Como escrever uma boa carta de apresentação na prática? Veja 4 dicas

carta de apresentação

Com o intuito de conhecer um pouco mais sobre os candidatos já na triagem de currículos, a carta de apresentação tornou-se uma importante ferramenta de marketing pessoal.

Aliás, a competitividade começa já na rapidez com que os currículos são analisados. Uma pesquisa divulgada pela empresa Catho* mostrou que esse tempo varia entre 10 e 30 segundos. Ou seja, é preciso convencer em um piscar de olhos, daí a importância de caprichar na carta de apresentação.

Parte importante do processo de recrutamento e seleção, esse documento funciona como uma espécie de vitrine da sua credibilidade, a fim de despertar o interesse do recrutador para conhecer você.

Mas o que é uma carta de apresentação, e quando ela deve ser incluída no currículo? É sobre isso que falaremos neste post. Também deixamos dicas para você escrever a sua. Acompanhe as próximas linhas!

O que é uma carta de apresentação?

A carta de apresentação é uma ferramenta para ajudar a se apresentar de uma forma mais pessoal e consistente para empresas que estiverem contratando profissionais.

Uma carta de apresentação bem-elaborada aborda as informações do currículo e expande-as para o leitor, levando-o a uma jornada guiada de algumas de suas maiores conquistas na carreira e na vida. Seu objetivo é fazer um resumo profissional e, ao mesmo tempo, ilustrar sua personalidade.

Ao contrário de um currículo, uma carta de apresentação permite que você se apresente ao recrutador, contextualize suas realizações e qualidades profissionais, bem como explique sua motivação para ingressar na empresa.

Qual é a relação entre a carta de apresentação e o currículo?

Enquanto seu currículo expõe os fatos e as informações técnicas, a carta de apresentação deve transmitir mais personalidade. Por esse motivo, para garantir credibilidade, deve ser exclusiva para cada processo seletivo ao qual você vai se candidatar ― sem cópias ou modelos.

Inclusive, não existe um “formato oficial” para a sua carta de apresentação, mas esta deve ser visualmente organizada e proporcionar uma leitura rápida.

Por falar em processos seletivos, você sabia que alunos da Anhanguera acessam algumas das melhores vagas do mercado? Assim que é efetivada a matrícula, você pode cadastrar seu currículo no melhor portal de empregabilidade para universitários do país: o Canal Conecta!

Quando enviar uma carta de apresentação?

Como muitos dos processos seletivos estão acontecendo online, as empresas costumam indicar se desejam receber uma carta de apresentação. Porém, se o currículo for recebido em papel ou via e-mail, vale destacar seu documento com essa mensagem.

Veja 3 formatos em que a carta de apresentação é enviada:

  • no corpo de um e-mail com seu currículo;
  • no próprio currículo, quando ele é enviado via correio ou entregue pessoalmente;
  • em um portfólio ou currículo criativo, sobretudo em carreiras criativas como de design e projetos ou cargos de gestão.

Como fazer sua carta de apresentação?

Agora, vamos mostrar para você uma lista com 4 dicas de como fazer a melhor carta de apresentação, de maneira que ela dialogue com seu currículo. Vamos lá?

1. Conheça itens que não podem faltar em uma carta de apresentação

Não importa o formato de sua carta, garanta que os itens abaixo estejam presentes. Essa é uma fórmula abrangente, porém eficaz para que sua mensagem funcione! Confira:

  • cumprimente o leitor e apresente-se;
  • mencione o cargo ou a função de sua candidatura;
  • construa argumentos de acordo com a visão da empresa e a cultura organizacional;
  • crie uma frase de gatilho para que seu currículo seja lido;
  • termine sua carta com uma proposta de ação, como convite para uma entrevista ou reunião;
  • despeça-se de maneira cordial.

2. Tenha clareza no discurso e utilize recursos de escaneabilidade

Sua carta de apresentação deve prender a atenção do recrutador desde o primeiro instante. Para isso, defenda sua candidatura em poucas linhas, com uma escrita objetiva e simples, sem desvirtuar dos objetivos da empresa para a ocupação da vaga. Ou seja, expresse a verdade, mas fale o que ele gostaria de ouvir.

Com isso em mente, confira os pré-requisitos da vaga, estilo do profissional, o posicionamento do negócio no mercado e alinhe sua experiência a eles. Então, escolha o tom de voz ― mais formal ou informal, conforme a organização.

