O que é processo de Enfermagem? Qual sua importância?

Em sua rotina de trabalho, os enfermeiros precisam lidar com pacientes com várias necessidades e casos que vão dos mais simples até situações complexas. Levando em conta toda essa dinâmica, é fundamental que os profissionais sejam organizados e trabalhem de acordo com o processo de Enfermagem.

Cada pessoa demanda cuidados e procedimentos específicos e, para que os enfermeiros consigam executar seu trabalho de modo efetivo, é muito importante basear suas ações no que é estabelecido nesses processos. 😉 E aí, ficou interessado e quer saber o que é processo de Enfermagem e quais são as suas fases? Então, continue a leitura!

O que é processo de Enfermagem?

Todos os profissionais que lidam diretamente com pacientes devem prezar por uma anamnese detalhada, levantando a história emocional, cirúrgica, medicamentosa e clínica da pessoa e, após isso, intervir de acordo com o campo de atuação.

Acontece que vários profissionais vivenciam isso de modo arbitrário e sem organização, dificultando a percepção individual em relação à contextualização para outras pessoas que atuam na área da Saúde.

Desse modo, a integridade dos cuidados fica prejudicada, já que as informações se tornam incompletas e desconexas. Portanto, o processo de Enfermagem consiste nos passos que têm o objetivo de oferecer ao paciente um atendimento acertado, de acordo com suas necessidades e histórico clínico.

YouTube video

Ou seja, essas etapas podem criar uma linha de raciocínio para que os enfermeiros cuidem de todos os pacientes levando em consideração as suas particularidades. É importante lembrar que esse processo não é estabelecido de acordo com o centro de saúde ou o hospital em que o profissional atua. 👩‍⚕️

Assim, há uma padronização das etapas que faz parte das funções do profissional da área.

Qual é a sua importância?

Um dos principais objetivos do processo de Enfermagem é a criação de uma linha de raciocínio entre a avaliação da situação atual do paciente e o procedimento a ser aplicado para melhorar o prognóstico.

Além disso, esse método tenta aprimorar a gestão dos cuidados e aperfeiçoar a percepção do profissional de Enfermagem em relação à condição do paciente.

Por essa razão, é fundamental que todas as etapas sejam seguidas de modo cronológico, para garantir a efetividade da segurança nas condutas e a efetividade das medidas implementadas, além de ajudar a minimizar os custos desnecessários.

Quais são os processos de Enfermagem?

Segundo o Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), o processo de Enfermagem pode ser organizado em 5 etapas:

  • investigação ou coleta de dados;
  • diagnóstico de Enfermagem;
  • planejamento;
  • implementação;
  • avaliação.

Com uma visualização rápida, as etapas podem parecer processos individuais, entretanto, todas se encontram conectadas e dependem das outras.

O cumprimento desse processo é fundamental não somente para os pacientes, que recebem os cuidados necessários para a recuperação, mas também para a própria clínica ou hospital, pois são evitados custos desnecessários, por exemplo.

Quais são as etapas do processo de Enfermagem?

Agora, que tal conhecer em detalhes todas as etapas que fazem parte do processo de Enfermagem? Confira abaixo!

Investigação ou coleta de dados

Quando os pacientes chegam para o atendimento de Enfermagem, é essencial apurar as informações que vão além das queixas apresentadas por eles, bem como realizar a avaliação do resultado de exames. É bom ressaltar que essa fase deve ser feita com acolhimento ao indivíduo, sempre usando as técnicas de humanização.

Logo, essa primeira etapa define os pontos de investigação de quaisquer suspeitas diagnósticas, levando em conta a coleta completa e precisa das informações obtidas pelo histórico do paciente.

Nesse caso, é necessário aprofundar quais tipos de dados são relevantes para a queixa atual e outros que têm uma relação indireta com a suspeita diagnóstica, questionando a família e outras pessoas que possam informar variações nos sintomas. ✔️

Diagnóstico de Enfermagem

Após a coleta de dados subjetivos e objetivos, com a ajuda de perguntas aos pacientes e utilizando instrumentos como termômetro, a segunda etapa é o diagnóstico de Enfermagem.

Nessa fase, os profissionais já conseguem estabelecer qual tipo de intervenção será necessária em um primeiro momento, após esclarecer pontos na investigação inicial.

Planejamento de Enfermagem

Nessa etapa, a meta para o paciente é definida. Depois de coletar informações e de estabelecer um diagnóstico, chega a hora de realizar um plano de ação para recuperar a pessoa, o que abrange os exames necessários, os medicamentos receitados e as intervenções a serem feitas.

Assim, os enfermeiros devem se orientar tendo como base o resultado que se quer atingir com os pacientes.

Implementação

Essa fase consiste na execução do plano terapêutico proposto pelo time de Enfermagem, que deve ser feito com o apoio de uma equipe multidisciplinar, incluindo auxiliar e técnico de Enfermagem.

Logo, essa etapa inclui as alterações na taxa de oxigenação, as mudanças de decúbito, a realização de curativos especiais, o cálculo de gotejamento e a administração do medicamento prescrito.

Avaliação

Assim como acontece na fase de coleta de dados, a etapa de avaliação é contínua, levando em consideração que as mudanças no quadro dos pacientes podem acontecer a qualquer hora. A avaliação deve responder a algumas questões pertinentes, como:

  • O diagnóstico inicial foi acertado?
  • O indicador do paciente teve mudança?
  • O tratamento gerou o resultado esperado?

Logo, é um processo de comparação de avaliações e informações que identificam possíveis falhas e a revisão de práticas.

Como se capacitar para ter domínio de todas as fases?

Se chegou até aqui, deve estar se perguntando como se qualificar adequadamente para ter domínio de todas essas fases, não é mesmo? A dica é investir em uma excelente educação.

Boas faculdades são aquelas que, além de ter uma grade curricular de qualidade, também desenvolvem competências socioemocionais e trabalham o desenvolvimento completo do futuro profissional. A faculdade de Enfermagem da Anhanguera é um exemplo disso.

Aqui, você aprende tudo sobre a profissão, capacitando-se em vários âmbitos e tornando-se um enfermeiro preparado para o mercado de trabalho. Nosso currículo é valorizado por empregadores de todo o país! 😍

YouTube video

Agora é com você!

Agora que já conhece as fases do processo de Enfermagem, saiba que é fundamental investir na formação para ter acesso a um ensino de excelência. Então, venha para a Anhanguera e mude o rumo do seu futuro!

Não perca mais tempo e estude em uma faculdade renomada e conceituada. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.