Engana-se quem pensa que a atuação de um médico veterinário se resume ao atendimento clínico geral de cães e gatos. Além de poder atuar em diversos outros campos — como a inspeção de produtos de origem animal e a saúde pública —, esse profissional também pode optar por especializações na área clínica, assim como vemos na medicina humana.
É isso mesmo! O avanço da preocupação com os animais de estimação e o surgimento de novas tecnologias fez com que áreas como a Oftalmologia Veterinária ganhassem força e se tornassem cada vez mais importantes para os cuidados com nossos amigos de outras espécies.
[hubspot type=cta portal=8726768 id=44c6935a-0e01-45ad-a6e6-cddeef4afb4e]
Quer saber mais sobre como funciona esse campo de atuação, quais são as atribuições desse profissional, como seguir essa carreira após a conclusão do curso de Medicina Veterinária e muito mais? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é a Oftalmologia Veterinária?
A Medicina Veterinária é uma profissão cada vez mais parecida com a Medicina. Hoje, os animais, sejam eles de companhia, sejam de produção, têm acesso a tecnologias voltadas à área da saúde, que contribuem para o seu bem-estar e longevidade.
Nesse contexto, podemos citar a Oftalmologia Veterinária, uma área presente também nos cuidados humanos e que tem como objetivo cuidar da saúde da visão e dos órgãos e das estruturas relacionados com esse sentido.
Com o aumento da expectativa de vida dos animais de estimação, queixas relacionadas à saúde de seus olhos têm se tornado mais frequentes nos consultórios veterinários. Assim, o clínico geral pode encaminhar o paciente para uma consulta com um especialista, que avaliará o problema e identificará a melhor forma de tratamento para cada caso.
Quais são as funções de um oftalmologista veterinário?
As funções de um oftalmologista veterinário incluem a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de problemas relacionados aos olhos dos animais.
Para isso, ele contará com as seguintes ferramentas em seu dia a dia:
- conhecimentos técnicos e teóricos sobre o tema, que o permitirão identificar problemas e categorizá-los, além de tratá-los da forma correta;
- exames modernos;
- aparelhos e produtos que permitem o diagnóstico mais preciso no atendimento.
Além disso, é fundamental que as habilidades de comunicação façam parte do dia a dia desse profissional. Afinal, ele precisará extrair o máximo de informações possíveis dos tutores dos pets, a fim de traçar um histórico do paciente e identificar as possíveis causas para aquela alteração.
Todo esse esforço, no entanto, é muito bem-recompensado. Saber quanto ganha um veterinário é algo complexo, já que depende de uma série de fatores. A remuneração média de um veterinário clínico geral é de R$ 3.948,71*. No entanto, a área da Oftalmologia é uma das que mais crescem e que permite um salário ainda maior e muita valorização no mercado de trabalho.
Quais doenças esse profissional trata em seu dia a dia?
Algumas das possíveis enfermidades tratadas pelo oftalmologista veterinário são:
- conjuntivite;
- glaucoma;
- úlceras na córnea;
- catarata;
- uveíte;
- ceratoconjuntivite seca;
- prolapso da glândula de terceira pálpebra.
Além disso, o veterinário especializado em Oftalmologia poderá atuar na área cirúrgica, realizando procedimentos relacionados aos olhos dos pets, como operações para a correção de catarata.
Outras possíveis áreas de atuação para esse profissional são a acadêmica, lecionando para novas turmas de médicos veterinários, ou a pesquisa. Nesta, ele pesquisará novas técnicas ou elaborará estudos sobre doenças para otimizar o tratamento de pacientes e o trabalho de outros veterinários.
Quais animais podem ser atendidos por esse médico veterinário?
O veterinário especializado em Oftalmologia poderá atender a animais de vários grupos. Alguns exemplos são:
- animais convencionais, como cães e gatos;
- animais exóticos, como cobras, coelhos, tartarugas e alguns tipos de aves;
- animais silvestres, como macacos, onças, entre outros.
Por conta disso, ele poderá atuar não apenas em clínicas e em hospitais veterinários, mas também em organizações como zoológicos e santuários ou órgãos do governo voltados para a preservação da fauna brasileira.
Como trabalhar nessa área?
Ficou interessado? Então, agora é hora de descobrirmos como você pode fazer essa especialização em Medicina Veterinária e tornar-se, enfim, um dos próximos oftalmologistas de pets do Brasil!
O primeiro passo para seguir nessa carreira é, claro, fazer um curso Bacharelado em Medicina Veterinária. A partir dele, você obterá o seu diploma de graduação e poderá seguir em frente com a sua carreira.
O curso tem duração de 5 anos (10 semestres). As matérias de Medicina Veterinária incluem conceitos de anatomia, biologia, química, física, fisiologia, citologia e muito mais. É uma graduação completa e que cobrirá aspectos de quase todas as especialidades possíveis para o futuro profissional.
Além disso, nela, você realizará estágios em áreas variadas, o que permitirá a aquisição de um conhecimento amplo e palpável.
Após a graduação, é hora de fazer uma pós-graduação. No caso, você pode optar por muitas áreas, inclusive a Oftalmologia Veterinária. Alguns hospitais oferecem também programas de residência veterinária. Ambas têm, normalmente, a duração de 2 anos.
Qual é a importância de uma formação de qualidade?
Você pode até pensar que a graduação não importa, já que a especialização será a responsável por trazer os conhecimentos específicos sobre a área da oftalmologia. No entanto, isso não poderia estar mais errado!
Na verdade, a graduação serve como base para todo o conhecimento que será aprofundado na especialização. Será nela, também, que você entrará em contato com várias possibilidades de carreira e escolherá aquela que mais combina com você.
Sem contar, é claro, a importância de uma boa graduação no currículo. O nome de uma faculdade reconhecida faz toda a diferença na hora de procurar um bom emprego no futuro!
Nesse contexto, a Anhanguera está aqui para ajudar você! Contamos com uma série de diferenciais:
- uso da tecnologia no ensino;
- infraestrutura adequada para o curso de Medicina Veterinária;
- várias formas de ingresso possíveis;
- muitas opções de bolsas e descontos;
- apoio frequente ao aluno;
- preocupação com a inserção no mercado de trabalho, por meio do Canal Conecta.
E muito mais!
Agora é com você!
Você já sabe como funciona o dia a dia de uma pessoa especializada na área de Oftalmologia Veterinária. Agora é a hora de agir e buscar uma formação de qualidade para a sua graduação. Esse conhecimento de base será fundamental para a sua especialização e, claro, para o atendimento de excelência de seus futuros pacientes!
Então, não perca mais tempo! Inscreva-se agora mesmo no vestibular de Medicina Veterinária da Anhanguera e venha fazer parte desse time!
* Sujeito a alterações
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?