Feito isso, escreva parágrafos curtos, com frases na ordem direta. Também, alinhe os parágrafos à esquerda e negrite trechos importantes, pois isso facilita que o leitor “escaneie” rapidamente seu texto e localize de forma mais fácil informações de seu interesse.

3. Ressalte sua motivação para participar do processo seletivo

As empresas não querem profissionais que estão pulando de emprego em emprego, pois isso causa prejuízo. Então, ao escrever o conteúdo da carta, ressalte as razões pelas quais você gostaria de ocupar aquele cargo, por exemplo:

  • ascensão profissional;
  • oportunidades pessoais;
  • estabilidade financeira;
  • mais desafios e responsabilidades;
  • mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e muito mais.

Outra vantagem de ser um aluno da Anhanguera é contar com atividades extracurriculares para desenvolvimento de competências e habilidades esperadas pelo mercado de trabalho. Um bom exemplo para você conhecer é o Trilhas de Carreira, com aulas 100% gratuitas e certificações ao final de cada módulo. Legal, não é?

4. Revise a gramática e o conteúdo de sua carta de apresentação

Por mais que seu texto seja informal, jamais escorregue na língua portuguesa. Erros de ortografia e concordância demonstram não apenas dificuldades com o domínio da norma culta do idioma, mas também sugerem que você não se preocupou em oferecer um documento perfeito.

Também, caso a empresa dê orientações para a produção da carta de apresentação, certifique-se de ter incluído todos os itens que serão avaliados. Se a mensagem tiver um conteúdo mais livre, tenha a certeza de que falou tudo o que gostaria, claro, com uma linguagem cordial.

Logo, utilize corretores ortográficos durante a escrita e, após finalizado, leia em voz alta seu texto, pelo menos 3 vezes. Além disso, se possível, peça para alguém com um bom nível de português revisar seu texto.

Como é a estrutura de uma carta de apresentação?

Para terminar, separamos as principais partes de uma carta de apresentação. Lembre-se de adaptar esse formato da maneira que mais for conveniente aos seus objetivos e aos da empresa contratante!

Cabeçalho

Data (à direita), contendo cidade, mês e ano:

  • São Paulo, 28 de fevereiro de 2021.

Nome do destinatário (se houver) ou departamento:

  • Ao Senhor João da Silva, gerente de RH da Anhanguera;
  • Ao Departamento de Recursos Humanos da Anhanguera.

Chamamento

Remeta-se à pessoa que deseja contatar. Se souber o nome, refira-se pessoalmente:

  • Prezado Senhor João da Silva;
  • Prezado Senhor.

Introdução

Apresente-se e explique de maneira cordial como chegou até a vaga. Não precisa dizer seu nome, pois terá sua assinatura ao final.

  • “Sou formado em Administração pela faculdade Anhanguera e tive contato com esta vaga por meio do Canal Conecta etc.”

Desenvolvimento

Cite suas experiências profissionais, começando pela mais recente, e escreva por que elas são alinhadas à vaga:

  • “Desde o ano passado, tenho participado de projetos de gestão estratégica que me ofereceram uma excelente experiência, a qual tenho certeza de que será útil para sua instituição.”

Desenvolvimento (continuação)

Ressalte suas habilidades de liderança, de acordo com o perfil da vaga:

  • “Trabalhávamos com projetos interdisciplinares, nos quais fui líder e desenvolvi habilidades de gestão de equipes, resolução de conflitos, tomada de decisão, comunicação etc.”

Conclusão

Ressalte sua motivação para a vaga:

  • “Fiquei muito feliz com essa oportunidade, pois sentia falta de novos desafios e acredito que trabalhar nesta empresa me proporcionará grande enriquecimento pessoal e profissional.”

Despedida

Faça uma chamada para ação do recrutador e despeça-se de maneira cordial:

  • “Sendo assim, coloco-me à disposição para uma entrevista, a fim de que possamos nos conhecer melhor. Estou disponível para encontros presenciais e online. Atenciosamente, Candidato.”

Faça uma carta de apresentação perfeita!

Gostou de saber como fazer sua carta de apresentação? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil!

Aproveitando, queremos deixar um presente para você: baixe gratuitamente nosso Guia da Empregabilidade: capacite-se e conquiste as melhores vagas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 34

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.