5 dicas para equilibrar vida pessoal e profissional

vida pessoal e profissional

Se você está vivendo o dilema de equilibrar vida pessoal e profissional não precisa se desesperar. Mesmo sem ter um dado estatístico preciso para garantir a seguinte afirmação, saiba que essa é uma questão que faz parte da rotina de milhões de pessoas.

Pensando nisso, nós da Anhanguera reunimos dicas para ajudar a vencer esse desafio e conseguir conciliar os compromissos profissionais e pessoais. Acompanhe o texto e confira!

Priorize as tarefas de trabalho

É óbvio que a sua vida pessoal também é muito importante, mas priorizar o trabalho é necessário na maioria dos casos, não é verdade? A maior parte das pessoas depende de uma atividade profissional para pagar as contas no fim do mês, realizar sonhos ou até mesmo alcançar maiores níveis de satisfação.

Além disso, é comum que as tarefas do trabalho envolvam também outros colegas, e não é legal ficar atrapalhando todo o processo, sem falar que geralmente você é contratado para isso. Portanto, organize a sua rotina a cada dia para conseguir dar prioridade para aquilo que é mais urgente ou importante no momento.

Com uma boa dose de organização, será muito mais fácil trabalhar, estudar e ter vida social, você vai ver.

Delegue o que puder ser delegado

Já ouviu a expressão “abraçar o mundo”? Algumas pessoas têm esse espírito de querer fazer tudo ao mesmo tempo e acabam ficando sobrecarregadas, exaustas e frustradas — afinal, todos nós temos limitações, e não dá para multiplicar o tempo disponível.

Se você se identifica com essa realidade, comece a pensar em delegar tarefas. Nem sempre vai ser possível fazer tudo o que você tem em mente, sem contar que o fato de compartilhar a responsabilidade com outras pessoas ainda pode render resultados muito melhores.

Encontre bons parceiros na sua jornada e divida os afazeres para que você possa focar aquilo que deseja. Assim, sobram alguns espaços a mais na sua agenda para cuidar de você e incluir atividades que contribuem com o bem-estar, o que tem muito a ver com uma vida mais equilibrada.

Organize a vida fora do trabalho

Várias pessoas que começam a tomar atitudes para se livrar um pouco da exaustão profissional não conseguem aproveitar o tempo livre. Por que isso acontece? Em muitos casos, o problema é que a vida fora do trabalho está tão desorganizada que fica difícil encontrar espaço para cumprir os seus desejos.

Por exemplo, fazer uma atividade física, viajar no fim de semana ou reunir-se com os amigos semanalmente são coisas que demandam o mínimo de programação, assim como tantas outras.

Quem vive a situação de trabalhar, estudar e ser mãe sabe disso. Tudo fica acumulado se não existe um planejamento para o dia a dia e, no fim das contas, o maior prejudicado é você mesmo. Então, não adianta muito organizar-se no trabalho e não levar isso para a vida pessoal também.

Comece a estabelecer limites

Reconhecer os seus limites é outra dica que faz toda a diferença para alcançar uma rotina produtiva e equilibrada, o que também está relacionado com as outras dicas acima.

Isto é, exercite a sensibilidade para perceber quando os pesos estão excedidos e não deixe que isso prejudique você em médio ou longo prazo. Alguns sinais como sono de má qualidade, insatisfação com o seu rendimento, tarefas procrastinadas, dores no corpo e constante falta de motivação não costumam ser positivos.

Para definir esses limites e preservar seu bem-estar, é essencial aprender a dizer não para algumas pessoas e situações. Nem tudo poderá ser incluído na sua agenda, e não há grandes problemas nisso.

Invista na gestão de tempo

Uma habilidade fundamental para conciliar trabalho e estudo ou quaisquer outras atividades é aprender a gerenciar o tempo. Hoje em dia, encontrar o emprego ideal significa para muita gente ter flexibilidade na agenda justamente visando conseguir administrar os afazeres.

Seja produtivo sem abrir mão do bem-estar!

Cada um tem suas preferências nesse sentido, mas o que importa é ficar satisfeito com os resultados. Por fim, lembre-se de que os excessos quase sempre são perigosos. Essa busca do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é muito importante, principalmente porque, ao conciliar as duas coisas, é possível ser mais produtivo e feliz.

Gostou das nossas sugestões? Aqui a prioridade é oferecer conteúdos interessantes para vocês! Aproveite para saber mais sobre como descobrir a sua vocação profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados