Atribuições do enfermeiro: conheça as principais funções desse profissional!

Atribuições do enfermeiro

Muita gente sabe e escuta sobre a relevância da Enfermagem nas instituições de saúde. Porém, pode reparar: poucos conseguem definir com precisão quais, de fato, são as atribuições do enfermeiro. Como resultado, não é raro vê-las sendo reduzidas ao suporte aos pacientes — o que não é incorreto, mas não faz jus à diversidade de atuações da profissão.

Por essa razão, trouxemos um post que vai esclarecer o assunto e deixá-lo a par das atividades que você pode exercer após se graduar e se especializar em Enfermagem. Acompanhe atentamente! ?

YouTube video

Quais são as principais atribuições do enfermeiro?

Abaixo, você verá não só o que faz um enfermeiro, mas também em que segmentos da área ele coloca em prática cada uma das atribuições, os cargos que ocupa e como é a rotina de trabalho desse profissional.

Atribuições de gestão

Para começar, temos a área de gestão em Enfermagem. Ela é crucial para a operação dos centros de saúde públicos e privados, podendo ser dividida em subcategorias como:

  • gestão de pessoas — na qual você comanda não só outros enfermeiros, mas também os auxiliares de enfermagem e os técnicos de enfermagem;
  • gestão de qualidade — em que você checa e audita os procedimentos hospitalares, garantindo o máximo de rigor em biossegurança e no atendimento aos pacientes;
  • gestão de inovação — em que você acompanha as medidas estratégicas e as implementações tecnológicas para facilitar o acesso às informações dos prontuários e aos bancos de dados dos pacientes, assim como para melhorar o contato remoto das equipes multidisciplinares.

Responsabilidades administrativas: Saiba o que faz um enfermeiro na área gerencial!

Nas responsabilidades administrativas, encontramos o mesmo padrão de trabalho e de escala de cargo que na anterior. Porém, o que muda é que a função do enfermeiro se concentra no atendimento ao público — para dúvidas, reclamações, críticas e outros — e no contato com as operadoras de saúde — para liberação e avaliação de exames, procedimentos, consultas, etc.

Cuidado com os pacientes

Saindo da gestão, temos a área de saúde. Aqui se concentram algumas das mais conhecidas atribuições do enfermeiro no hospital, como: ?‍⚕️

  • preparo dos pacientes para procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos;
  • coleta de sangue para avaliação bioquímica;
  • triagem e encaminhamento dos cidadãos para serviços médicos ou multidisciplinares (com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas etc.);
  • supervisão e acompanhamento de pacientes internados.

Nessa área, os enfermeiros são designados por unidade nas redes hospitalares, ocupando cargos que o identificam conforme a complexidade do trabalho que exerce.

Administração de medicamentos

Outra função do enfermeiro na saúde é a administração de medicamentos, que ocorre tanto com aqueles pacientes internados e/ou em observação quanto com aqueles que procuram prontos-socorros para casos de urgência e emergência. ?

Geralmente, o profissional exerce cargo assistencial ou de controle da farmácia hospitalar e trabalha bastante alinhado com a equipe médica do local para evitar uma superlotação dos serviços de saúde.

Atuação em pesquisa científica

Por último, mas não menos importante, há a função do enfermeiro na área de ensino e pesquisa. Quer saber o que um enfermeiro faz nesse eixo? A resposta é simples: conduz estudos clínicos, éticos, jurídicos e de biossegurança que contribuam para a atualização, a modernização e a consolidação do exercício da enfermagem. ?‍?

Quem segue esse campo pode atuar em horário comercial e estendido tanto nele quanto nos dois primeiros ao mesmo tempo, conforme a flexibilidade que a agenda permite.

Qual a diferença entre as atribuições de enfermeiro e de técnico de enfermagem?

A atuação dos técnicos em Enfermagem consiste na aplicação de técnicas para manter o bem-estar e a saúde dos pacientes. Eles são responsáveis por realizar procedimentos mais simples, contudo, essenciais para a qualidade do atendimento prestado.

Já a rotina dos enfermeiros conta com uma dinâmica mais abrangente. Além de lidar com o dia a dia clínico dos pacientes, eles podem gerenciar as equipes de Enfermagem. Outras alternativas para essa carreira incluem a área acadêmica, jurídica e científica, na qual os profissionais podem desenvolver pesquisas.

A diversidade de abordagens na educação dos enfermeiros é bem maior do que a observada quando se fala em técnicos de enfermagem. Além de o curso ter uma duração maior, a carga horária das disciplinas e sua profundidade é mais elevada.

Logo, fica fácil perceber que os enfermeiros são profissionais mais capacitados para lidar com as mais diferentes situações dentro de um local de trabalho.

Qual a diferença entre as atribuições de enfermeiro e de um médico?

Apesar de serem verdadeiros aliados, as atribuições dos médicos e enfermeiros são diferentes. De maneira geral, o foco do profissional de Medicina é fazer o diagnóstico de doenças e indicar os tratamentos mais adequados para cada paciente.

O profissional de Enfermagem, por sua vez, é responsável por acompanhar o tratamento, o que faz com que passe mais tempo com o paciente do que o próprio médico. Veja as principais atribuições do médico:

  • encaminha o paciente a outros especialistas, caso seja necessário;
  • prescreve medicamentos e propor tratamentos;
  • fornece diagnósticos;
  • investiga as causas de doenças;
  • avalia o estado de saúde do paciente, identificando sintomas.

Agora, confira o que faz um enfermeiro:

  • promove atividades educativas de prevenção de doenças;
  • realiza consultas de Enfermagem;
  • lidera equipes de profissionais de Enfermagem;
  • acompanha os sinais vitais do paciente;
  • administra medicamentos;
  • realiza a coleta de materiais para exames;
  • faz curativos;
  • presta os primeiros socorros.

Como se preparar para o mercado de trabalho?

Até aqui, você viu tudo sobre Enfermagem e as atribuições da profissão. Agora, é hora de falar sobre algo essencial: a sua formação.

Afinal de contas, entrar no ensino superior não é garantia de uma carreira bem-sucedida. Para alcançar esse objetivo, é preciso planejar em qual faculdade estudará para garantir que você receba:

  • capacitação técnico-científica exigida pela área a respeito do que faz um enfermeiro;
  • vivência experimental e profissional necessárias para entender a dimensão de atuações que o enfermeiro exerce nos três níveis de atenção à saúde (primária, secundária e terciária).

É justamente aí que a Anhanguera se diferencia de outras instituições no mercado. Ela traz uma grade curricular de Enfermagem com conteúdos atuais, disciplinas integradoras de conhecimento na área da saúde e múltiplos estágios para que você se insira no mercado e conheça as operações de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, ela conta com campus bem-equipados com laboratórios, clínica-escola e salas multimídia, programa de apoio personalizado para os estudantes de Enfermagem durante a graduação e corpo docente constituído, em sua maioria, por mestres e doutores. ?

Conheça o curso de Enfermagem da Anhanguera e garanta sua vaga!

Como mostrado, as atribuições do enfermeiro estão longe de se resumir à assistência hospitalar. Com a devida capacitação, você pode atuar não só em diversos eixos da promoção e reabilitação da saúde, mas também com gestão em instituições do SUS e atividades de ensino e pesquisa. Portanto, invista em uma boa formação e prepare-se para entrar em um mercado repleto de possibilidades!

Para isso, o primeiro passo você já sabe qual é: inscreva-se no nosso vestibular e estude Enfermagem com a melhor infraestrutura do Brasil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.