Quais são suas qualidades profissionais e como citar no currículo?

como citar as qualidades profissionais no currículo

As empresas realizam processos seletivos criteriosos para a seleção de colaboradores. Isso porque, diante da grande procura por oportunidades profissionais, é preciso filtrar candidatos que realmente estejam adequados ao perfil da vaga oferecida. Uma das maneiras mais comuns de fazer essa prévia avaliação é pelo recebimento de currículos.

Por meio desses documentos, o recrutador consegue avaliar qualificações, qualidades profissionais e competências técnicas e comportamentais do profissional. Desse modo, pode selecionar com maior segurança para participar da entrevista de emprego aqueles que estão aptos a exercer a função.

Tendo em vista a importância do currículo para a demonstração de competências comportamentais ao recrutador, elencamos algumas dicas de como citar as qualidades profissionais no documento. Não deixe de conferir!

A importância de conhecer suas qualidades profissionais

O autoconhecimento é fundamental para as mais diversas áreas da vida. Tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, a capacidade de entender as próprias competências permite desenvolver talentos, descobrir pontos que podem ser melhorados e, inclusive, elaborar um plano de carreira que traga satisfação pessoal.

Muitos se questionam sobre o que são qualidades profissionais. Trata-se justamente dessa carga subjetiva que contribui para o desenvolvimento de atividades com excelência ao longo da carreira. Ao descobrir essas potencialidades, é possível compreender qual é o seu perfil profissional e buscar por vagas alinhadas aos seus valores e aos seus ideais.

No que se refere à busca por um emprego e à elaboração do currículo, o autoconhecimento também permite transmitir com veracidade ao recrutador as habilidades que podem contribuir para os resultados da instituição. Lembrando que essa coerência entre o discurso e a prática é fundamental para demonstrar seriedade, interesse e comprometimento com a empresa contratante.

A melhor forma de inserir as qualidades profissionais no currículo

Muitos candidatos, embora conheçam as suas habilidades comportamentais, não sabem exatamente como descrevê-las e inseri-las no documento de apresentação. Tendo isso em vista, listamos algumas dicas de como fazê-lo. Confira!

Como descrever as habilidades

É importante ter em mente a necessidade de relatar as habilidades de modo que elas reflitam a realidade. Destaque características que você já desenvolveu ao longo da carreira profissional ou acadêmica, a partir de experiências e de vivências do cotidiano. Por outro lado, procure ser objetivo na descrição sobre quais são as qualidades profissionais.

Lembre-se de que o recrutador pode avaliar inúmeros documentos em um mesmo dia. Para se destacar diante da concorrência, é importante que você insira palavras-chave que gerem impacto positivo no avaliador. Desse modo, um estudante de engenharia, por exemplo, poderia mencionar excelente capacidade de raciocínio, análise crítica e escrita.

Como estruturar as qualidades no documento

No que se refere à estrutura do documento, a descrição do perfil profissional pode ser redigida em texto corrido ou a partir de tópicos. Uma das mais indicadas por especialistas no assunto, entretanto, é a colocação em tópicos. Isso porque a estrutura torna a leitura do currículo mais fluida e permite destacar trechos importantes para a avaliação.

Ao montar um currículo, após as informações pessoais, você poderá inserir uma breve declaração sobre os objetivos profissionais. Posteriormente, é possível incluir no tópico de habilidades e competências as qualidades mais importantes para o desenvolvimento do cargo. Uma dica prática importante é utilizar palavras-chave da descrição da própria vaga para chamar a atenção do avaliador.

Como garantir que recebam destaque

Quanto às qualidades profissionais, é possível dividi-las em dois grandes grupos: as genéricas e as específicas. As habilidades genéricas são aquelas bem-vindas em qualquer área de atuação. As específicas, por outro lado, são aquelas mais apropriadas para um tipo específico de cargo ou de função na empresa.

Para melhor exemplificar, a flexibilidade é importante para qualquer tipo de vaga, enquanto a visão estratégica se relaciona mais aos cargos de liderança. Portanto, para garantir que as competências estejam em destaque, além da estrutura, é importante inserir ambos os tipos de habilidades, coerentes entre si e que, juntos, podem contribuir para um trabalho de excelência.

A melhor maneira de conectar as qualidades às exigências da vaga

Você já deve saber que, atualmente, as empresas buscam não apenas por bons profissionais, mas por colaboradores que estejam tanto aptos a exercer a vaga quanto alinhados às suas exigências específicas. É fundamental, desse modo, que o candidato busque revelar com o máximo de veracidade as competências que contribuem para o bom desempenho no cargo.

Para fazê-lo, é necessário pesquisar a fundo sobre a empresa, assim como sua cultura organizacional, sua visão e seus valores. Isso ajuda a compreender quais são as expectativas do recrutador e que tipo de perfil profissional mais contribui para os resultados.

Embora haja variações, alguns dos exemplos de qualidades profissionais que as empresas costumam valorizar são: boa comunicação interpessoal, trabalho em equipe e comprometimento. Flexibilidade e liderança também são muito bem-vindos para a seleção.

Outra dica importante para relacionar as qualidades à vaga oferecida e se dar bem no processo seletivo é conectar competências com prévias experiências formativas e profissionais, buscando demonstrar de que modo elas contribuíram para a sua formação subjetiva.

Alguém que trabalhou com marketing digital ou tecnologia da informação, ainda que na função de estagiário, por exemplo, pode mencionar o aprendizado no gerenciamento de riscos e a resiliência para lidar com situações adversas.

A descrição das qualidades profissionais pode ser a chave para chamar a atenção do recrutador, demonstrar as competências comportamentais para a vaga e ter acesso às melhores oportunidades do mercado. Além disso, o candidato também deve se preocupar em buscar cargos alinhados às suas perspectivas, de modo a elevar as chances de contratação.

Nesse sentido, o Canal Conecta pode ser grande parceiro, uma vez que indica os candidatos ideais para cada vaga publicada no portal levando em consideração as exigências para o cargo, o perfil dos profissionais e as qualificações exigidas. Inclusive, ele oferece testes comportamentais e um serviço eficiente de geolocalização para o encontro de vagas próximas à residência do candidato.

Gostou do nosso artigo? Que tal conferir mais dicas sobre o assunto? Confira agora 6 passos infalíveis para montar um currículo diferenciado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados