O que faz um técnico em Nutrição? Entenda

Você sabe o que faz um técnico em Nutrição? Esse profissional, diferentemente do graduado na área, pode exercer algumas atividades básicas em seu dia a dia de trabalho, como checar o cumprimento do cardápio elaborado, evitar o desperdício de ingredientes e ficar atento à preparação e higienização de alimentos.

Após a formação, você fica apto para atuar em diversos locais, como empresas, restaurantes, hotéis, escolas etc. Para obter o diploma no ramo, é preciso fazer um curso técnico que dura cerca de 2 anos.

Se quer saber o que faz um técnico em Nutrição e as possibilidades de trabalho, continue a leitura! ?

O que faz um técnico em Nutrição?

De modo geral, o técnico em Nutrição é responsável por atividades como elaboração de cardápios, manuseio de alimentos e controle da qualidade das refeições. Contudo, os profissionais podem atuar em diversas áreas da Nutrição, como:

  • Nutrição Clínica;
  • Saúde Pública;
  • Nutrição Esportiva.

Confira, abaixo, as principais atribuições do técnico em Nutrição!

Inspeciona alimentos

Dependendo do local onde trabalham, os técnicos em Nutrição podem fiscalizar os processos de produção de alimentos. É possível atuar em restaurantes, sejam privados ou públicos, que atendem grandes quantidades de pessoas.

Além disso, o técnico em Nutrição pode exercer outras funções, como acompanhar a higienização de utensílios e alimentos, assim como desenvolver relatórios sobre a condição da cozinha nos estabelecimentos.

Ajuda no preparo de refeições

Um técnico em Nutrição também pode auxiliar no preparo de refeições, seja na criação de fichas com diretrizes para ajudar os cozinheiros, seja contribuindo na prática.

Os profissionais ainda podem controlar as sobras e implementar iniciativas que reduzem ao máximo o desperdício de alimentos. ?

Colabora com a educação alimentar

Caso os técnicos em Nutrição atuem em uma instituição de ensino, também é possível desenvolver tarefas que contribuem com iniciativas em prol da reeducação alimentar.

Assim, essa função é essencial nas escolas, período em que a criança está em fase de desenvolvimento.

Quais são as possibilidades de atuação desse profissional?

O técnico em Nutrição pode atuar com a coordenação de cardápios de cozinhas industriais, hotéis e restaurantes. Também é possível desenvolver atividades em escolas ou creches, supervisionar a higienização dos alimentos em supermercados ou prestar assistência em instituições de educação alimentar.

Além disso, os técnicos em Nutrição podem empreender e iniciar um negócio próprio. Algumas opções incluem abrir uma loja de produtos naturais e lançar linhas de produtos fitness. Os profissionais podem ainda fazer parte de uma equipe multidisciplinar que presta serviço home care ou atuar com o fornecimento de alimentos em eventos e festas.

Na saúde pública, o técnico em Nutrição trabalha junto com outros profissionais para promover hábitos mais saudáveis de alimentação.

Qual a diferença entre o técnico e a formação em uma faculdade?

As duas formações contam com possibilidades de atuação e focos diferentes por conta de uma distinção importante: a graduação oferece um diploma de nível superior, enquanto o técnico não tem esse status. Veja, abaixo, as principais diferenças entre as duas carreiras!

Formação

Caso opte pelo curso técnico em Nutrição, saiba que estudará por cerca de 2 anos, ou seja, metade da graduação. Logo, é fato que as disciplinas serão mais enxutas, tendo como foco a parte prática, de modo que atenda às necessidades atuais do mercado de trabalho.

Um exemplo é a parte de Avaliação Nutricional, que apresenta carga horária menor do que o Bacharelado. O curso superior de Nutrição entra mais a fundo nas matérias, até por conta da extensa carga horária — estamos mencionando um mínimo de 3.200 horas.

No técnico, o valor é menor que a metade: aproximadamente 1.400 horas. Mas o que isso muda na prática? Caso seja graduado em Nutrição, terá uma formação mais generalista, o que proporciona oportunidade de atuar em várias áreas e seguir se especializando.

Oportunidades de trabalho

Como vimos, se formar no curso técnico em Nutrição é mais rápido e, em cerca de 2 anos, o aluno já estará apto para atuar no mercado de trabalho. O problema é que, levando em conta as hierarquias, esse nível tem menos conhecimento e habilidade do que os nutricionistas para alcançar cargos de especialista ou de liderança.

Na prática, o nutricionista pode ir muito além, seja para conquistar uma alta posição em uma empresa ou para empreender. Outro ponto é que a graduação abre várias portas, como para a pesquisa e uma carreira acadêmica. Assim, é possível fazer um mestrado e doutorado.

Salário

O salário é um fator muito diferente entre as profissões. Um nutricionista formado recebe cerca de R$ 3.017,40*. Já o técnico em Nutrição ganha, em média, R$ 1.936,57*. ?

Por que é mais interessante fazer faculdade?

Pensando nas habilidades e nos conhecimentos adquiridos, assim como na progressão de carreira e na questão salarial, vale a pena fazer a faculdade de Nutrição. Mas não se acomode: aproveite o momento para fazer estágios desde o início da graduação e preste atenção nas aulas para ter um rico repertório de técnicas.

Para acertar na escolha da instituição de ensino, verifique a qualidade do corpo docente e a infraestrutura física da faculdade. Na Anhanguera, ofertamos um curso de alta qualidade, com duração de 4 anos e que pode ser cursado nas modalidades de ensino presencial e semipresencial. ?

Ao longo da graduação, os estudantes são preparados para orientar pacientes sobre os alimentos mais adequados, de acordo com a necessidade nutricional individual. Após a formação, você terá as habilidades para auxiliar pessoas com ganho ou perda de peso, além de prescrever dietas para tratar doenças específicas, como diabete, obesidade, etc.

YouTube video

Confira algumas das principais matérias do curso:

  • Avaliação Nutricional;
  • Composição de Alimentos;
  • Bioquímica;
  • Genética.

Outro ponto é verificar se a instituição conta com ações que facilitem o seu ingresso no mercado de trabalho. Com o Canal Conecta, é possível conquistar uma vaga de emprego e estágio em várias regiões do país.

Faça um curso superior em Nutrição!

Agora que já aprendeu o que faz um técnico em Nutrição, saiba que você pode alavancar os ganhos e expandir as oportunidades de atuação ao fazer um curso superior na área. Por isso, venha para a Anhanguera e mude o rumo da sua carreira!

Gostou do post e quer investir no seu futuro? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.