Como superar o desafio de trabalhar, estudar e ser mãe?

comosuperarodesafiodetrabalharestudaresermae

A maternidade já é uma tarefa desafiante e exigente no dia a dia. Agora, unir essa responsabilidade com a de trabalhar e estudar demanda muito mais comprometimento e foco por parte da mulher.

É preciso lidar com o tempo como ninguém, já que as obrigações não nos esperam, e qualquer atraso ou demanda esquecida pode levar a consequências desagradáveis. Sabendo disso e pensando em dar uma mão para essas heroínas, preparamos algumas dicas de como trabalhar, estudar e ser mãe mantendo a eficiência:

  • saiba organizar seu tempo;
  • tenha um plano de estudos;
  • converse com os professores;
  • teste diferentes possibilidades;
  • considere a possibilidade do EAD;
  • tenha uma rotina de trabalho flexível.

Para você entender melhor, continue a leitura e veja mais detalhes em cada tópico!

Saiba organizar seu tempo

Nunca é tarde para ir atrás de sonhos e objetivos, mas o bom planejamento é sempre necessário. Aliás, nessa jornada dupla, ou tripla, de trabalhar, estudar e ser mãe, a organização é o que faz tudo dar certo.

Estruture seu cronograma e divida todas as 24 horas do dia, com os minutos, para cada obrigação. Insira tudo o que você precisa fazer, incluindo dormir, alimentar-se e deslocar-se para trabalho e faculdade.

Isso fará você ter uma visão real de cada minuto disponível e o tempo necessário para cada responsabilidade. Também é uma forma de saber que procrastinação, definitivamente, não cabe para você.

Tenha um plano de estudos

Para seu plano de estudos, será necessário reservar tempo fora das aulas também. Você precisará, por exemplo, realizar trabalhos, revisar o conteúdo e estudar para provas. Pense, com antecedência, em suas redes de apoio. Combine com essas pessoas como e quando elas ajudarão, de modo que você consiga cumprir com os encargos da faculdade.

Separar horários estratégicos, como aqueles em que as crianças estão na escola, na casa da avó, dormindo, ou mesmo os finais de semana, que podem ser uma ótima solução nesse caso.

Converse com os professores

Tentar dar conta de tudo sozinha, sem ajuda e sem que as pessoas ao redor conheçam suas dificuldades, pode não ser muito inteligente. Converse com os professores sobre a realidade da sua rotina.

Ao saber de antemão dos seus problemas, eles entenderão seus atrasos e suas ausências, quando surgirem. Além do mais, eles podem propor soluções, para uma falta em dia de prova, por exemplo, antes que você as peça.

Teste diferentes possibilidades

Muitos cursos mais flexíveis permitem que o estudante monte a própria grade horária. Essa pode ser uma boa saída para terminar o curso com mais dedicação, sem precisar se sacrificar tanto.

Outra possibilidade é dar o máximo de si por um semestre, trancar o próximo, depois retornar e assim sucessivamente. Claro que isso fará você levar mais tempo para a conclusão. No entanto, é melhor assim do que apenas se contentar em não fazer nada, concorda?

Considere a possibilidade do EAD

Na rotina de ser mãe e estudar, uma faculdade EAD permite que você faça o curso assistindo às aulas em casa, pela internet. É outra solução, principalmente se o problema for arrumar alguém com quem deixar o filho.

Na Anhanguera, existe a possibilidade de você realizar seus estudos dessa maneira, tornando o processo mais conveniente e prático. Algumas das nossas graduações permitem aulas até 100% online, o que tende a otimizar bastante o tempo de pessoas cuja rotina é apertada. A faculdade é reconhecida e credenciada pelo MEC, garantindo, assim, a validade do seu diploma.

Tenha uma rotina de trabalho flexível

Trabalhar e ser mãe tende a exigir um emprego mais flexível, geralmente. Assim como os cursos online, existem formas de ganhar dinheiro sem precisar sair de casa, facilitando que você faça seu próprio horário. De qualquer forma, tenha em mente que toda essa flexibilidade não anula a necessidade de um grande planejamento diário, com todas as metas bem estipuladas.

Enfim, trabalhar, estudar e ser mãe está longe de ser uma atribuição simples. Porém, com jogo de cintura e seguindo todas essas dicas, é possível vencer muitas barreiras e levantar, com orgulho, seu troféu lá na frente.

Gostou do artigo? Que tal conhecer, na próxima leitura, como funciona a graduação EAD Anhanguera? É só clicar no link!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados