Pesquisar

Guia completo da carreira em Letras – Português – Licenciatura!

Para quem é apaixonado por escrita, ou sempre foi apaixonado pelas aulas de Português e Literatura, já pensou em trabalhar nessa área? A carreira em Letras – Português – Licenciatura é uma excelente oportunidade para quem deseja trabalhar nessa área e, inclusive, tem grandes oportunidades previstas para o futuro nesse setor.

Porém, para tomar essa decisão, pode ajudar bastante conhecer tudo sobre essa carreira: entender o que é a área de Letras, salários, rotinas, desafios, entre outros pontos.

Então, vem com a gente conhecer tudo sobre a carreira em Letras – Português – Licenciatura e tire suas dúvidas! Vamos nessa!

Conheça a Carreira na área de Letras – Português – Licenciatura

A carreira em Letras – Português – Licenciatura é voltada para quem tem paixão pela área de educação ou, então, para quem gosta de trabalhar com análise, revisão e produção de textos, especialmente em contextos educacionais.

Para entender melhor sobre esse assunto, é importante conhecer mais detalhes sobre o que é a área de Letras, quais são as características da carreira de licenciado e outros detalhes. 

Veja tudo a seguir!

O que é a carreira em Letras

A carreira em Letras está relacionada com o estudo das línguas e literatura. O especialista nessa área se aprofunda na estrutura do idioma escolhido na habilitação e nos aspectos culturais e históricos dos textos literários nessa língua.

A graduação em Letras é oferecida em duas modalidades: bacharelado e licenciatura. Cada uma delas é voltada para um tipo de atividade distinta.

A licenciatura, por exemplo, é voltada para quem deseja dar aulas e, por isso, sua grade possui disciplinas relacionadas com a área de pedagogia. Também é possível que essas pessoas possam atuar em outras áreas, como tradução, revisão de textos e assessoria linguística.

Já o bacharelado é voltado para a atuação no mercado, com disciplinas semelhantes a da licenciatura, porém, sem as matérias voltadas para ensino.

O que é a habilitação em Português na área de Letras

Dentro da formação em Letras, é possível escolher entre diversas habilitações, incluindo em Língua Portuguesa. Ela foca no aprofundamento dos estudos e ensino sobre a língua e literatura nesse idioma.

Durante a formação, o futuro profissional vai se especializar em questões como gramática normativa, produção textual e análise de grandes obras escritas em língua portuguesa.

Vale lembrar que não é apenas as elaboradas no Brasil que serão estudadas! Nesse caso, você também mergulhará na literatura portuguesa e a dos países que também falam esse idioma (Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, ou seja, todos os países que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa – CPLP).

Também aprenderá sobre a evolução e o uso da língua, especialmente nos últimos anos, a partir da globalização. Essa habilitação qualifica o profissional a trabalhar em diferentes áreas na qual o profundo conhecimento na Língua Portuguesa é necessário, como revisão, escrita, curadoria de conteúdo, entre outras possibilidades.

moça pensativa diante de computador
A habilitação em português ajuda quem vai seguir carreira em escrita e revisão

O que é a licenciatura e o que ela possibilita?

A licenciatura é uma modalidade voltada para a formação de professores para o Ensino Básico. Essa formação traz todos os conhecimentos necessários para trabalhar em ambientes educacionais.

No caso da formação em Letras – Português, a licenciatura inclui tanto uma ampla grade de disciplinas sobre a estrutura da língua portuguesa, a literatura produzida nesse idioma e, também, conteúdos pedagógicos, tais como:

  • Psicologia da educação;
  • Metodologias de ensino;
  • Práticas pedagógicas.

Porém, a licenciatura não forma profissionais apenas para a sala de aula nos níveis Fundamental e Médio, mas para outras áreas que também estão ligadas com a educação, como produção didática e assessoria educacional.

Principais áreas do conhecimento dentro de Letras – Português – Licenciatura

Durante a graduação em Letras – Português – Licenciatura, o estudante aprenderá sobre diversas áreas, que o ajudará a entender como a língua opera, o que ajuda no processo de ensino e aprendizagem dos futuros alunos.

As principais áreas incluem:

  • Estudos Literários: aborda a história e evolução da literatura, analisando textos clássicos e contemporâneos. Com isso, é possível encontrar padrões de estilos literários, desenvolver uma visão crítica e cultural, conhecer os principais nomes da área, entre outros;
  • Linguística Aplicada: foca no estudo da língua em uso, abordando temas como fonética, semântica e morfologia. A partir dela, é possível entender melhor a estrutura e função do idioma;
  • Teoria Literária e Crítica Literária: esse campo explora teorias de interpretação de textos literários e ensina métodos para analisar e criticar obras, ajudando a entender suas influências culturais e históricas. Isso ajuda tanto nas futuras aulas de Literatura quanto, também, para quem vai trabalhar na área editorial;
  • Análise de Discurso: estuda como a língua é usada em diferentes contextos e como identificar as intenções que estão subentendidas dentro das escolhas linguísticas. É uma área que explora temas como poder, identidade e persuasão;
  • Semiótica da Linguagem: é o campo que explora os signos que compõem a linguagem, tanto no campo verbal quanto não verbal, identificando os significantes e significados;
  • Produção Textual e Escrita Criativa: aborda as habilidades essenciais para ensinar e, também, para quem deseja aprender a produzir e revisar textos de diferentes gêneros, permitindo desenvolver a comunicação escrita com maior qualidade

Como está o Mercado para Letras – Português – Licenciatura

A carreira para quem faz a graduação em Letras – Português – Licenciatura é bastante promissora, especialmente para quem busca atuar em sala de aula, já que há um forte déficit de especialistas na Educação Básica. Com isso, oportunidades mais atraentes devem surgir nos próximos anos.

Vem com a gente e vamos conhecer mais sobre como está o mercado atual e o que esperar para o futuro desse campo!

Mercado atual

O mercado atual para licenciados em Letras – Português continua bastante focado no setor educacional. Hoje já há uma forte demanda, especialmente, pelo alto déficit de especialistas para Educação Básica.

Atualmente, uma das maiores lacunas é, justamente, na disciplina de Literatura no Ensino Fundamental, correspondendo a 54,5% das vagas em aberto. Para atrair mais profissionais, as instituições estão abrindo vagas mais atrativas financeiramente, isso tanto no Ensino Público quanto Privado.

Por exemplo, o concurso para professores na cidade de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, realizado no ano de 2024, ofereceu vagas para professores dos últimos anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio com salários de R$ 9.552,38 e auxílio-alimentação.

A tendência é que outras prefeituras e estados sigam essa tendência de oferecerem vagas mais atrativas, para diminuir esse déficit e conseguir trazer mais talentos para a área.

Além disso, o Ministério da Educação também já tem criado programas de incentivo à formação de professores, para tentar atrair mais alunos para a docência. Em 2024, foram ofertadas mais de 80 mil bolsas de iniciação à docência por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a tendência é aumentar o número de benefícios nos próximos anos.

Também há uma maior versatilidade de possibilidades, podendo atuar não só em escolas — também, em cursinhos preparatórios para Enem e vestibulares, além de ter mais possibilidades de atuação como autônomo.

Outra possibilidade de campo de trabalho para os licenciados em Letras – Português é o mercado editorial, que está expandindo bastante, especialmente com o incentivo à leitura aumentando com os influenciadores da área de literatura.

Para ter dimensão de como essa área tem crescido, na última edição da Bienal do Livro, em São Paulo, no ano de 2024, o crescimento do faturamento geral foi de 83% em comparação com a edição anterior, no ano de 2022.

Com isso, as demandas para profissionais do mercado editorial também têm crescido, com mais vagas para profissionais de preparação, revisão textual e assessoria linguística. 

Tendências para o futuro na área

O futuro para licenciados em Letras – Português promete tanto mais vagas quanto, também, transformações diante de inovações com a digitalização da educação e a popularização de cursos online.

Com essas mudanças, há áreas que estão ganhando maior expressão, como produção de conteúdo, tradução, revisão e edição de conteúdo. Além disso, muitas empresas, inclusive, da área publicitária, poderão buscar especialistas em análise de discurso para melhorar suas estratégias, buscando utilizar esses conhecimentos para compreender melhor a tendência do público.

Como você já viu, há um apagão de professores já atualmente, mas que pode alcançar um número bem alto até 2040: segundo estudos, pode chegar a, até, 235 mil vagas sem especialistas para assumir. Por isso, mais iniciativas de incentivo para formação de novos professores devem surgir nos próximos anos.

moça erguendo a mão em auditório
A tendência é surgir mais oportunidades de formação para professores

As funções e cargos para licenciados em Letras – Português

A formação em Letras – Português – Licenciatura abre diversos campos de atuação, tanto no setor público quanto privado e, até mesmo, para quem deseja empreender e ter sua própria independência financeira.

Vem com a gente conhecer mais sobre as possibilidades de funções e cargos para essa carreira!

A carreira em Letras – Português – Licenciatura no setor privado

O setor privado é um dos que mais absorvem os licenciados em Letras – Português, com funções que vão além da sala de aula, passando pelo mercado editorial e, até mesmo, publicitário.

Confira a seguir as principais opções nesse campo.

Professor da rede privada de ensino

Uma das principais possibilidades para os licenciados em Letra – Português é trabalhar como professor nas escolas particulares. Nessas instituições, o profissional pode encontrar uma infraestrutura avançada para dar aulas e ter liberdade para atuar com metodologias inovadoras de ensino.

O salário pode variar de acordo com a instituição escolhida, podendo ser contratado tanto com remuneração mensal ou por pagamento por hora trabalhada. Porém, geralmente elas oferecem planos de carreiras e benefícios, para ajudar na qualificação dos profissionais.

Professor em cursinho preparatório para Enem e vestibulares

O licenciado pode trabalhar em cursinhos preparatórios, nos quais o foco é preparar os alunos para provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, seja como professor de Português ou Literatura.

Com o aumento no número de candidatos e de empresas deste tipo abrindo, o mercado tem tido uma demanda crescente por professores especializados nessa área, com salários atrativos.

Conteudista para materiais didáticos

Os licenciados em Letras – Português possuem conhecimento tanto do idioma quanto pedagógico para trabalharem como conteudistas, elaborando materiais didáticos e exercícios para livros, apostilas e plataformas de ensino online.

Esses profissionais criam conteúdos que facilitam o aprendizado para os alunos, baseados nas melhores metodologias atuais de ensino e que sejam indicadas para cada faixa etária. Além disso, também precisam estar alinhados com as normas do Ministério da Educação (MEC).

Geralmente as vagas abrem em editoras educacionais, redes de ensino e empresas de tecnologia educacional.

Escritor

Os licenciados que gostam de escrita criativa podem trabalhar como escritor, uma carreira que pode ser bastante interessante e diversificada. Os profissionais podem escrever livros, roteiros, crônicas, blogs ou conteúdo digital. 

Com as possibilidades de publicação do próprio livro aumentando, seja pela autopublicação ou, então, com as editoras independentes crescendo, esse se torna um mercado cada vez mais atrativo. O seu conhecimento ao longo da formação em Letras pode facilitar a sua jornada neste caso. ​

Revisor de textos

A área de revisão textual é um dos campos tradicionais para licenciados em Letras – Português, que permite aproveitar oportunidades em editoras, agências de publicidade e empresas de comunicação. 

O revisor é o profissional responsável por garantir a clareza e a correção gramatical dos textos. Ele também pode ajudar a adaptar o estilo para cada mídia e verifica questões de coesão e coerência no texto.​

Crítico literário

Os licenciados em Letras – Português que se especializarem em teoria e crítica literária podem trabalhar como crítico literário para a imprensa (jornais, revistas, blogs especializados, entre outros). 

Nesse contexto, os profissionais analisam e interpretam as obras e argumentam sobre a qualidade e importância daquele livro. Para isso, é preciso ter uma base sólida em história da literatura e, também, boa capacidade de argumentação.

Consultor em traduções de obras

Ainda que a licenciatura em Letras – Português não seja focada exclusivamente em idiomas estrangeiros, esses especialistas podem trabalhar em conjunto com tradutores, revisando o trabalho desses profissionais.

Com isso, eles conseguem avaliar a fidelidade e fluidez do texto original, identificando se as características do idioma foram preservadas. Esse tipo de contratação acontece quando o tradutor, geralmente, não é um brasileiro.

A carreira em Letras – Português – Licenciatura no setor público

No setor público, os formados na licenciatura em Letras – Português podem encontrar oportunidades, principalmente, na Educação Básica e no Ensino Superior.

Vamos conhecer a seguir mais sobre essas duas possibilidades!

Professor na rede pública de ensino básico

Uma das principais oportunidades para licenciados em Letras – Português no setor público é trabalhar como professor na rede pública de ensino, para os níveis Fundamental e Médio. Nesse caso, o profissional fica responsável pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura.

Ele deve ajudar os alunos a melhorarem as habilidades de leitura, análise textual e produção escrita. Também ensinam sobre as principais escolas literárias e como fazer boas redações no Enem e vestibulares.

Os concursos públicos para essas vagas são, geralmente, para as redes municipais e estaduais. Porém, também é possível encontrar oportunidades na rede federal, nos Institutos Federais (IFs).

Os salários variam conforme a carga horária e a localização da escola. Além da remuneração-base, a carreira pública oferece estabilidade, planos de carreira e benefícios adicionais, como gratificações por tempo de serviço e incentivos para qualificação profissional​

Docente no ensino superior

O licenciado em Letras – Português que sonha em dar aulas para faculdades e universidades precisa, após sua graduação, investir na pós-graduação, fazendo um mestrado e doutorado. 

A atuação no Ensino Superior envolve tanto a docência em disciplinas de Linguística, Literatura e Estudos Literários, quanto também a realização de pesquisa acadêmica. Com isso, é possível avançar nos conhecimentos na área de Letras. 

Quem opta por se tornar um professor universitário tem a oportunidade de contribuir para a formação de novos profissionais e pesquisadores, atuando também como orientadores em projetos de iniciação científica e de extensão universitária. 

professora em aula de faculdade
O professor universitário forma novos profissionais e orienta projetos

A carreira em Letras – Português – Licenciatura para quem é empreendedor

Os licenciados em Letras – Português que desejam empreender podem encontrar um amplo mercado no setor privado, especialmente para a área educacional. Então, para quem quer investir em sua independência financeira, essa pode ser uma carreira interessante.

Vem com a gente descobrir as principais possibilidades a seguir!

Professor particular

Os licenciados podem trabalhar como professores particulares, oferecendo aulas personalizadas de Português, Redação ou Literatura. Essa modalidade permite maior flexibilidade e personalização no ensino. Por exemplo, o professor pode dar aulas individualmente ou em pequenos grupos.

Elas podem ser oferecidas para diversos públicos. Estão entre os principais deles:

  • Alunos do Ensino Básico que tenham dificuldades nas disciplinas de Português ou Literatura;
  • Pessoas que estejam fazendo preparação para Enem ou vestibulares para cursos concorridos;
  • Concurseiros que desejam se preparar para as provas de Português e redação dos certames;
  • Estrangeiros que desejam aprender a Língua Portuguesa para morar no Brasil.

Com o avanço das tecnologias de comunicação, muitos professores particulares também dão aulas online. Isso ajuda a ampliar o alcance das aulas, podendo atender estudantes de diversas regiões, além de reduzir custos com deslocamento e necessidade de alugar espaço para dar as aulas.

Conteudista para materiais didáticos freelancer

Muitos conteudistas atuam como freelancers, atendendo mais de uma editora ao mesmo tempo. O profissional atua desenvolvendo materiais didáticos para editoras, plataformas de ensino e escolas.

Com mais escolas, cursinhos e editoras criando conteúdo personalizado, esse é um campo que tem ampliado bastante. O trabalho freelancer se destaca pela autonomia e flexibilidade na rotina, permitindo que você possa definir sua própria agenda e gerenciar seus ganhos. ​

Revisor freelancer

A revisão de textos como profissional freelancer permite que o profissional possa corrigir originais para editoras, autores independentes e, também, trabalhar para empresas que trabalham com conteúdo e agências de comunicação.

Nesse trabalho, o profissional fica responsável por verificar ortografia, gramática, coesão e estilo, sendo essencial em diversas publicações, desde artigos e livros até conteúdo digital e acadêmico​.

Como freelancer, o especialista trabalha por demanda. Da mesma forma que o conteudista, isso proporciona maior liberdade na rotina e flexibilidade, além de poder definir os seus ganhos com maior autonomia.

Criador de cursos

Com as plataformas de ensino ganhando maior espaço, você pode, como licenciado em Letras – Português, criar seus próprios cursos. Por exemplo, criar uma assinatura de formação voltada para um concurso específico.

Pode, ainda, criar formações voltadas para áreas específicas, que possuem uma boa procura – por exemplo, de escrita criativa para autores independentes. Com isso, você consegue utilizar o conhecimento em Pedagogia para criar conteúdos que vão encantar seu público.

Salários e benefícios

O salário para quem opta pela carreira em Letras – Português – Licenciatura varia de acordo com a função escolhida: professor no Ensino Básico, Ensino Superior, revisor ou conteudista. Também depende se você é contratado (com salário-base ou por hora trabalhada) ou trabalha como autônomo.

professora lendo livro para crianças
O salário varia conforme o cargo assumido

Apesar de ter diversas variáveis, é possível saber uma média salarial. Isso ajuda a identificar se essa é uma carreira que, realmente, vale a pena investir e conhecer quais são as possibilidades mais atrativas.

As médias salariais conforme a função são:

  • Professor no Ensino Fundamental: R$ 3.021,41*;
  • Professor no Ensino Médio: R$ 4.139,57 *
  • Docente no Ensino Superior: R$ 5.316,28*
  • Revisor: R$ 2.800,78*
  • Conteudista: R$ 3.200*.

Para quem é contratado como CLT, ou caso se torne um servidor público, é possível ter, também, outros benefícios. Eles, geralmente, não são concedidos para contratados horistas ou para prestador de serviços (porém, neste caso, pode ser que a remuneração seja mais atrativa.

Entre os principais benefícios oferecidos, estão:

  • Vale-alimentação e vale-refeição;
  • Vale-transporte ou ajuda de custo para transporte;
  • Auxílio-cultura;
  • Programas de benefícios para prática de atividades físicas;
  • Plano ou seguro-saúde, entre outros.

* Fonte: site Salário e Glassdoor. Os valores podem alterar ao longo do tempo e conforme a região da vaga.

Cultura e dia a dia para quem é licenciado em Letras – Português

A rotina de quem trabalha na carreira de Letras – Português pode variar bastante conforme o campo de atuação. Porém, algumas das características são comuns a todas as áreas, como a necessidade de hábito de leitura, planejamento e qualificação constante.

Vamos conhecer mais a seguir sobre como é o dia a dia desses profissionais!

Contato contínuo com a leitura

A leitura é uma parte essencial da rotina de quem trabalha na área de Letras, independentemente da área. Seja em materiais didático, clássicos da língua portuguesa, revisão de conteúdos científicos, esses profissionais precisam ler frequentemente.

Isso ajuda de diversas formas. Em primeiro lugar, ajuda para que eles se atualizem e enriqueçam seus conhecimentos. Essa prática também ajuda no aprofundamento acadêmico e na descoberta de novas referências e abordagens pedagógicas, que podem ser aplicadas em sala de aula.

Além disso, esse é um ponto essencial para os professores. Para conseguirem cativar os alunos e fazer com que eles leiam mais, os professores precisam demonstrar que esse é um hábito apaixonante.

E este papel fundamental não é só de um professor de literatura, é o de todo o professor: mostrar ao aluno que está apaixonado pela matéria que ensina. Isso é a primeira coisa, é o primeiro estágio onde o professor triunfa ou falha. Se eu ensino literatura e não mostro aos meus alunos que sou apaixonado por literatura, não consigo transmitir aquilo de que gosto. É fundamental para cativar o estudanteCarlos Reis, professor português.

Para quem atua em áreas como análise textual, escrita criativa e revisão, tornar a leitura um hábito torna a pessoa mais sensível ao texto, seja aquele que ela analisa, revisa ou produz.

Com isso, ela consegue identificar nuances, potenciais melhorias e, também, para o escritor, terem saídas mais criativas para sua obra. No caso desse último profissional, isso também amplia suas referências e inspirações, e tende a ajudá-lo a escrever textos que encantarão ainda mais os leitores.

mulher digitando em laptop
O hábito da leitura ajuda o escritor a ter inspirações e aumentar suas referências

Planejamento e preparação de aulas

Para os licenciados que atuam na área de educação, a preparação de aulas faz parte do dia a dia e tem um papel central para pensar nas melhores atividades para os alunos. ELE envolve a escolha dos conteúdos, como eles serão ministrados e quais são os objetivos a serem cumpridos em cada aula.

Professores de Língua Portuguesa, por exemplo, podem preparar atividades para desenvolver a produção textual, incentivar a leitura crítica e trabalhar com obras importantes da literatura brasileira. Quanto mais cuidadoso for o preparo, maiores as chances de envolver o aluno na aula.

Além do conteúdo, o planejamento também inclui a escolha de metodologias que facilitem a aprendizagem e despertem o interesse dos estudantes. Ao longo do tempo, os professores ajustam essas metodologias conforme observam os resultados e feedbacks dos alunos. 

Treinar constantemente a revisão e edição

Os licenciados em Letras – Português que trabalham como revisores de texto ou conteudistas, vão ter, em sua rotina, uma análise cuidadosa e minuciosa de materiais, para garantir que eles estejam gramaticalmente corretos e bem-estruturados.

Os revisores devem analisar questões relacionadas com ortografia, gramática e coesão textual, garantindo que o texto consiga ser claro, objetivo e adequado para o público-alvo dele. É um trabalho bem minucioso, que exige bastante atenção aos detalhes e um excelente domínio das normas da Língua Portuguesa. 

Além disso, a revisão não se limita a corrigir erros. Afinal, esse profissional também, muitas vezes, precisará adaptar tom e estilo do texto conforme o contexto ou solicitação do cliente. Por exemplo, um livro infantojuvenil que vem com uma linguagem mais pesada precisa ter o seu tom adequado para esse público. 

Isso também vale para os conteudistas. Produzir material para o 8º ano do Ensino Fundamental exige habilidades e linguagens diferentes, por exemplo, daqueles produzidos para o 3º ano do Ensino Médio.

Outra característica desses profissionais, especialmente os que atuam como freelancers, é a necessidade de desenvolver uma rotina organizada para lidar com prazos, clientes variados e diferentes tipos de texto, desde artigos acadêmicos até conteúdo digital. 

Criação de materiais e recursos educacionais

Os conteudistas investem boa parte do seu tempo de trabalho na criação ou seleção de materiais didáticos. Esses recursos são essenciais para complementar as aulas e permitir que os alunos consigam aprofundar os conteúdos com maior independência e revisá-los em casa.

O processo de criação, feito pelos conteudistas, exige criatividade e, ao mesmo tempo, rigor com as metodologias de ensino, já que cada recurso deve estar devidamente adequado ao nível e perfil dos estudantes. É uma grande responsabilidade produzir este tipo de material!

Além de apostilas, muitos profissionais produzem conteúdo para plataformas de ensino a distância, adaptando materiais para cursos online. Esse trabalho tem ganhado mais espaço nos últimos anos, principalmente após a pandemia. Hoje há uma ampliação das necessidades de materiais digitais, abrangendo conteúdos dinâmicos, como trilhas de conhecimento, quizzes interativos e videoaulas. 

Desenvolvimento de projetos de pesquisas

Os licenciados em Letras – Português que atuam no setor acadêmico lidarão, constantemente, com a criação e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Eles podem explorar temas ainda não abordados por outros pesquisadores da área, produzindo conhecimento que contribui para o avanço desse campo. 

A criação e desenvolvimento de projetos incluem etapas importantes:

  • Escolha do tema;
  • Definição da hipótese de pesquisa;
  • Levantamento bibliográfico, para analisar se esse tema já foi abordado antes;
  • Pesquisa bibliográfica sobre o assunto;
  • Escolha da metodologia, métodos e técnicas;
  • Investigação;
  • Redação e publicação dos resultados, como artigos, em periódicos acadêmicos.

Interação com diversos públicos e clientes

Para os profissionais de Letras – Português que atuam como consultores, revisores ou professores particulares, faz parte da rotina manter contato com diferentes públicos e clientes, exigindo uma forte capacidade de adaptação e flexibilidade. 

Afinal, cada cliente pode ter expectativas diferentes. Por isso, o profissional pode precisar ajustar o trabalho às necessidades específicas, seja para revisar um texto acadêmico ou para desenvolver uma aula de reforço escolar.

Cuidar dessa interação reforça o relacionamento com os clientes. Para isso, é fundamental desenvolver uma comunicação clara e eficaz. O ponto positivo é que essa variedade de públicos ajuda o profissional de Letras a expandir seu conhecimento prático.

Afinal, ao longo do curso, um dos aprendizados é, justamente, saber adaptar as comunicações conforme o seu interlocutor. Então, em geral, os profissionais dessa área lidam com isso de uma forma bem positiva.

Participação em eventos culturais e literários

Participar de feiras de livros, palestras e conferências literárias faz parte da rotina comum dos licenciados em Letras. Esses eventos são oportunidades incríveis para atualizar-se profissionalmente, além de fazer um bom networking.

Esse é o momento para ficar por dentro das novas produções e tendências. Muitos deles, inclusive, reúnem profissionais de diversos setores da Letras.

Por exemplo, a Bienal do Livro atende às demandas de professores, pesquisadores, revisores, conteudistas, escritores e demais profissionais do setor editorial, sendo um ponto de encontro interessante para trocar experiências e descobrir novas referências.

Essas atividades ampliam a visão dos profissionais sobre a literatura e a cultura contemporânea, além de proporcionar momentos de aprendizado e inspiração. Também ajuda a fortalecer o vínculo com outros profissionais dessa comunidade. 

Sindicatos e associações profissionais

A área de Letras possui uma grande força dos sindicatos, especialmente na área docente, além de associações profissionais. Todos são responsáveis por representarem e promoverem os interesses de quem atua nessa área.

Eles podem ajudar com suporte em questões como direitos trabalhistas, fortalecer o aprimoramento profissional e ajudar na integração entre os especialistas da área, formando uma comunidade ainda mais fortalecida.

profissionais reunidos conversando em sala
As associações ajudam a integrar especialistas da área

Vamos conhecer mais sobre elas a seguir!

Sindicatos

Os sindicatos são entidades formadas para representar os interesses dos profissionais junto aos empregadores. Eles possuem um papel essencial na defesa de direitos, interesses e promoção da valorização dos profissionais da área.

Eles atuam em:

  • Defesa de regulamentações da profissão, ajudando que os profissionais possam trabalhar com maior segurança;
  • Oferecem suporte jurídico em caso de problemas;
  • Representam os interesses da classe junto aos empregadores (seja no setor público ou privado), negociando melhores condições de trabalho;
  • Ajudam na capacitação profissional dos envolvidos.

Para quem trabalha na área da educação, ou pretende entrar nessa área, saiba que estará amparado por uma das categorias de sindicatos mais fortalecidos do Brasil: o dos professores.

Cada esfera (municipal, estadual e federal) e setor (público e privado) possui o seu sindicato próprio. Por isso, é importante identificar qual deles é responsável por cuidar dos seus interesses. 

Academia Brasileira de Letras (ABL)]

A Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma das instituições mais importantes para licenciados em Letras e escritores. Ela foi fundada em 1897, com o objetivo de promover a Língua Portuguesa e a literatura nacional. 

A instituição realiza regularmente eventos culturais e publicações importantes para a área. Além disso, ela também mantém o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), que vale a pena todos os profissionais consultarem e se manterem atualizados 

Associação Nacional de Escritores (ANE)

A Associação Nacional de Escritores (ANE) foi criada para realizar o apoio e divulgação dos escritores brasileiros, atuando como uma plataforma de divulgação e incentivo à produção literária.

Por exemplo, ela organiza alguns dos principais concursos literários do país, eventos culturais e, também, está em constante parceria com outras associações importantes, como a Academia Brasiliense de Letras, para valorizar o trabalho dos escritores nacionais​

Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC)

A Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) é uma associação que promove estudos e pesquisas em Literatura Comparada, reunindo profissionais que atuam em áreas como Teoria Literária e Crítica. 

A instituição organiza congressos, eventos e publicações voltados para o diálogo entre profissionais da literatura, além de promover o intercâmbio de conhecimentos sobre literaturas nacionais e internacionais​

Regulamentações e ética profissional

Todos os profissionais da área de Letras – Português devem seguir as diretrizes e regulamentações da sua área, sejam aquelas da educação ou, então, das áreas específicas (como o mercado editorial para os revisores).

Elas ajudam a direcionar o trabalho dos profissionais, garantindo que eles atuem de forma ética e dentro das normas definidas pelas instâncias superiores — por exemplo, o Ministério da Educação, no caso dos professores.

prédio do Ministério da educação
O Ministério da Educação determina normas para os professores

Regulamentações

Estão entre as principais regulamentações que os profissionais da área devem acompanhar:

  • Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs): norteiam as bases para os cursos de Licenciatura. Quem vai entrar nessa área deve estar atento para saber se a graduação escolhida está de acordo com a DCN vigente;
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): é a principal lei da área educacional, regulamentando a formação e a atuação docente no Brasil.
  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC): determina qual é o currículo a ser seguido por todas as escolas, padronizando o ensino no país.

As demais carreiras não possuem uma regulamentação oficial em si. Porém, geralmente, as associações profissionais criam manuais de boas práticas, que ajudam a gerar um trabalho de maior qualidade e fortalecer a área.

Ética profissional 

Todas as carreiras da área de Letras – Português – Licenciatura possuem uma forte responsabilidade, mas os professores possuem uma missão muito grande: educar crianças e jovens para o futuro. Por isso, é essencial que eles atuam dentro das melhores diretrizes éticas.

Não há um código ético específico para a docência, porém, há princípios que são universalmente seguidos pelos profissionais da área. Estão entre eles:

  • Responsabilidade e respeito com o aluno;
  • Visão humana e ética na formação;
  • Ensinar conteúdos verdadeiros, baseados em fatos e compromisso com a imparcialidade;
  • Respeito às diferenças culturais, linguísticas e de aprendizagem dos alunos;
  • Incentivar a educação inclusiva;
  • Agir com integridade;
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem respeitoso para todos os envolvidos.

Os principais desafios e perspectivas para o futuro da área

A área de Letras – Português, como todas as carreiras, possui diversos desafios, tanto atuais, quanto para o futuro. Conhecer sobre eles ajuda a entender o que esperar para essa área e entender quais são as perspectivas para os próximos anos da área.

Claro, nós separamos a seguir os principais pontos que você deve conhecer sobre isso. Vem com a gente!

Necessidade de atualização e estudos constantes

Os profissionais da área de Letras – Português devem estar sempre atualizados, especialmente, sobre novas metodologias e teorias (especialmente nas áreas de Análise do Discurso, Análise Textual e Teoria Literária).

Além disso, precisa, também, estar atento para mudanças que o Ministério da Educação implemente. Por exemplo, há uma expectativa de novas mudanças no formato do Ensino Médio, revendo a última mudança realizada. O mesmo vale para alterações em regulamentações importantes, como a BNCC.

Por isso, especialmente os professores, devem estar constantemente preparados para lidarem com diferentes abordagens de ensino e conteúdo. Isso inclui, também, o uso de novas ferramentas tecnológicas, que podem ajudar a maximizar o aprendizado dos alunos.

Mudanças nas áreas editoriais, também, fazem com que esses profissionais precisem acompanhar as transformações, para não ficarem defasados e perderem oportunidades no mercado. 

Ou seja, em todas as áreas deste campo, é fundamental ter uma postura de formação continuada, participando de eventos e congressos da área, além de realizar cursos de atualização constantemente.

homem em palestra em auditório
Participar de eventos da área é importante para se atualizar

Desvalorização do magistério

Um dos maiores desafios atuais na área de Letras é a desvalorização do magistério. Os salários baixos e a falta de incentivos são alguns dos principais motivos que, inclusive, levou ao apagão de professores que está sendo vivenciado no momento.

Esse problema afeta, especialmente, as escolas públicas. Nesses ambientes, muitas vezes, os profissionais enfrentam uma alta sobrecarga de trabalho, atuando em várias escolas, além de precisar lidar com um alto volume de alunos por sala.

Por isso, há um índice muito alto de evasão nesse campo. Porém, diante do desafio de tornar a profissão de professor atrativa novamente, estão sendo desenvolvidas diversas iniciativas por parte do Ministério da Educação, para valorizar esses profissionais nos próximos anos.

Desafio de manter o interesse dos alunos nas aulas

O ensino está se reinventando e muitos professores estão enfrentando o desafio de manter o interesse dos alunos, especialmente em tempos de alta exposição às tecnologias e redes sociais.

Muitos alunos encontram dificuldades de se engajarem com as leituras por muto tempo e com as interpretações de texto, por terem um contato maior com conteúdos visuais e digitais. E a leitura é essencial, justamente, nas duas disciplinas que competem aos profissionais de letras: Língua Portuguesa e Literatura.

O desafio para os professores tem sido conseguir conectar, de forma inovadora, essas disciplinas com o interesse e realidade dos estudantes. Por isso, as metodologias ativas, que colocam um maior protagonismo nos alunos, tem sido uma estratégia para lidar com essas transformações.

Adoção de metodologias de ensino com foco na autonomia do aluno

O perfil de aluno tem mudado e um dos desafios atuais é trazer para a sala de aula metodologias que incentivem a autonomia dos alunos. Abordagens como o ensino híbrido e a aprendizagem baseada em projetos (nas quais o aluno é ativo na sua busca pelo conhecimento) têm ganhado mais espaço e se tornam relevantes nesse contexto.

Essas metodologias visam criar um aprendizado mais personalizado e alinhado com as habilidades e interesses de cada estudante, e está alinhado com as recomendações da BNCC. 

Elas ajudam, também, que cada aluno consiga desenvolver o seu próprio ritmo, além de oferecer oportunidade para que cada um aprofunde em temas específicos do seu interesse. Com isso, é possível ter uma formação personalizada, mais rica e adaptada às novas demandas do momento.

Uso de tecnologias para a área de ensino e mercado editorial

As inovações tecnológicas têm transformado tanto a forma de ensinar quanto a de produzir e revisar conteúdos no mercado editorial. Professores, revisores e conteudistas estão enfrentando o forte desafio de incorporar ferramentas digitais em suas práticas.

Isso pode incluir desde plataformas de aprendizagem até aplicativos de revisão automática, baseadas em Inteligência Artificial. No mercado editorial, o uso de tecnologias de edição digital e publicação online possibilita que revisores e redatores desenvolvam suas atividades com maior agilidade, dinamismo e acessibilidade.

Essas inovações facilitam e permitem, até mesmo, o trabalho remoto. Porém, também exigem que os profissionais estejam sempre atentos às novidades e se capacitando para elas. 

Exigência de maior qualificação para os profissionais

O mercado está cada vez mais exigente para os profissionais de Letras, demandando qualificações adicionais, além da graduação. Profissionais que tenham especializações e um bom volume de cursos livres ou de extensão se destacam em processos seletivos e sobem rapidamente na carreira.

Elas também ajudam ao profissional a identificarem novas tendências e demandas do mercado, não ficando defasado. Como todas as carreiras no campo de Letras – Português estão passando por uma profunda transformação, vale a pena estar atento para isso.

Mercado editorial em expansão

O mercado editorial brasileiro tem apresentado fortes sinais de expansão, com uma demanda crescente. Novas editoras independentes estão ganhando força e o consumo de livros tem aumentado no país. A popularidade dos leitores digitais e plataformas de leitura também têm contribuído para o aumento de oportunidades no setor.

Por isso, uma tendência para o futuro é termos mais oportunidades para os profissionais de Letras, mesmo os licenciados, para trabalharem com revisão e preparação de textos. E se você gosta de escrever pode, até mesmo, se tornar um escritor! 

Como ingressar na carreira de licenciado em Letras – Português

O começo da carreira como licenciado em Letras – Português começa com a graduação nessa área. Porém, essa é uma área que exige uma formação contínua, além de uma boa preparação para entrar no mercado de trabalho.

Se você já quer saber quais são os passos a serem seguidos e chegar com tudo para conquistar as melhores vagas ao se formar, continue lendo. Separamos tudo que você precisa saber sobre esse assunto!

Preparação para entrar no mercado de trabalho

A preparação para entrar no mercado de trabalho, seja na área de educação, editorial, de comunicação ou outras possibilidades, é escolher um curso de licenciatura em Letras – Português que seja de qualidade e consiga atender às demandas atuais desse setor.

Temos hoje, no Brasil, excelentes opções tanto nas instituições públicas quanto privadas. Para isso, uma dica que já adiantamos é: analise tanto o desempenho das instituições no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) quanto no Índice Geral de Cursos (IGC), avaliação feita pelo MEC.

Aproveite o período de graduação para ter uma experiência completa na sua formação, pois isso ajudará a se preparar para enfrentar os grandes desafios do mercado. Isso inclui:

  • Fazer estágios na área em que deseja trabalhar (escolas, editoras, editoras de material didático, entre outras possibilidades);
  • Participe dos eventos e feiras de trabalho promovidos pela instituição de ensino;
  • Conheça pessoas que trabalhem na sua área e mantenha contato com elas;
  • Participe de projetos extracurriculares: monitorias, grupos de pesquisa, atividades de extensão, entre outras. Isso ajuda a ter uma maior experiência e analisar quais são as áreas com as quais mais se identifica.
duas moças vendo algo em computador
Fazer estágios ajuda a se preparar para o mercado

Busca pelas melhores vagas e networking

Os licenciados em Letras – Português que possuem bons contatos no mercado geralmente conseguem boas vagas no setor privado ou, então, parcerias que ajudarão no crescimento do seu próprio negócio. Uma boa oportunidade para conhecer esses nomes são em eventos acadêmicos e profissionais dessa área.

Os congressos, seminários e palestras da área de educação podem ajudar a conhecer os principais tomadores de decisão para contratar professores nas escolas particulares. Mas não só isso: também é possível ouvir as experiências de outros colegas e conhecer mais sobre tendências do setor, mantendo-se sempre atualizado.

Por exemplo, muitos profissionais fazem palestras trazendo sua experiência trazendo novas metodologias de ensino, que sejam mais atrativas para os alunos — o que tem sido um dos grandes desafios na área educacional no momento. 

Com isso, você fica por dentro das grandes discussões da área e pode utilizar isso a seu favor, inclusive, em processos seletivos.

Fora da área da educação, vale a pena frequentar os grandes eventos do setor editorial, como a Bienal do Livro, entre outros eventos e atividades voltados, também, para os profissionais da área. Eles também permitem que você se conecte diretamente com os grandes nomes do mercado e conheça as exigências do mercado atual.

Sobre como conquistar uma boa vaga de emprego, as plataformas digitais são, hoje, os melhores lugares para isso. Vale tanto buscar oportunidades em sites especializados em vagas de emprego quanto, também, no LinkedIn, a rede social do momento para isso.

Mantenha seu perfil atualizado nesses espaços, com suas últimas experiências e formações. Com isso, até mesmo profissionais de Recursos Humanos podem encontrar você e oferecer boas oportunidades.

Criando um currículo arrasador

O currículo é o principal documento que ajuda o profissional formado em Letras – Português – Licenciatura a ser aprovado em processos seletivos. Porém, muitas pessoas possuem dúvidas sobre como criar o seu.

Com cada vez mais candidatos participando das avaliações, os currículos têm precisado se tornar objetivos, claros e diretos, destacando bem suas habilidades e experiências.

Acertar na hora de fazer o seu currículo pode fazer toda a diferença e ajudar a passar para as demais fases. Algumas dicas que indicamos para ficar de olho são:

  • As habilidades que devem estar no documento devem estar relacionadas com a vaga que está buscando. Por exemplo, se você quer ser um revisor em uma editora, a habilidade em sala de aula não ajudará positivamente. Então, ela pode ser retirada do seu currículo;
  • Atualmente, boa parte das empresas utilizam ferramentas de Inteligência Artificial ou automatizações para analisar os currículos. Por isso, é importante fazer um currículo escaneável para que essas ferramentas consigam lê-lo. Por exemplo, sabe os modelos em duas colunas? Evite-os! As ferramentas não conseguem discernir ainda muito bem esse formato, o que pode fazer com que você seja eliminado logo de cara;
  • Mencione as certificações e cursos extracurriculares que estão relacionados com a vaga que está buscando. Por exemplo, fez um curso livre sobre Metodologias Ativas e está disputando uma vaga como professor? Não esqueça de colocar essa formação no currículo;
  • Adicione os cursos que você realizou tanto durante sua formação quanto, também, após terminá-la;
  • Cuidado: seja objetivo. Os melhores currículos, geralmente, não passam de uma página;
  • Conte com ferramentas que automatizam a criação do currículo personalizado para cada vaga, como o Emprega.Ai.

