Cafeicultura: o que é e como atuar nessa área?

Cafeicultura

O Brasil está entre os maiores exportadores de café no mercado mundial e tem uma das populações que mais consomem a bebida. Fonte de receita para centenas de municípios, a produção de café também é a responsável pela criação de vários postos de trabalho na agropecuária nacional.

Para quem tem interesse em investir nesse setor, uma excelente forma de capacitação profissional é o curso superior de Cafeicultura. O diploma de Tecnólogo em Cafeicultura vai abrir as portas para um mercado de trabalho amplo e diverso, que está cada vez mais aquecido com novas técnicas e tecnologias de produção.

Se você quer conhecer mais sobre a cafeicultura e como começar a atuar nesse setor, confira as informações que separamos logo abaixo.

O que é cafeicultura?

A cafeicultura abrange as etapas de cultivo, produção, armazenamento, beneficiamento e comercialização do café. O profissional que atua nessa cadeia precisa dominar as exigências climáticas para o plantio, o manejo de mudas, a condução da lavoura e a colheita, entre outros aspectos relacionados à cultura do café.

O Brasil é um dos exemplos de cafeicultura no mercado de café mundial. O agronegócio brasileiro é responsável pela produção de tipos variados de grãos, o que permite às empresas produtoras atender a diferentes demandas de paladar, além de oferecer o café com diversos preços para os consumidores brasileiros e estrangeiros.

O que faz um cafeicultor?

O tecnólogo em cafeicultura é o profissional formado em curso superior de Cafeicultura e que atua na cadeia do agronegócio cafeeiro nas seguintes atividades:

  • planejar, executar, monitorar e gerenciar o processo produtivo cafeeiro;
  • supervisionar as condições naturais para o plantio de café (climatização, umidade etc.) para garantir a qualidade dos grãos;
  • realizar o controle de qualidade da produção e as análises laboratoriais;
  • gerenciar estocagem, embalagem, agregação de valor e outros processos logísticos;
  • gerenciar o uso de equipamentos e técnicas, além do maquinário de produção;
  • planejar o desenvolvimento de novas tecnologias para a área;
  • estudar novas técnicas de conservação e embalagem;
  • acompanhar a comercialização do café;
  • elaborar projetos de redução de custos para a empresa produtora;
  • elaborar relatórios que visem o desenvolvimento sustentável da cultura cafeeira.

O cafeicultor, como você pode ver nessa lista de atribuições, é um profissional que gosta de estudar e de trabalhar com ciências da terra. Conhecer as etapas do processo produtivo dos grãos, do plantio à entrega do produto ao consumidor final, é outra habilidade importante para um cafeicultor.

Quais são as tendências de mercado?

A indústria do café passa por oportunidades para novos empreendedores que vendem a bebida para o cliente final.

O Relatório Internacional de Tendências do Café destaca, por exemplo, os clubes de assinantes de café como uma das formas de empreendimento que têm transformado a venda da bebida.

Os clubes enviam cápsulas ou café torrado e moído todo mês para os assinantes, e é um modelo que inspira a criação de novos negócios nos Estados Unidos e no Brasil.

Outra tendência do mercado de trabalho, agora no cuidado com as mudas, é a aplicação de novas tecnologias. Na cafeicultura, recursos como sensores, drones e satélites já são aplicados para garantir a qualidade dos grãos.

As tecnologias também auxiliam os profissionais nos processos de armazenamento e de distribuição, garantindo a rastreabilidade dos produtos e a gestão de toda a cadeia produtiva.

Quais as vantagens da graduação em Cafeicultura?

Se você quer saber como trabalhar na área de Cafeicultura, o curso superior de Cafeicultura pode ser o primeiro passo para se profissionalizar e buscar oportunidades no mercado.

Ao longo da graduação, você adquire um conhecimento abrangente sobre as diversas etapas de produção da bebida, ao mesmo tempo em que decide a área de atuação.

Mas as vantagens não param por aí. Confira, logo abaixo, outras razões pelas quais vale a pena investir na faculdade de Cafeicultura.

Curta duração

O curso de Cafeicultura é um dos cursos de curta duração da Anhanguera. Isso se deve ao fato de que a graduação é oferecida no formato de Tecnólogo, com a grade curricular mais enxuta e voltada para a realidade do mercado de trabalho.

Amplo campo de atuação no mercado de trabalho

O formado em Cafeicultura entra em contato com um mercado de trabalho amplo. Abaixo, veja a lista das principais áreas de atuação para o cafeicultor:

  • grandes empresas e cooperativas de café;
  • fazendas produtoras, acompanhando pequenos e grandes cafeicultores;
  • área de pesquisas tecnológicas, prestando consultoria;
  • indústria de produção de maquinário.

Oportunidade de fazer uma especialização após o curso

A graduação de Tecnólogo é uma formação de nível superior, assim como os cursos de Bacharelado e de Licenciatura. Isso significa que o recém-formado no curso Tecnólogo em Cafeicultura tem a oportunidade de fazer uma especialização (mestrado ou MBA) para valorizar ainda mais seu currículo e conquistar melhores postos de trabalho.

Por que estudar Cafeicultura na Anhanguera?

Agora que você já sabe o que é Cafeicultura e como começar a atuar nesse setor, vamos explicar as principais vantagens de estudar na Anhanguera. Veja por que vale a pena escolher a nossa faculdade para construir seu futuro!

Bolsas de estudo

A bolsa de estudo é um incentivo financeiro que a Anhanguera oferece aos alunos que precisam economizar na mensalidade do curso. Dependendo do caso, é possível conquistar uma bolsa integral e fazer o curso superior sem se preocupar com as mensalidades.

Veja quais são as opções de bolsas na Anhanguera:

  • Bolsa Enem: use sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e concorra a uma bolsa de estudo de até 100% da mensalidade;
  • Bolsa Transferência: transfira sua graduação para a Anhanguera e ganhe uma bolsa de 50% até o final do curso;
  • Bolsa Incentivo: desconto destinado aos alunos que manifestam a dificuldade de pagar o valor integral da mensalidade do curso escolhido.

Formação para o mercado de trabalho

A abordagem dos professores da Anhanguera privilegia as habilidades e as situações das áreas de atuação que o aluno vai encontrar no mercado de trabalho. Somado a isso, ao longo da graduação, você vai encontrar atividades extracurriculares e atividades que vão enriquecer sua grade de horário:

  • Aula Destaque: aulas com profissionais bem-conceituados no mercado de trabalho exclusivas para alunos Anhanguera. É o momento de tirar dúvidas e aprender com quem tem anos de carreira;
  • Trilhas de Carreira: monte sua trilha de carreira na Anhanguera e desenvolva as habilidades que estão em alta no mercado de trabalho;
  • Habilidades Digitais: participe de atividades extracurriculares online para desenvolver competências valorizadas na era digital;
  • Canal Conecta, tenha acesso a um portal online de empregabilidade com milhares de oportunidades de emprego e de estágio no país.

Formas de ingresso variadas

Uma única forma de ingresso nem sempre é a ideal para todos os alunos que buscam o sonho de entrar no ensino superior. Por isso mesmo, a Anhanguera se preocupa em oferecer várias formas de ingresso. Assim, é possível contemplar alunos com diferentes realidades. Veja quais são as opções a seguir:

Você pode avaliar cada uma delas e escolher a forma de ingresso que mais favorece sua entrada no ensino superior.

Comece sua carreira: inscreva-se no vestibular!

A produção de café é um setor forte no mercado nacional, e quem deseja crescer nessa área tem a chance de começar sua profissionalização pelo curso superior de Cafeicultura. O diploma de graduação será a porta para grandes oportunidades no mercado de trabalho.

Então, não perca tempo! Para garantir sua vaga na faculdade de Cafeicultura, aproveite para fazer sua inscrição no vestibular online da Anhanguera.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados