Conheça os 5 princípios da Administração e suas aplicações

principios da administração

A gestão pública é pautada por alguns princípios da Administração, julgados fundamentais para garantir uma conduta íntegra e eficiente por parte dos órgãos. Por isso, é importante conhecer quais são essas diretrizes e como elas devem influenciar nas decisões rotineiras nessa esfera.

Se você quer descobrir mais sobre o assunto, quais são os princípios da Administração e por que é tão relevante que eles sejam praticados, fique conosco. Aproveite a leitura para não perder nenhum detalhe e acompanhe até o final! ?

O que são os princípios da Administração?

Os princípios da Administração Pública são balizadores usados para orientar as leis administrativas. Eles servem para dar um senso maior de direção à Administração Pública, tornando suas ações válidas e mais éticas, ou seja, fazendo com que atendam realmente aos interesses da principal interessada — a sociedade.

Desse modo, os princípios devem estar na base de qualquer decisão e iniciativa de ordem administrativa nesse setor. E é importante que cada vez mais profissionais se formem cientes desse compromisso e dever com o Estado e a população.

São cinco os princípios da Administração: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Quais são os princípios da Administração?

Vamos conhecer um pouco melhor cada um desses princípios? Fique atento e acompanhe quais são eles e o que querem dizer na prática. ?

1. Legalidade

O princípio da legalidade é o que coloca a lei como prioridade nas decisões administrativas. Isso significa que ela deve estar acima dos interesses do setor privado e dos pessoais. Portanto, uma ação só pode ser tomada se estiver de acordo com a legislação vigente.

O objetivo é fazer com que as vontades e necessidades gerais dos cidadãos sejam cumpridas. Dessa forma, o administrador público é apenas um instrumento de gestão, não podendo interferir no interesse coletivo com favoritismos ou afins.

  • Escolha de fornecedores para o setor público em licitações;
  • Execução de contratos públicos de maneira legítima, sem favorecimentos paralelos;
  • Quando é criada uma lei municipal sobre não estacionar em determinado local, ela só punirá quem parar a partir de sua vigência, não quem já parou antes;

2. Impessoalidade

O princípio da impessoalidade, por sua vez, diz respeito a tratar todos os indivíduos sem qualquer tipo de discriminação. Isso visa, principalmente, abolir o preconceito e a diferenciação no tratamento de cidadãos com posicionamentos políticos ou ideológicos diferentes dos servidores.

Portanto, para assumir um cargo público, é preciso ter a igualdade como parte fundamental da conduta profissional. E se a lei diz que todos são iguais perante ela, essa também é uma maneira de cumprir o primeiro princípio.

  • Não diferenciar o tratamento para pessoas com diferentes opiniões, sexualidade, preferências ideológica e outras no atendimento em setores públicos;
  • Não buscar favorecimento em serviços públicos para qualquer pessoa como antecipação de ações, preferência na resolução de casos, etc.;
  • Tratar todos os cidadãos com a mesma educação, respeito e atenção em qualquer ambiente.

3. Moralidade

A moralidade é o que garante que um servidor público só tome condutas consideradas aceitáveis dentro da sociedade em que ele vive. E isso é uma maneira de garantir um comportamento ético, respeitoso e íntegro com todas as pessoas.

Os valores morais estão explícitos nas normas jurídicas e visam preservar a gestão pública em relação às suas condutas. Por isso, toda ofensa ao direito do cidadão é considerada também uma maneira de ferir o princípio da moralidade.

  • Funcionários públicos que não discutem com cidadãos ou que os trate de maneira diferenciada;
  • Realização de contratos públicos de maneira íntegra;
  • Cumprimento de prazos, normas e demandas sem desvios;
  • Atenção e cuidado com as demandas da população;

4. Publicidade

O princípio da publicidade tem como objetivo central a promoção da transparência nas atividades da Administração Pública. Isso é usado como forma de atribuir mais credibilidade ao poder público, impossibilitando que ele oculte informações importantes da população.

Então, a publicidade é uma prestação de contas à sociedade, salvo, é claro, casos que exijam realmente um sigilo legal. Assim, todo cidadão tem direito ao acesso às informações do poder público, e é dever da Administração torná-las disponíveis.

  • Criação e atualização de sites e redes sociais de todas as esferas públicas como municípios, estados e Governo Federal;
  • Divulgação constante de licitações e projetos em andamento para benefício público;
  • Divulgação do uso de verbas e gastos de entidades públicas e servidores.

5. Eficiência

Eficiência é a virtude de conseguir cumprir com aquilo que lhe compete. Portanto, é um princípio da Administração entregar bons resultados aos cidadãos por meio do uso inteligente e estratégico dos recursos públicos. ?

Em outras palavras, os servidores devem buscar oferecer sempre os melhores serviços, otimizando os orçamentos e provocando mudanças benéficas para a população. Isso tudo cuidando do patrimônio público e evitando qualquer tipo de desperdício.

  • Cuidado no processo de licitação para escolha da oferta com melhor custo-benefício;
  • Realização de licitações constantes para garantir a boa execução das demandas públicas;
  • Contratação de profissionais com qualificação certificada para garantir o bom uso dos recursos.

Para que são usados e qual a importância de saber esses princípios?

Dominar esses princípios da Administração é fundamental para que você realmente realize um trabalho íntegro, eficaz, benéfico e consolidador dentro da esfera pública. Ao seu tornar um servidor, é crucial ter em mente que o seu trabalho é mediar os interesses da população e da máquina do Estado.

É seu dever promover e assegurar que os direitos das pessoas sejam respeitados. Ao mesmo tempo, também é sua obrigação ser eficiente na gestão dos recursos que estão ao seu alcance para preservar o funcionamento do poder público.

Desse modo, cada um desses princípios é determinado para:

  • aproximar a Administração Pública da população;
  • aumentar a transparência sobre ela;
  • garantir direitos iguais às pessoas;
  • possibilitar uma gestão cada vez mais eficiente.

Portanto, se o seu objetivo é ser um exímio servidor, é preciso agir com total alinhamento a essas diretrizes.

Como entrar na área de Administração?

A Administração é uma das áreas mais abrangentes disponíveis no mercado hoje. Apesar do grande número de profissionais formados, existem diversos focos de atuação diferentes nesse segmento. Enquanto alguns optam pelo setor privado, outra parte foca a Administração Pública.

Se esse é o seu caso, saiba que uma graduação na área fará total diferença na sua jornada profissional e na remuneração.

Faculdade de Adm é aqui é Anhanguera!

Aliás, para trabalhar na Administração Pública, você tem duas opções: o curso superior de Administração ou o curso de Gestão Pública. Ambos são oferecidos aqui, na Anhanguera!

Em ambos os casos, você aprenderá diversos conceitos sobre Administração geral, além de temas como Direito e Contabilidade. Porém, o curso de Administração é mais voltado para a esfera privada, enquanto o curso de Gestão Pública vai focar em alguns aspectos específicos dessa área de atuação governamental.

Você ainda tem a opção de estudar de casa, do trabalho ou no trajeto de um para o outro, pois o curso é oferecido no formato EAD. Assim, dá para assistir às aulas quando tiver tempo e o melhor: sem precisar parar de trabalhar para isso. Legal, né?

Entenda melhor neste vídeo:

YouTube video

Pronto para seguir os princípios da Administração?

Como você deve ter percebido, a área de Administração é muito promissora. No entanto, conhecer e respeitar os princípios da Administração é fará total diferença na qualidade dos serviços que você vai prestar. Fique atento à aplicação dos princípios no dia a dia enquanto servidor público, combinado? ✌?

Se gostou do que viu por aqui e quer dar o próximo passo em direção à sua carreira, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.