciso estudar em cada curso superior.

Quais são as principais matérias do curso de Ciências Políticas?

Quando se fala em estudar Ciências Políticas, muitos alunos associam o ensino à preparação para ocupar funções públicas. A graduação, por outro lado, vai além dessa perspectiva. Trata-se da ciência que investiga e compreende a estrutura política e social, suas formas e processos.

O cientista político é aquele capaz de entender os interesses envolvidos no espaço público, auxiliar na elaboração de projetos e na tomada de decisão com foco no desenvolvimento econômico do país e no bem-estar social.

Não raramente, por exemplo, ele contribui para a construção de bases para o desenvolvimento de políticas públicas. Ao longo dos 4 anos de curso, portanto, o aluno se dedicará especialmente à leitura, à pesquisa e à análise para a compreensão do conteúdo teórico. Por essa razão, entre as matérias de Ciências Políticas que recebem destaque, estão:

  • Relações Internacionais;
  • Direito;
  • Economia;
  • História;
  • Antropologia;
  • Ciências Sociais.

Quais são as disciplinas que compõem o curso de Ciências Políticas?

Ao contrário do que muitos pensam, a composição das matérias que fundamentam o conteúdo teórico é sempre a mesma.

Em outras palavras, todos os cursos, em algum momento, passarão pelos conteúdos mencionados acima, como História, Direito, Antropologia entre outros. A grade curricular que contempla as disciplinas, entretanto, pode sofrer pequenas variações a depender da instituição de ensino.

Para que você tenha ideia das disciplinas que pode encontrar na graduação, elencamos algumas que estão contempladas em Ciências Políticas na grade curricular da Anhanguera.

Confira os objetivos de cada módulo para a sua formação:

  • Teoria Geral do Direito Constitucional: dedica-se ao estudo do documento que estrutura e organiza o Estado, seus fundamentos e objetivos. A disciplina também contempla os direitos individuais e coletivos atribuídos aos cidadãos por meio dele;
  • Classes e Movimentos Sociais: estuda a divisão socioeconômica entre os indivíduos e como essas diferentes classes se organizam em torno de objetivos comuns dentro de movimentos sociais;
  • Direito Político e Eleitoral: tem como objeto de análise o ramo do direito público que regula o processo de escolha dos representantes políticos e a participação popular dos indivíduos no processo;
  • Ética e Filosofia Política: trata-se do estudo que orienta as diferentes perspectivas acerca da organização em sociedade e as diversas implicações éticas impostas aos indivíduos;
  • Direitos Humanos e Cidadania: refere-se ao estudo dos direitos básicos que recaem sobre qualquer pessoa, impondo-se ao Estado independentemente da nacionalidade, sexo, religião, raça entre outros.

De que modo a grade curricular forma o profissional para o mercado?

Por intermédio dos conteúdos destacados acima, o curso de Ciências Políticas prepara o aluno para que ele tenha senso crítico acerca da dinâmica política e social estabelecida. Desse modo, estará capacitado a analisá-la, interpretá-la e propor soluções de transformação.

Também por meio das disciplinas, o acadêmico terá domínio sobre os elementos necessários para a construção de políticas públicas efetivas que atendam às demandas sociais. Assim, para além do conhecimento teórico, o estudante que entrar no ensino superior ou buscar como fazer uma segunda graduação poderá intervir na realidade, seja por meio de empresas e de associações, seja no espaço público prestando consultoria.

Além da visão localizada dos problemas sociais, quem seguir no curso superior também obterá um panorama sistêmico da sociedade global, o que capacita para a análise da conjuntura internacional e seus desdobramentos políticos.

Sem dúvidas, o Curso de Ciência Política é uma excelente escolha para quem se identifica com a área de humanidades e tem interesse em estudar as diversas relações políticas e sociais no país e no mundo. Por outro lado, trata-se de uma graduação bastante teórica e com densa carga de conteúdos. É por esse motivo que a metodologia de ensino adotada faz toda a diferença no seu processo de formação.

Faça Ciência Política na Anhanguera!

Nesse sentido, a Anhanguera é uma excelente escolha. A instituição preza pelo ensino voltado à atuação prática no mercado, a partir de recursos inovadores e conteúdo atualizado. Isso sem contar na flexibilidade de estudo. Se você já sabe como funciona uma aula semipresencial ou 100% online, deve conhecer os benefícios de gerenciar seu próprio tempo de estudo em Ciências Políticas para cumprir a grade curricular.

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como é a grade curricular do curso de Ciências Políticas, inscreva-se na Anhanguera e dê o primeiro passo em direção ao seu futuro profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.