Voltar a estudar depois dos 30 deixa muitas pessoas ansiosas, com medo dos desafios que vão enfrentar. E está tudo bem sentir isso! Esse é um sentimento bem comum, inclusive. Afinal, conciliar rotina, trabalho, família e encarar as aulas novamente exige coragem.
Mas, saiba que não estará sozinho: segundo o Censo da Educação Superior de 2023, o último publicado, quase 600 mil pessoas com mais de 40 anos entraram em um curso superior! Ou seja, você provavelmente encontrará mais colegas que também estão passando pela mesma situação.
Será que vale a pena voltar às salas de aula depois dos 30? Neste artigo, vamos mostrar os motivos pelos quais vale a pena investir na sua qualificação, como superar os desafios e os ganhos que isso trará para sua carreira. Confira a seguir!
- 1 Quais são os principais motivos para voltar a estudar depois dos 30?
- 2 Transição de carreira
- 3 Quais os desafios de voltar a estudar nessa fase da vida?
- 3.1 Conciliar estudos e trabalho
- 3.2 Manter a rotina de estudos e a proximidade com a família
- 3.3 Medo de se sentir deslocado com os colegas
- 3.4 Receio de não conseguir acompanhar o ritmo da turma
- 3.5 Medo de não conseguir lidar com as tecnologias do momento
- 3.6 Sensação de estar “atrasado” na vida profissional
- 4 Como organizar a rotina para aproveitar melhor os estudos?
- 4.1 Dê prioridade para cursos flexíveis
- 4.2 Defina horários realistas para os estudos
- 4.3 Não deixe de separar um tempo para descanso e lazer
- 4.4 Use ferramentas de organização de rotina
- 4.5 Conte com apoio de familiares e amigos
- 4.6 Escolha instituições de ensino superior que deem apoio e acolhimento para alunos adultos
- 5 O impacto dos estudos na vida profissional depois dos 30
- 6 Onde encontrar oportunidades após se qualificar?
- 7 Volte a estudar após os 30 anos: vale a pena!
Quais são os principais motivos para voltar a estudar depois dos 30?
Voltar aos estudos depois dos 30 anos é uma decisão que costuma vir acompanhada de um forte senso de propósito. Para muitos, é uma vontade de conseguir mudar de vida e aumentar seus ganhos.
Para outros, pode ser a necessidade de ampliar seus conhecimentos em áreas que são mais complexas e podem exigir mais de uma formação para lidar com os desafios do dia a dia.
Independentemente dos motivos, essa é uma escolha que demonstra maturidade, visão de futuro e uma forte coragem. Se você tem dúvidas se vale a pena mesmo, vamos mostrar quais são os principais motivos que têm levado mais pessoas acima dos 30 anos a fazerem uma graduação.
Transição de carreira
Mudar de profissão depois dos 30 anos é totalmente possível e, em alguns casos, desejável, sabia? Afinal, com o tempo, algumas áreas já não fazem tanto sentido para sua vida profissional, ou não oferecem as oportunidades esperadas.
Além disso, claro, você consegue unir o útil ao agradável, podendo migrar para uma área com salários maiores e oportunidades de crescimento a longo prazo!
Voltar a estudar, seja com uma graduação ou uma nova pós-graduação, pode abrir portas em novos setores e tornar-se um profissional, inclusive, procurado por recrutadores no mercado.
Além disso, esse movimento ajuda a ter acesso a novos contatos e ideias que ajudarão a entender as dinâmicas do mercado atual, trazendo maior confiança em uma migração de carreira.

Crescimento no emprego atual
Voltar a estudar pode ser o responsável por conquistar uma promoção, mudança de cargo ou, até mesmo, assumir um cargo de gestão no seu trabalho atual, já imaginou isso?
Com uma nova graduação ou especialização, você estará demonstrando o quanto se dedica a ser um profissional capaz de agregar ainda mais valor para a empresa.
Ao escolher cursos voltados para sua área de atuação, também é possível desenvolver competências e habilidades que ajudarão a se destacar e conseguir cargos novos. Quer ver um exemplo?
Um assistente financeiro pode dominar o tema sobre finanças. Porém, para que ele consiga subir e se tornar o gestor do setor, só isso não basta: será preciso aprender sobre liderança, gestão de pessoas, visão estratégica, entre outros pontos.
Ao investir em cursos de pós-graduação nessa área, esse profissional consegue expandir ainda mais suas habilidades e mostra para as lideranças que está preparado para assumir esse novo desafio no futuro. Isso aumentará as suas chances de promoção.
Estabilidade financeira
Investir nos estudos após fazer 30 é, muitas vezes, uma forma de buscar maior estabilidade no futuro. Afinal, com um currículo mais recheado de boas qualificações, você pode ocupar vagas melhores, com salários mais altos e, também, maior estabilidade.
Especialmente em áreas nas quais há poucos profissionais qualificados, as empresas tendem a investir pesado para manter os melhores no seu quadro de colaboradores. E, claro, isso envolve salários bem atrativos e benefícios. Ou seja, voltar a estudar agora é se preparar para um futuro mais seguro, inclusive, para seu bolso!
Outra possibilidade é, também, fazer uma formação que ajude você a fazer um concurso público, caso ter um emprego com estabilidade seja a sua realização profissional.
Realização pessoal
Voltar às salas de aula depois dos 30 também está muito ligado com realização pessoal. Afinal, muitas pessoas, por diversos motivos, não conseguem fazer uma graduação ou pós antes, seja por falta de tempo, dinheiro ou porque precisam priorizar outras questões na vida.
Nesses casos, voltar é uma forma de recuperar esse sonho e investir em algo que faz sentido para sua vida.
Afinal, seja para conquistar um diploma, aprender algo novo ou sentir que está se superando ajuda a trazer uma sensação de orgulho, capaz de trazer mudanças para todas as áreas da vida.
Além disso, retornar aos estudos pode, sim, ser um passo importante para ocupar seu espaço no mundo com mais autonomia, segurança e confiança no futuro que está construindo.

Maior maturidade para escolher uma área de atuação
Com certeza, ao olhar para suas decisões no final da adolescência, você deve perceber que, muitas delas, não teria feito, não é mesmo? Afinal, aos 18 anos, há ainda uma falta de experiências de vida para escolher uma profissão a longo prazo.
Aos 30 anos ou mais, provavelmente, você já passou por experiências profissionais e pessoais que ajudaram a entender melhor o que gosta e, principalmente, o que não gosta de fazer.
Essa bagagem faz toda a diferença na hora de escolher um curso que realmente combina com seu perfil e objetivos.
A maturidade também ajuda a manter o foco, a disciplina e ter uma visão melhor sobre o que deseja alcançar na sua trajetória profissional. E isso pode ser uma vantagem enorme durante a graduação.
Afinal, mais do que estudar por obrigação, você estuda com propósito. Esse é um combustível poderoso para mantê-lo engajado e aprender ainda mais na formação.
Necessidade de uma visão interdisciplinar no trabalho
Tem carreiras que estão se tornando altamente complexas, que estão exigindo profissionais que tenham uma visão ampla e interdisciplinar. E se você já está nela, ter uma segunda graduação pode fazer toda a diferença.
Por exemplo, se é um profissional de análise de sistemas, tem sido cada vez mais necessário saber, também, sobre cibersegurança. Então, que tal complementar sua formação com um Tecnólogo em Cibersegurança?
Retomar um projeto interrompido no passado
Infelizmente, é muito comum começar um curso e, por diferentes motivos, não conseguir concluir: precisar parar para trabalhar, dar atenção à família, motivos de saúde, mudanças, entre outros.
Voltar a estudar depois dos 30 é uma chance de retomar esse plano e realizar seu sonho, agora tendo mais estrutura e foco. E lembre-se: isso não é um recomeço do zero, mas um novo capítulo, construído a partir de tudo que já viveu, com uma nova perspectiva e o desejo genuíno de conquistar algo que deseja muito!
Maior clareza sobre sonhos e propósitos de carreira
Com a idade e experiência de vida, é comum que, aos 30 anos, tenhamos maior clareza sobre o que realmente queremos para a vida profissional. Afinal, nessa fase da vida, já enxergamos melhor nossas metas para o futuro, o que realmente é prioridade e o que faz sentido seguir construindo.
Quais os desafios de voltar a estudar nessa fase da vida?
Fazer uma graduação ou pós-graduação é desafiador em qualquer momento da vida. Mas iniciar ou retomar essa jornada depois dos 30 parece que é um grande passo. E, de fato, é!
Conciliar a vida profissional, as responsabilidades familiares e os estudos exige da pessoa um forte planejamento e força de vontade. Além disso, muitos ficam com uma dúvida se, de fato, dá para recuperar o “tempo perdido”.

Em primeiro lugar, não pense que isso foi uma perda, mas sim, o momento de acumular bagagem para chegar melhor preparado nesse momento. Isso muda sua forma de encarar essa fase nova em sua vida.
Além disso, temos boas notícias: os desafios existem sim, mas eles podem ser superados! Vem com a gente saber mais como fazer isso a seguir!
Conciliar estudos e trabalho
Conciliar a rotina dos estudos e a jornada de trabalho é a dificuldade mais citada por quem está retomando os estudos depois dos 30 anos. Afinal, a rotina de trabalho é muitas vezes intensa, sendo difícil imaginar como encaixar horas de aula, leituras e atividades acadêmicas.
Se esse é o seu caso, saiba que as tecnologias são suas maiores aliadas no momento! Afinal, que tal fazer sua graduação em modalidades flexíveis, como o modelo híbrido ou EAD?
Isso ajuda a conciliar melhor todas essas atividades e poder estudar em horários alternativos. Também, você consegue organizar sua rotina de forma mais realista e adaptando a jornada de estudos ao seu tempo disponível.
Por exemplo, está no transporte público voltando para casa? Assista a uma aula nesse espaço de tempo!
Manter a rotina de estudos e a proximidade com a família
Além de equilibrar os estudos com o trabalho, também é um grande desafio conseguir dedicar-se aos estudos e ter um tempo de qualidade em família. Muitas pessoas seguram sua vontade de fazer uma nova graduação pelo medo de não conseguirem estar tão presentes quanto antes.
Porém, isso é contornável. Essa é uma fase que exige diálogo, organização e, principalmente, apoio mútuo. Por isso, converse com as pessoas próximas sobre seus sonhos e que precisará de apoio e parceria nesse momento.
Além disso, invista em uma rotina bem definida. Assim, é possível separar alguns horários de descanso para estar mais presente com quem ama e recuperar as energias.
Nos momentos mais difíceis, lembre-se: esse período passará. Superar esse desafio será importante para seu crescimento pessoal e profissional e, também, para poder dar apoio e melhores condições para seus familiares. Tenha esse propósito em mente quando se sentir desmotivado.
E lembre-se: seu esforço poderá servir, inclusive, de exemplo e inspiração para filhos, irmãos e outras pessoas queridas do seu convívio. Você estará mostrando que nunca é tarde para evoluir e inspirar quem está ao seu redor!

Medo de se sentir deslocado com os colegas
Também é comum que a diferença de idade com a maioria dos colegas de sala de aula intimide quem já tem mais de 30 anos, com medo de se sentir deslocado. Afinal, o receio de não conseguir se enturmar ou de não acompanhar o ritmo dos estudantes mais jovens.
Porém, relaxe! Essa sensação desaparece rapidamente logo após as primeiras aulas! Geralmente, esse é um espaço bem acolhedor e os professores também são bem sensíveis a isso, ajudando na integração entre os colegas.
Também, a diversidade de perfis enriquece a experiência acadêmica de todos. Além disso, a sua bagagem profissional e de vida também vai chamar a atenção dos colegas, que vão querer aproveitar esse momento para inspirarem-se na sua história de vida.
Ou seja, com o tempo, você perceberá que tem tanto a ensinar quanto a aprender!
Receio de não conseguir acompanhar o ritmo da turma
Muitas pessoas também não têm confiança de que conseguirão manter o ritmo de estudos após os 30 anos, como se tivessem perdido o timing para lidar com a rotina acadêmica. Porém, isso não é verdade!
Tendo uma boa organização ao seu lado, você conseguirá lidar bem com provas, trabalhos e leituras. Muitas vezes, sua experiência com o mercado ou, até mesmo, com uma primeira graduação, tornarão esse momento ainda mais tranquilo!
Afinal, você perceberá que tem mais jogo de cintura, organização e confiança para lidar com esses momentos, além de já ter aprendido a ter mais foco e disciplina. A maturidade, nesse caso, pode ser mais uma aliada do que um desafio!
Caso tenha alguma dúvida sobre algum conteúdo, muitas instituições oferecem suporte pedagógico com monitores. Não deixe de contar com eles nesse momento!
Além disso, tenha paciência consigo mesmo. Você não precisa saber tudo de uma vez só: só precisa estar disposto a evoluir!
Medo de não conseguir lidar com as tecnologias do momento
O cenário educacional mudou bastante nos últimos anos, especialmente no uso de tecnologias no dia a dia. Cada vez mais as faculdades e universidades usam plataformas e recursos tecnológicos para potencializar o processo de aprendizagem dos alunos e prepará-los para o mercado de trabalho.
Quem tenta voltar aos estudos após os 30 anos tem medo de não conseguir dar conta de usar esses recursos no dia a dia. Mas isso não precisa ser um obstáculo!
Em primeiro lugar, com orientação dos professores e ajuda dos colegas, você consegue aprender com tranquilidade como usá-las. Vai conseguir pegar o jeito mais rápido do que imagina!
Lembre-se: você não estará sozinho. Muitos outros alunos estão, ou já estiveram, nesse mesmo lugar. Ninguém está esperando perfeição, apenas disposição para aprender e crescer!

Sensação de estar “atrasado” na vida profissional
Um pensamento que pode travá-lo na hora de buscar por realizar esse sonho é a sensação de estar atrasado em comparação com colegas mais jovens. É que há uma ideia de que existe uma “linha do tempo ideal” para conquistar seu diploma, emprego dos sonhos e estabilidade, mas não é bem assim!
Cada pessoa tem seu ritmo e sua história. Muitos nomes de sucesso, inclusive, só alcançaram seu máximo na carreira bem depois dos 30 anos! Um dos grandes exemplos disso é Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, uma das maiores empresas do mundo atualmente!
Como organizar a rotina para aproveitar melhor os estudos?
Um dos grandes segredos para arrasar na volta aos estudos, principalmente se você trabalha e tem família, é ter uma rotina bem organizada. Com isso, é possível equilibrar todos esses pontos e manter o autocuidado e o descanso também em dia!
Com estratégia, você consegue dar conta das demandas do curso, manter seus compromissos fixos e ter um tempo para recarregar as energias, lidando com a nova graduação ou pós-graduação de forma leve e tranquila.
Está em dúvida de como fazer isso? Vem com a gente, vamos trazer as melhores dicas para isso!
Dê prioridade para cursos flexíveis
Se você está retornando aos estudos e já tem uma rotina mais corrida, uma solução é apostar nas modalidades mais flexíveis, como o EAD (Educação à Distância) e semipresenciais.
No EAD, você pode acessar às aulas e conteúdos no horário que for melhor para você, seja a noite, nos finais de semana, pequenas pausas do dia ou, até mesmo, em oportunidades como no transporte, indo ou voltando do trabalho.
Já o semipresencial une tanto a experiência do EAD, com algumas aulas online, quanto o contato presencial com colegas e professores em dias e disciplinas específicas.
Ambas permitem que você tenha mais autonomia para organizar sua rotina e manter a motivação. Inclusive, essa tem sido a preferência de muitos adultos que voltam a estudar, sabia?
Um dado interessante é que, segundo dados do Enade de 2023, 30,7% do público de graduações à distância é formado por estudantes que têm mais de 40 anos. Ou seja, você não estará só nessa decisão!

Defina horários realistas para os estudos
Um erro comum de quem começa uma faculdade após os 30 é tentar encaixar os estudos em toda brecha de tempo possível, com medo de ficar enrolado depois e não conseguir dar conta. Porém, esse é um erro que pode custar caro, até mesmo, para sua saúde mental!
Afinal, estudar é importante, mas descansar é ainda mais! O seu cérebro, inclusive, só retém os conteúdos se você estiver descansado. Caso contrário, será mais difícil realmente aprender.
Da mesma forma, a disciplina é uma aliada para garantir que sua jornada seja mais tranquila. Por exemplo, vale mais a pena estudar 15 minutos todos os dias do que estudar por horas no sábado.
Então, defina horários realistas para estudar, considerando o seu ritmo e estilo de vida. Se você é mais produtivo à noite, aproveite esse momento. Se tem uma janela livre no meio do dia, use esse tempo para revisar conteúdos ou assistir a uma aula.
O segredo é: crie um cronograma possível e adaptado à sua realidade, sem exageros.
Não deixe de separar um tempo para descanso e lazer
Voltar a estudar com mais de 30 anos exige energia, foco e dedicação. E tudo isso só se sustenta a longo prazo se estiver bem, tanto emocionalmente quanto fisicamente.
Reserve momentos na sua rotina para fazer o que gosta: estar com a família, ver um filme, praticar um hobby ou simplesmente não fazer nada! Acredite, isso poderá fazer muito pelo seu processo de aprendizagem.
Dedicar um tempo a si ajuda a reduzir o estresse, melhora a sua concentração, além de deixar a mente mais leve para absorver o conteúdo.
Use ferramentas de organização de rotina
Organizar a rotina ajuda a evitar que as tarefas dos estudos e de outras áreas da sua vida se acumulem e se atropelem. Hoje há diversas ferramentas simples, gratuitas e acessíveis que ajudam muito nisso.
Para quem é fã do planejamento físico, conte com planners e agendas para fazer o controle da rotina. Já para quem se adapta melhor com apps e ferramentas que notifiquem as tarefas, vale a pena usar as opções digitais, como Google Agenda, Trello e Notion.
Todas essas opções permitem visualizar melhor seus compromissos, definir horários fixos para estudar, remanejar tarefas e dividi-las por prioridade.
Além disso, ao acompanhar seu progresso semanal, você se sente mais motivado, vendo o número de atividades que está dando conta.

Conte com apoio de familiares e amigos
Como você estará fazendo algo que, geralmente, é bem diferente do que amigos e familiares estão fazendo, essa pode se tornar uma jornada solitária. Porém, ter ao seu lado pessoas que torcem e entendem a importância dessa conquista ameniza essa sensação.
Então, primeiramente, compartilhe essa decisão com as pessoas próximas, que vão celebrar contigo esse momento. Também, deixe claro que você precisará do apoio delas, principalmente quando a rotina estiver mais atribulada.
Esse suporte pode chegar de várias formas: alguém que ajude a cuidar dos filhos, amigos que respeitem seu tempo de estudo e escutem seus desabafos, que o lembre da necessidade de descansar e, ainda, mande mensagens de incentivo nos períodos mais difíceis.
Ter uma rede de apoio emocional ajuda a manter sua motivação em alta e lembra que não está sozinho nesse processo.
Escolha instituições de ensino superior que deem apoio e acolhimento para alunos adultos
Nem toda instituição de ensino superior está preparada para receber alunos com mais de 30 anos. Porém, as melhores já perceberam que esse público tem crescido e merece um olhar especial.
Ao escolher o lugar para estudar, procure aquelas que valorizam a sua trajetória e ofereçam suporte acadêmico, psicológico e de carreira desde o início da sua graduação ou pós-graduação. Eles devem ter:
- Tutoria e monitoria para tirar dúvidas;
- Acompanhamento com psicólogos;
- Programas de empregabilidade, que ajudem na sua recolocação ou primeira oportunidade no mercado de trabalho;
- No caso de disciplinas online, que elas sejam adaptadas ao ritmo de quem trabalha.
O impacto dos estudos na vida profissional depois dos 30
Acredite, os estudos trazem um forte impacto positivo na vida das pessoas 30+! Afinal, para quem está nessa faixa etária, o mercado pode parecer mais fechado ou estagnado para novas oportunidades.
Mas, com a qualificação certa, você consegue reabrir portas e alcançar patamares que, antes, poderiam parecer mais distantes.
Vem com a gente conhecer mais sobre esses efeitos positivos para sua vida profissional e, até mesmo, pessoal. Vamos nessa!
Abre portas para recolocação no mercado
Uma das vantagens mais perceptíveis de voltar a estudar depois dos 30 é poder se recolocar no mercado com mais segurança e preparo. Decidir voltar a se qualificar mostra iniciativa, vontade de se manter atualizado e compromisso profissional, que são qualidades desejadas para todas as áreas.
Além disso, ter essa possibilidade de voltar a sala de aula permite conhecer pessoas novas, que poderão ser excelentes contatos para oportunidades no mercado de trabalho. Na pós-graduação, isso fica ainda mais evidente.
Pense em uma especialização em Gestão de Pessoas. Ela reúne profissionais de diversas áreas, que poderão indicá-lo, inclusive, para cargos de liderança no local em que elas trabalham.
Outro ponto é que o mercado, por estar cada vez mais acirrado, está valorizando muito quem continua estudando, mesmo já tendo experiência prática no mercado. E quando essa decisão é tomada pensando no seu planejamento de carreira, os resultados vão aparecer mais rápido do que imagina!

Aumenta seus ganhos mensais
Você sabia que estudo e salário caminham juntos? Isso é comprovado, inclusive, com pesquisas recentes. Segundo pesquisa da FGV-IBRE, quem tem Ensino Superior completo ganha 126% a mais do que quem tem Ensino Médio ou Superior incompleto.
Para quem é pós-graduado, a diferença também é bem significativa: segundo levantamento do Insper, quem tem especialização recebe quase o dobro de quem tem apenas a graduação.
Isso acontece porque ao ter uma melhor qualificação, você acessa vagas com melhor remuneração, conquista promoções internas e, até mesmo, ganha maior segurança para empreender.
Permite mudar sua área de atuação
Você sente que sua carreira atual não te representa mais? Muitas pessoas enfrentam esse dilema e não sabem o que fazer. Afinal, vale a pena recomeçar? Como fazer esse novo caminho com segurança?
O estudo é a chave para isso! Com mais maturidade e clareza sobre seus objetivos, a decisão de começar uma nova graduação ou pós fica mais fácil.
Um dado interessante é: segundo pesquisa do LinkedIn de 2025, três a cada cinco brasileiros querem mudar de área. Então, não se preocupe, isso é bem comum!
Aumenta sua competitividade no mercado
O mercado tem exigido cada vez mais dos profissionais, e quem fica na zona de conforto pode perder boas oportunidades de crescimento. Ao voltar a estudar, você pode se destacar tanto em processos seletivos externos quanto em promoções internas.
Seja com novas graduações ou pós-graduação, você consegue ampliar seu repertório, atualizar os conhecimentos e abrir portas para oportunidades que estavam fora do seu alcance até então, como a possibilidade de conquistar uma vaga no exterior.
Aumenta sua confiança e autoestima
Voltar a estudar é, também, um ato de autocuidado e coragem. Ao bancar essa decisão, você mostra para si que é capaz, mesmo com todos os desafios da rotina, trabalho e família. E isso é transformador!
Cada matéria concluída, nota boa ou conquista no curso fortalece sua autoconfiança. E isso não impacta apenas a sua carreira. Quanto mais preparado você se sentir, melhor vai se posicionar no trabalho, em entrevistas e em seus relacionamentos profissionais.

Permite realizar seu sonho profissional
Muitas pessoas chegam aos 30 com sonhos que não conseguiram ainda realizar: fazer uma faculdade específica, entrar em uma nova área ou abrir o próprio negócio. Esse pode ser um excelente momento para perceber que esse desejo ainda pode ser realizado, inclusive, deve!
Nessa fase da vida, você pode estudar com mais maturidade e foco para conquistar o que realmente deseja, direcionando seus esforços para um propósito. Já é possível entender melhor o que realmente quer, escolhe os cursos com mais critério e se dedica a um objetivo mais claro: construir a carreira que sempre quis.
Onde encontrar oportunidades após se qualificar?
Após terminar seu curso depois dos 30, é o momento de ir conquistar o que está buscando: as oportunidades que se abrirão com uma melhor qualificação no seu currículo!
Sabendo onde procurar, fica mais fácil chegar a essa conquista. E é claro que nós separamos as melhores dicas para ajudá-lo nisso.
Veja a seguir!
Procure vagas em plataformas especializadas
Você encontra diversos sites focados na divulgação de oportunidades para profissionais que estejam tanto entrando no mercado agora, quanto os que estão em busca de recolocação ou transição de carreira.
Neles, é possível usar os filtros para escolher entre vagas presenciais, remotas ou híbridas, por área, localidade, tipo de contratação e experiência. Assim, fica mais fácil encontrar aquela que está mais alinhada com seu perfil.
As principais são:
- Vagas;
- Catho;
- Gupy;
- Indeed;
- InfoJobs;
- LinkedIn.
Mantenha o currículo e LinkedIn atualizados
Não deixe seu currículo desatualizado, e não deixe de manter o seu perfil no LinkedIn movimentado. Ainda que não tenha experiência nessa nova área, coloque lá a sua nova formação, os projetos que fez parte durante a faculdade e, até mesmo, trabalhos voluntários.
Outra dica importante é ter currículos personalizados para cada vaga que for tentar. Isso aumenta suas chances de ser convocado para as próximas etapas.
No LinkedIn, além de manter o perfil atualizado, vale a pena também utilizá-lo como um aliado para novas interações. Aproveite para conversar com outras pessoas da área e faça publicações sobre o que conhece e domina. Isso abre portas para que, até mesmo, recrutadores venham até você!
Veja também! Saiba como otimizar o seu LinkedIn:


Use os recursos de empregabilidade da sua faculdade
As melhores instituições de ensino querem que seus alunos voem também e, por isso, elas oferecem apoio exclusivo para alunos e ex-alunos que querem entrar no mercado de trabalho ou mudar de área.
Programas de estágio, feiras de recrutamento, trilhas de carreira, podcasts de carreira (como o nosso, que tem dicas incríveis para ajudá-lo nessa jornada!) e acesso a plataformas como o Emprega.AI são ótimos exemplos disso. Aproveitar esses recursos vai acelerar muito o seu crescimento na carreira.
Se você está dando esse passo importante na sua formação, o próximo passo é se conectar com o mercado. Cadastre-se no Emprega.AI e encontre vagas que valorizam sua experiência de vida e sua nova qualificação!
Volte a estudar após os 30 anos: vale a pena!
Como você viu ao longo deste artigo, nunca é tarde para recomeçar. Confie na experiência da sua trajetória até aqui e na bagagem que construiu ao longo dos anos. Elas vão dar toda a segurança para lidar com os desafios que poderão aparecer.
O esforço de voltar a estudar vai valer a pena: vai gerar retorno financeiro e, o mais importante: a satisfação de conquistar algo que sonhou muito.
E que tal conseguir uma vaga na área antes mesmo de se formar? Busque oportunidades reais e de forma estratégica com o Emprega.AI!
Tenha apoio da Inteligência Artificial para encontrar as graduações, especializações e cursos livres que ajudarão a alcançar o que deseja, crie currículos otimizados para os processos seletivos mais concorridos e treine para entrevistas: tudo isso em uma mesma plataforma!
Faça seu cadastro no Emprega.AI e dê mais um passo rumo a seu sucesso!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?