Como escrever uma boa carta de apresentação na prática? Veja 4 dicas

carta de apresentação

Uma carta de apresentação é um documento que acompanha seu currículo e outros materiais de aplicação de emprego quando você se candidata a uma vaga, geralmente com uma página de extensão. Ela serve como uma introdução para o gerente de contratação, expressa seu interesse no cargo e descreve suas qualificações e experiência, fornecendo informações adicionais sobre suas habilidades e motivações que não são facilmente expressas em seu currículo. As cartas de apresentação devem ser adaptadas ao trabalho específico para o qual você está se candidatando e têm como principal objetivo convencer o empregador de que você é um candidato adequado para a posição oferecida, destacando suas habilidades e experiências relevantes alinhadas com os requisitos do cargo.

Com o intuito de conhecer um pouco mais sobre os candidatos já na triagem de currículos, a carta de apresentação tornou-se uma importante ferramenta de marketing pessoal.

Aliás, a competitividade começa já na rapidez com que os currículos são analisados. Uma pesquisa divulgada pela empresa Catho* mostrou que esse tempo varia entre 10 e 30 segundos. Ou seja, é preciso convencer em um piscar de olhos, daí a importância de caprichar na carta de apresentação.

Parte importante do processo de recrutamento e seleção, esse documento funciona como uma espécie de vitrine da sua credibilidade, a fim de despertar o interesse do recrutador para conhecer você.

Mas o que é uma carta de apresentação, e quando ela deve ser incluída no currículo? É sobre isso que falaremos neste post. Também deixamos dicas para você escrever a sua. Acompanhe as próximas linhas!

O que é uma carta de apresentação?

A carta de apresentação é uma ferramenta para ajudar a se apresentar de uma forma mais pessoal e consistente para empresas que estiverem contratando profissionais.

Uma carta de apresentação bem-elaborada aborda as informações do currículo e expande-as para o leitor, levando-o a uma jornada guiada de algumas de suas maiores conquistas na carreira e na vida. Seu objetivo é fazer um resumo profissional e, ao mesmo tempo, ilustrar sua personalidade.

Ao contrário de um currículo, uma carta de apresentação permite que você se apresente ao recrutador, contextualize suas realizações e qualidades profissionais, bem como explique sua motivação para ingressar na empresa.

Qual é a relação entre a carta de apresentação e o currículo?

Enquanto seu currículo expõe os fatos e as informações técnicas, a carta de apresentação deve transmitir mais personalidade. Por esse motivo, para garantir credibilidade, deve ser exclusiva para cada processo seletivo ao qual você vai se candidatar ― sem cópias ou modelos.

Inclusive, não existe um “formato oficial” para a sua carta de apresentação, mas esta deve ser visualmente organizada e proporcionar uma leitura rápida.

Por falar em processos seletivos, você sabia que alunos da Anhanguera acessam algumas das melhores vagas do mercado? Assim que é efetivada a matrícula, você pode cadastrar seu currículo no melhor portal de empregabilidade para universitários do país: o Canal Conecta!

Quando enviar uma carta de apresentação?

Como muitos dos processos seletivos estão acontecendo online, as empresas costumam indicar se desejam receber uma carta de apresentação. Porém, se o currículo for recebido em papel ou via e-mail, vale destacar seu documento com essa mensagem.

Veja 3 formatos em que a carta de apresentação é enviada:

  • no corpo de um e-mail com seu currículo;
  • no próprio currículo, quando ele é enviado via correio ou entregue pessoalmente;
  • em um portfólio ou currículo criativo, sobretudo em carreiras criativas como de design e projetos ou cargos de gestão.

Como fazer sua carta de apresentação?

Agora, vamos mostrar para você uma lista com 4 dicas de como fazer a melhor carta de apresentação, de maneira que ela dialogue com seu currículo. Vamos lá?

1. Conheça itens que não podem faltar em uma carta de apresentação

Não importa o formato de sua carta, garanta que os itens abaixo estejam presentes. Essa é uma fórmula abrangente, porém eficaz para que sua mensagem funcione! Confira:

  • cumprimente o leitor e apresente-se;
  • mencione o cargo ou a função de sua candidatura;
  • construa argumentos de acordo com a visão da empresa e a cultura organizacional;
  • crie uma frase de gatilho para que seu currículo seja lido;
  • termine sua carta com uma proposta de ação, como convite para uma entrevista ou reunião;
  • despeça-se de maneira cordial.

2. Tenha clareza no discurso e utilize recursos de escaneabilidade

Sua carta de apresentação deve prender a atenção do recrutador desde o primeiro instante. Para isso, defenda sua candidatura em poucas linhas, com uma escrita objetiva e simples, sem desvirtuar dos objetivos da empresa para a ocupação da vaga. Ou seja, expresse a verdade, mas fale o que ele gostaria de ouvir.

Com isso em mente, confira os pré-requisitos da vaga, estilo do profissional, o posicionamento do negócio no mercado e alinhe sua experiência a eles. Então, escolha o tom de voz ― mais formal ou informal, conforme a organização.

Feito isso, escreva parágrafos curtos, com frases na ordem direta. Também, alinhe os parágrafos à esquerda e negrite trechos importantes, pois isso facilita que o leitor “escaneie” rapidamente seu texto e localize de forma mais fácil informações de seu interesse.

3. Ressalte sua motivação para participar do processo seletivo

As empresas não querem profissionais que estão pulando de emprego em emprego, pois isso causa prejuízo. Então, ao escrever o conteúdo da carta, ressalte as razões pelas quais você gostaria de ocupar aquele cargo, por exemplo:

  • ascensão profissional;
  • oportunidades pessoais;
  • estabilidade financeira;
  • mais desafios e responsabilidades;
  • mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e muito mais.

Outra vantagem de ser um aluno da Anhanguera é contar com atividades extracurriculares para desenvolvimento de competências e habilidades esperadas pelo mercado de trabalho. Um bom exemplo para você conhecer é o Trilhas de Carreira, com aulas 100% gratuitas e certificações ao final de cada módulo. Legal, não é?

4. Revise a gramática e o conteúdo de sua carta de apresentação

Por mais que seu texto seja informal, jamais escorregue na língua portuguesa. Erros de ortografia e concordância demonstram não apenas dificuldades com o domínio da norma culta do idioma, mas também sugerem que você não se preocupou em oferecer um documento perfeito.

Também, caso a empresa dê orientações para a produção da carta de apresentação, certifique-se de ter incluído todos os itens que serão avaliados. Se a mensagem tiver um conteúdo mais livre, tenha a certeza de que falou tudo o que gostaria, claro, com uma linguagem cordial.

Logo, utilize corretores ortográficos durante a escrita e, após finalizado, leia em voz alta seu texto, pelo menos 3 vezes. Além disso, se possível, peça para alguém com um bom nível de português revisar seu texto.

Exemplo (template) 1 de carta de apresentação?

[Seu nome] [Endereço] [Cidade, Estado, CEP] [Telefone] [Email]

[Data]

[Nome do destinatário] [Título do destinatário] [Empresa] [Endereço da empresa] [Cidade, Estado, CEP]

Prezado(a) [Nome do destinatário],

Estou escrevendo para me candidatar à posição de [nome do cargo] na [nome da empresa], conforme anunciado no [local onde encontrou a vaga]. Como um profissional com [número] anos de experiência em [setor ou área de atuação], acredito que possuo as habilidades e qualificações necessárias para contribuir significativamente para o sucesso de sua equipe.

Em meu último cargo como [nome do cargo anterior] na [nome da empresa anterior], consegui [realização específica ou métrica alcançada, por exemplo: aumentar as vendas em 15% ao longo de um ano]. Isso demonstra minha habilidade em [uma habilidade ou competência relacionada ao cargo, como gerenciamento de projetos, liderança ou solução de problemas].

Estou particularmente interessado em trabalhar na [nome da empresa] devido à sua excelente reputação no setor de [setor da empresa] e ao compromisso em [valores ou objetivos da empresa, como inovação ou responsabilidade social]. Acredito que minhas habilidades e experiências estão alinhadas com os valores e objetivos da empresa, o que me permitiria ser um membro valioso da equipe.

Agradeço antecipadamente por considerar minha candidatura e estou ansioso para a oportunidade de discutir minha adequação para a posição em uma entrevista. Por favor, não hesite em entrar em contato comigo pelo telefone [seu telefone] ou e-mail [seu e-mail] para agendar uma conversa.

Atenciosamente,

[Seu nome]

[Assinatura, se for uma carta física]

Exemplo (template) 2 de carta de apresentação?

Caro Gerente de Contratação,

Estou escrevendo para expressar meu interesse na posição de Desenvolvedor de Software na [Nome da Empresa]. Após pesquisar sua empresa, estou confiante de que minha formação profissional e experiência me fazem um ajuste ideal para este cargo.

Meu papel atual como Engenheiro de Software me permitiu desenvolver minha experiência no projeto e desenvolvimento de aplicações web para várias indústrias. Durante este tempo, eu ganhei extensas habilidades em programação orientada a objetos, frameworks web como React e Angular e bancos de dados como MySQL e MongoDB. Além disso, eu possuo excelentes habilidades na resolução de problemas que eu utilizei para depurar aplicações existentes de forma eficiente.

Eu acredito que minha aptidão técnica combinada com minhas habilidades interpessoais fazem de mim uma mais-valia para qualquer equipe que procura alguém que possa contribuir com resultados significativos. Além disso, eu sou apaixonado por facilitar o desenvolvimento de software para todos os envolvidos, mantendo-me atualizado sobre as tendências e melhores práticas da indústria. Além disso, eu também me sinto confortável trabalhando tanto com equipes pequenas quanto com grandes equipes.

Se me for dada a oportunidade, estou confiante de que posso agregar valor à sua equipe alavancando meu conhecimento de tecnologias modernas e, mais importante, minha paixão pelo desenvolvimento de software. Obrigado pelo seu tempo e consideração; por favor, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo se você tiver alguma dúvida ou quiser mais informações sobre minhas qualificações.

Sinceramente,

[Seu nome]

Gostou de saber como fazer sua carta de apresentação? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil!

Aproveitando, queremos deixar um presente para você: baixe gratuitamente nosso Guia da Empregabilidade: capacite-se e conquiste as melhores vagas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 262

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados