Conheça o programa Bolsa Universidade da Prefeitura de Manaus

conhecaoprogramabolsauniversidadedaprefeiturademanaus

Você não vê a hora de ter um diploma de graduação, mas não tem condições financeiras de arcar com os custos de uma faculdade particular? O programa Bolsa Universidade da cidade de Manaus foi criado para ajudar pessoas nessa situação a realizarem seus sonhos e a seguirem na profissão que desejam.

Neste artigo, vamos abordar todos os detalhes sobre benefício, o que é, como funciona, quem pode se candidatar, quantas vagas são oferecidas e até mesmo a documentação exigida. Ao final, ainda daremos dicas de alternativas para quem não se enquadra nos critérios do Bolsa Universidade, mas quer começar o ensino superior ainda este ano. Confira!

O que é o Bolsa Universidade?

Bolsa Universidade é um programa da prefeitura municipal de Manaus que completou dez anos em 2019. Seu objetivo é possibilitar o acesso ao ensino superior para a população de baixa renda da cidade e, assim, combater as desigualdades sociais.

São concedidas bolsas integrais e parciais de 75% ou 50% do valor das mensalidades em cursos de faculdades conveniadas. Em 2019, foram 15 instituições participantes, ofertando vagas em diferentes cursos, tais como Administração, Engenharia, Enfermagem etc.

O processo seletivo não exige a participação em vestibular ou similares. Em contrapartida, os bolsistas devem prestar serviços para a Prefeitura de Manaus. A quantidade de horas varia conforme o percentual de bolsa, e os serviços são definidos no decorrer do curso.

Quem pode ser um associado?

A inscrição no Bolsa Universidade de Manaus pode ser feita por pessoas com poucos recursos financeiros. De acordo com o edital, é preciso comprovar uma renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Ou seja, somando tudo o que o grupo familiar recebe e dividindo pela quantidade de pessoas, o valor não pode ultrapassar um salário mínimo e meio. O programa considera grupo familiar o conjunto de pessoas que vivem em uma mesma casa, havendo ou não relação de parentesco.

Outro ponto importante é que a bolsa é concedida apenas para moradores da cidade de Manaus. Além disso, a pessoa deve ser brasileira ou naturalizada no país, ter concluído o ensino médio até o dia 31 de dezembro do ano da inscrição e não possuir diploma de ensino superior ou estar matriculado em universidade pública.

Quais os documentos para o Bolsa Universidade em Manaus?

Quem deseja conseguir a Bolsa Universidade da Prefeitura de Manaus precisa ficar atento à documentação exigida. Eles são simples, mas devem estar atualizados e completos, pois visam a identificação pessoal e a comprovação das informações de renda e moradia, conforme listado abaixo:

  • documento de identidade oficial com foto de todos os integrantes do grupo familiar;
  • comprovante de residência em Manaus;
  • comprovante de escolaridade;
  • comprovante de renda de todos os integrantes do grupo familiar, que pode ser uma cópia da carteira de trabalho atualizada, contra-cheque, ou extrato bancário dos últimos três meses, além de declaração do imposto de renda do ano anterior.

Há quantas vagas no Bolsa Universidade em Manaus?

A quantidade de bolsas do programa varia a cada ano de acordo com as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Na última seleção, realizada em 2019, os candidatos puderam escolher um curso superior entre mais de 17,5 mil vagas em 15 faculdades.

Para quem deseja começar os estudos em 2020, o Bolsa Universidade já não é mais uma opção, já que o período de inscrições é feito no ano anterior. Então, o jeito é aguardar até o final de 2020 para tentar uma vaga em 2021.

Quais outros tipos de bolsas para fazer faculdade em Manaus?

Se você não vê a hora de começar um curso de graduação e precisa de ajuda na parte financeira, temos uma boa notícia para dar. O Bolsa Universidade não é a única alternativa para conseguir ingressar no ensino superior. Existem outras bolsas e financiamentos que podem ser utilizados ainda este ano em uma faculdade particular. Veja suas opções.

Prouni

O Prouni é uma iniciativa do governo federal que concede bolsas parciais e integrais de estudos para pessoas com renda familiar per capita de até três salários mínimos. Para participar do programa, é preciso cumprir os requisitos abaixo:

  • ter concluído o ensino médio em escola pública, ou ter sido bolsista integral em escola particular;
  • não ter um diploma de graduação anterior;
  • ter participado do Enem do ano anterior;

Há ainda bolsas destinadas para quem se encaixa nos seguintes requisitos:

  • é portador de alguma deficiência;
  • é professor da rede básica de ensino público e está se candidatando para um curso de Licenciatura (nesses casos, não é necessária a comprovação de renda).

Fies

O Fies é um programa de financiamento estudantil. Por meio dele, o estudante tem a opção de pagar pelas mensalidades só depois de formado, com juros mais baixos e condições especiais de acordo com a modalidade escolhida e a condição financeira à época.

Podem se inscrever no programa quem tiver participado de algum Enem a partir de 2010 e tiver obtido média a partir de 450 pontos nas provas objetivas e mais do que zero na prova de redação. Além disso, a renda familiar por pessoa pode ser de até 5 salários mínimos conforme o tipo de financiamento.

Bolsas e financiamentos privados

Outra forma de ingressar no ensino superior sem apertar tanto o orçamento familiar é conseguindo uma bolsa ou financiamento privados. As melhores faculdades do Amazonas, e do Brasil como um todo, contam com linhas de apoio próprias. Aqui na Anhanguera, você tem o PEP.

Além disso, você pode utilizar a sua nota do Enem ou, caso não tenha participado do exame, pode realizar uma prova específica da instituição.

Enfim, o programa Bolsa Universidade da Prefeitura de Manaus é uma excelente oportunidade para quem não tem condições de pagar as mensalidades de uma graduação. Contudo, como vimos ao longo do texto, existem alternativas para quem não quer esperar até 2021 para realizar o seu sonho. Pense bem a respeito e faça a escolha que atende melhor o seu caso.

O que achou deste conteúdo? Conseguiu sanar todas as suas dúvidas? É importante ter clareza e objetividade na hora de dar um passo tão decisivo na vida. Afinal, é uma decisão que envolve a preparação para o seu futuro, mas que também impacta seu momento atual. Então, que tal saber um pouco mais sobre uma alternativa que vai facilitar sua entrada na faculdade? Veja, neste outro artigo, como funciona o parcelamento da faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content