5 dicas para criar um vídeo de apresentação para processo seletivo

vídeo apresentação processo seletivo

A tecnologia vem modificando diversos processos, até mesmo na hora de concorrer para uma vaga de emprego ou estágio. Agora é cada vez mais comum que as empresas peçam ao candidato para enviar um vídeo de apresentação para o processo seletivo.

Mas como produzir esse material? O que falar diante da câmera para conseguir se destacar? Essas e outras dúvidas passam pela cabeça de muitos profissionais.

Por querer ajudar nessa questão, nós, da Anhanguera, reunimos 5 dicas para que você produza um vídeo de apresentação para a vaga de emprego com qualidade. Não perca!

Faça um roteiro do vídeo

É importante ter em mente que estamos falando de um vídeo de apresentação do currículo. Por isso, você deve saber quais as principais informações que precisam ser relatadas nesse material.

Para não ter erro, a dica é construir um roteiro, elencando seus objetivos profissionais, formação, experiência e habilidades. Inclua também as razões pelas quais você tem interesse em trabalhar na empresa.

Depois, leia em voz alta para saber se não há erros de Português. Saiba que, ao se candidatar em grandes portais, como o nosso Canal Conecta, a concorrência será alta. Por isso, demonstrar que você fala de acordo com a norma culta vai fazer a diferença para seu ingresso no mercado de trabalho.

Grave em um espaço adequado e silencioso

Com o roteiro em mãos, chega a hora de fazer a gravação do vídeo de apresentação para o processo seletivo. Escolha um local em que possa gravar tranquilo, sem interrupções ou ruídos. A dica é que, ao fundo, o cenário seja neutro, como uma parede de uma cor só ou uma estante de livros que esteja organizada.

Escolha cores neutras e poucos acessórios

Você está gravando um vídeo de apresentação para o recrutador, certo? Por isso, escolha uma roupa que você usaria na entrevista de emprego: cores neutras, estilo mais discreto e com poucos acessórios.

Você pode estar concorrendo para uma vaga de empresas multinacionais brasileiras. Por isso, não deixe que detalhes como o que você está vestindo tirem pontos de um currículo.

Se for usar maquiagem, opte por tons leves

A mesma recomendação de discrição vale para o caso de maquiagens. É permitido usar batom e sombra, desde que sem exagero e, de preferência, com a tonalidade mais leve. Utilize cores para o dia a dia visando transmitir uma boa imagem para o recrutador.

Pratique o texto do roteiro

Muitos candidatos têm dúvida de como ser trainee. Saiba que uma das etapas pode ser justamente o envio de um vídeo de apresentação do candidato. Então, é importante saber como produzir um material interessante.

É necessário, antes de fazer a gravação para valer, praticar o texto do roteiro que você produziu. Leia diversas vezes, veja se a fala está espontânea e faça um vídeo-teste. Assista ao material e avalie se está adequado.

Agora é com você!

Agora você já sabe como produzir um vídeo de apresentação para o processo seletivo que vai impressionar os recrutadores. O importante é ter o foco em uma boa formação, como a que você encontra na Anhanguera, para conquistar as melhores vagas de emprego. Outro ponto é saber que, quanto mais você treinar a produção desses vídeos, melhor vai ficar o material.

Busca mais informações sobre recrutamento? Acompanhe como funcionam o processo seletivo das maiores empresas do Brasil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 110

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados