Quem faz pedagogia pode dar aula do quê? Descubra 5 opções!

Quando o assunto é a faculdade de Pedagogia, algumas dúvidas podem surgir na mente de quem deseja investir nessa carreira: afinal, quem faz Pedagogia pode dar aula do quê?

De modo geral, dentro da sala de aula, o profissional atua com a educação infantil, mas não para por aí. Se quer saber onde o pedagogo pode atuar, continue a leitura para saber mais!

Afinal, quem faz Pedagogia pode dar aula do quê?

A seguir, você vai conhecer os assuntos em que o profissional de Pedagogia pode dar aula. Confira!

1. Educação Infantil

Na educação infantil, o pedagogo trabalha com crianças de 0 a 6 anos, podendo atuar em pré-escolas e creches. O profissional desenvolve atividades para ensinar os pequenos, bem como entretê-los.

Além do primeiro ano do ensino fundamental, também é possível lecionar até o quinto ano da educação básica. Se você está se perguntando quem faz Pedagogia pode dar aula do quê na educação infantil, saiba que é possível ministrar conteúdos de Ciências, História, Geografia, Matemática e Português.

2. Educação Especial

Estudantes com necessidades especiais recebem uma formação diferenciada, e o pedagogo tem uma formação voltada para eles. Para ensinar os conteúdos das primeiras séries do ensino fundamental, como Português, Matemática e Ciências, existem técnicas específicas.

Os pedagogos sabem lidar com essas questões e passam a incluí-las no grupo de alunos.

3. Educação de Jovens e Adultos (EJA)

O EJA é um sistema educacional que promove o aprendizado para quem não teve oportunidade de estudar. Para o pedagogo, é ótimo ter contato com realidades tão diferentes.

A metodologia para ensinar adultos e jovens muda em relação às demais. É essencial que esse aprendizado faça sentido aos estudantes mais maduros.

Nesse caso, as aulas de Português, Geografia, História, Matemática e outros conteúdos precisam abranger estudantes mais jovens, que são ligados às tecnologias, até os idosos, que geralmente têm mais dificuldade.

4. Organização Não Governamental (ONG)

Nas ONGs, o pedagogo ministra aulas para adolescentes e crianças que vivem em situação de vulnerabilidade. Nesse caso, o profissional atua como um verdadeiro facilitador em vários conteúdos, como História, Geografia, Matemática e Português.

5. Ensino Superior

Para dar aula em faculdade, o pedagogo precisa, além de cursar uma formação pedagógica ou um curso de Pedagogia, fazer uma pós-graduação. Esses são os requisitos do MEC para a admissão de professores no ensino superior.

Logo, os pedagogos aprendem outras maneiras de ensinar e preparar os futuros profissionais para o mercado de trabalho.

Dê o passo inicial para a carreira de Pedagogia na Anhanguera!

Percebeu que quem faz Pedagogia pode dar aula de vários assuntos em diferentes ocasiões? Para isso, é fundamental investir na formação para ser um profissional de sucesso e respeitado, não é mesmo?

Na Anhanguera, você terá acesso a um ensino de excelência, tendo aulas com professores mestres e doutores experientes. Além disso, a grade curricular é atualizada às novas diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), adotando metodologias de ensino inovadoras.

Após essa formação de excelência, você fica preparado para ingressar no mercado de trabalho e receber boas remunerações. O salário do profissional de pedagogia é de R$ 2.579,51* para uma jornada de trabalho de 38 horas semanais.

Agora é com você!

YouTube video

Se tinha dúvidas sobre onde o formado em Pedagogia pode dar aulas, percebeu como a atuação é ampla? Então, não deixe de investir no seu futuro para ser um profissional qualificado. Estude na Anhanguera e saia preparado para o mercado!

Gostou do post e quer fazer o curso de Pedagogia na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.