Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas? Qual curso fazer?

computador com gráfico representando ciências contábeis

Você ainda está em dúvida em relação a qual graduação escolher no vestibular? Pois saiba que o curso de Ciências Contábeis ou de Ciências Econômicas pode ser uma excelente escolha para a sua trajetória profissional!

O mercado de trabalho para os profissionais é promissor, e o melhor: o setor é amplo e dispõe de alta empregabilidade. No entanto, conhecer as diferenças entre as duas opções é fundamental antes de matricular-se na faculdade e iniciar os estudos no ensino superior.

Ficou interessado no assunto? Acompanhe a seguir e descubra qual das graduações tem mais a ver com o seu perfil. Confira!

Como é o mercado de trabalho para Ciências Contábeis e Ciências Econômicas?

A faculdade de Ciências Contábeis e a faculdade de Ciências Econômicas têm vários pontos em comum. Ambas são graduações que proporcionam amplo conhecimento geral do cenário econômico nacional, permitindo ao estudante ter diversas opções nas quais atuar depois de formado. Os cursos têm duração média de 4 anos, dividido em semestres com disciplinas teóricas e práticas que exigem dedicação para leitura e cálculo.

Tanto o mercado de trabalho em Ciências Contábeis quanto o de Ciências Econômicas tem se mostrado repleto de boas oportunidades para quem apresenta qualificação no currículo. Isso porque é crescente o número de empresas e de instituições que necessitam desse tipo de profissional para realizar um bom gerenciamento das finanças em seus negócios e investimentos.

Os contadores e os economistas podem atuar em empresas privadas e públicas, em bancos, no mercado financeiro ou como consultores de gestão financeira ou Ciências Econômicas. Diversas organizações já se deram conta da contribuição desses profissionais para obter um posicionamento mais estratégico no mercado. Por isso, quem se forma no ensino superior e adquire diferencial tem grande chance de conquistar um bom posto de trabalho.

Qual é a diferença entre Ciências Contábeis e Ciências Econômicas?

O profissional de Ciências Contábeis ajuda a analisar a saúde financeira das empresas, identificando as principais fragilidades e definindo onde os recursos podem ser melhor investidos. Já o profissional de Ciências Econômicas tem uma abordagem mais ampla do mercado, auxiliando as organizações a identificarem oportunidades, considerando sua estrutura financeira.

Ou seja, ao passo que os contadores focam a análise interna dos negócios, os economistas traçam estratégias para que as corporações alcancem melhor posicionamento corporativo nos cenários local e global. Mesmo que as graduações tenham objetivos distintos, os setores de atuação são similares, o que permite um amplo leque de oportunidades para quem faz faculdade de Ciências Econômicas ou de Ciências Contábeis.

Quais são as possíveis áreas de atuação de cada profissional?

Quem faz o curso de Ciências Contábeis geralmente se prepara para gerenciar todo o aspecto financeiro de instituições, sendo um profissional mais do que indispensável para qualquer negócio. Para realizar a contabilidade, o indivíduo deve estar atento e totalmente atualizado das questões financeiras, tributárias, econômicas, contratuais e patrimoniais das organizações, pois qualquer erro pode representar um grande prejuízo.

Além disso, quem se forma em Ciências Contábeis pode atuar em empresas públicas e privadas e, ainda, como autônomo, prestando serviços de consultoria. Para entregar um bom trabalho, o contador deve estar por dentro das leis contábeis e tributárias do país, tendo senso de responsabilidade e ética com os clientes.

Já quem opta pelo curso de Ciências Econômicas deve desenvolver habilidades para conseguir analisar a situação do mercado e, a partir daí, identificar oportunidades de crescimento e definir estratégias para que as empresas consigam atingir posicionamento de marca.

O economista encontra vagas de emprego em bancos, em organizações privadas, no setor público, no mercado financeiro e em áreas como a de análise econômica, planejamento estratégico e assessoria em plano de negócios. No cotidiano de trabalho, o economista deve tanto analisar o cenário econômico quanto entender sobre determinadas temáticas, como taxas de juros, inflação, câmbios, políticas fiscais e monetárias, entre outros.

Qual é o salário médio desses profissionais no mercado?

Atualmente, a média salarial do profissional de Ciências Contábeis é de R$ 4.364,11*, considerando uma carga horária de trabalho de 43 horas semanais. Já o profissional de Ciências Econômicas ganha, em média, R$ 6.684,67* mensais, tendo como referência 42 horas de serviço prestado por semana.

No entanto, o salário pode aumentar significativamente, a depender do contratante e das funções que o indivíduo exercerá no cargo. O mais indicado, para garantir bons rendimentos é, justamente, qualificar-se e buscar por diferenciais para o currículo, de preferência realizando cursos e especializações na área.

Onde estudar Ciências Contábeis e Ciências Econômicas?

A escolha da instituição para ingressar no ensino superior deve ser feita com cautela, analisando cada ponto positivo e negativo do curso ofertado. Por isso, independentemente se você deseja estudar Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas, é fundamental estar atento aos diferenciais que a faculdade oferece — como formas de ingresso facilitadas, por exemplo.

Outra vantagem é a possibilidade de estudar no formato EAD. Aqui na Anhanguera, é possível fazer os dois cursos nas modalidades de ensino semipresencial e 100% online.

Disponibilizamos ainda apoio constante e personalizado aos nossos alunos para que aproveitem ao máximo cada etapa da graduação. Além disso, estamos sempre incentivando os estudantes para que vivenciem experiências profissionais antes mesmo de concluir a formação acadêmica, com o intuito de fornecer uma melhor orientação e assistência nesse momento tão importante de suas carreiras.

Por isso, nossa faculdade também conta com um importante parceiro: o Canal Conecta. Ele consiste em um portal de empregabilidade que liga os graduandos às vagas ideais de trabalho, de acordo com a qualificação e o perfil de cada indivíduo. Isso tudo representa o compromisso da Anhanguera com a qualidade do ensino e com a excelência das graduações ofertadas à comunidade, sempre visando o crescimento e o aumento das oportunidades para os recém-formados.

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças dos cursos de Ciências Contábeis ou de Ciências Econômicas, certamente será mais simples escolher por uma das graduações, não é mesmo? Tenha em mente que optar por uma boa faculdade na qual iniciar os estudos é fundamental para ter uma formação acadêmica de qualidade. Por isso, analise bem o que a instituição de ensino oferece antes de realizar a sua matrícula.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e inscreva-se agora mesmo no vestibular da Anhanguera para garantir a sua vaga no ensino superior!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.