Algumas vagas podem pedir portfólio. É o caso, geralmente, de quem vai tentar uma vaga como conteudista ou na área editorial. Se você ainda não tem experiência com estágio ou trabalho na área, crie o seu próprio trabalho para mostrar nos processos seletivos.

rapaz escrevendo em cafeteria
Quem não tem experiência pode criar conteúdo próprio para o portfólio

Por exemplo, vai tentar uma vaga de revisor? Encontre um conteúdo na internet que possa ser melhorado e indique, no seu portfólio, a versão original e a revisada. Com isso, é possível demonstrar a qualidade do seu trabalho e chamar a atenção dos contratantes.

Formação necessária para carreira em Letras – Português – Licenciatura 

Uma boa qualificação é o primeiro passo e um dos mais importantes para conseguir trabalhar nessa área. Porém, também é preciso investir em especializações (como a pós-graduação), cursos livres e de extensão.

Vem com a gente conhecer mais sobre cada uma dessas possibilidades a seguir!

Graduação

A graduação em Letras, na modalidade licenciatura e habilitação em Português é o primeiro passo para quem quer entrar nessa área. A formação é voltada para quem deseja trabalhar na área educacional, mas também abre portas para outros setores, como o mercado editorial e comunicação.

Esse é um curso de 4 anos (8 semestres), com uma grade curricular ampla, abordando tanto conteúdos para dominar a Língua Portuguesa quanto, também, conhecimentos essenciais da área de Pedagogia, que tornam o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente.

Estão entre algumas das principais disciplinas que farão parte da sua formação:

  • Fundamentos da Linguística;
  • História da Língua Portuguesa;
  • Semântica;
  • Educação Inclusiva;
  • Educação e Diversidade;
  • Letramentos e Alfabetização;
  • Teoria da Literatura;
  • Semiótica;
  • Gestão Educacional;
  • Práticas e Produção de Textos;
  • Linguística Textual;
  • Análise do Discurso;
  • Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura;
  • Escrita Criativa;
  • Arte e Literatura.

Além das disciplinas, nos cursos de Licenciatura, o aluno passará pelo estágio supervisionado. Nesse momento, ele terá sua primeira experiência em sala de aula, acompanhado por um professor supervisor. 

Aproveite esse momento, pois ele é excelente para aprender, na prática, questões que estão além da teoria aprendida em sala de aula. Além disso, poderá tirar todas as suas dúvidas com o profissional que o acompanhará.

Pós-graduação

A pós-graduação é a oportunidade para que o profissional formado em Letras – Português – Licenciatura se especialize em um campo específico dessa área. Isso ajuda, inclusive, a direcioná-lo para o mercado de trabalho, seja na educação ou em outras áreas.

Por exemplo, se você deseja dar aula de Literatura, optar por uma especialização nessa área fará com que saia a frente de concorrentes sem essa formação no currículo. Afinal, o curso mostra que possui um conhecimento mais aprofundado nessa área.

Estão entre as principais especializações lato sensu para quem faz Letras – Português:

Além das especializações lato sensu, também é possível fazer outro tipo de pós-graduação: a stricto sensu, ou seja, os cursos de mestrado e doutorado.

Geralmente, eles são escolhidos por quem deseja seguir na área acadêmica ou, então, para quem trabalha em instituições que possuem planos de carreira que deem gratificações conforme o nível de qualificação do profissional.

livros em livraria ou exposição
É possível se especializar em mercado editorial

O mestrado possui duração de 2 anos e o aluno aprende a como fazer uma pesquisa em todas as suas etapas, desde a criação do projeto até a defesa da dissertação. 

Já o doutorado possui duração de 4 anos e, nesse caso, o estudante deve apresentar uma pesquisa inovadora, cobrindo uma lacuna da área de Letras. Após essa etapa, a pessoa recebe o título de doutor e pode se candidatar para os concursos e vagas no Ensino Superior.

Cursos de extensão e cursos livres

Os cursos de extensão e livres são opções de curta duração, geralmente poucas horas, que ajudam os futuros profissionais a se manterem atualizados em relação aos principais temas e desafios do mercado.

Por exemplo, eles permitem aprender mais sobre uma metodologia nova específica, aprofundar em uma escola literária ou dominar mais algum campo (como a revisão de textos técnicos ou produção de conteúdos didáticos). 

Algumas das principais opções disponíveis são:

  • Didática do ensino de Português;
  • Metodologias ativas na Educação Básica;
  • Redação técnica e revisão de textos;
  • Escrita criativa;
  • Criação de material didático digital.

Algumas instituições importantes da área oferecem cursos de formação para profissionais da área de Letras, tais como:

Esses cursos são excelentes opções para manter seu currículo sempre atualizado e demonstrar que você está atento para as mudanças do mercado e desafios atuais. Então, até mesmo após a contratação, continue de olho nessas formações, pois elas ajudarão você a se tornar um melhor profissional, seja em sala de aula ou em outras áreas!

Veja também: confira se vale a pena fazer Pedagogia EAD!

Play video Play video

Venha para a Anhanguera e comece sua carreira em Letras – Português – Licenciatura!

Agora que você sabe tudo sobre a carreira em Letras – Português – Licenciatura, dê mais um passo rumo ao sucesso: comece sua formação na Anhanguera, a melhor instituição de Ensino Superior do país.

Aprenda com professores que possuem uma forte experiência na área e que estão por dentro de tudo que o mercado exige desses profissionais. Conte com uma grade curricular atualizada, que aborda todas as questões necessárias para ser um especialista nessa área, seja como professor, ou para outros mercados.

Conte com todo o suporte do nosso time e, também, aproveite nossas parcerias com grandes empresas da área. Com isso, você aumenta suas chances de terminar a graduação já empregado.

Não perca tempo: faça sua inscrição em Letras – Português – Licenciatura já!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Banner Emprega.Ai
Banner Pod Universitário