Conheça 7 funções do Administrador de Empresas no dia a dia!

administração é de humanas

Você anda de olho no curso de Administração, mas não tem ideia de quais são as funções do administrador

Pois saiba que existem diversas possibilidades! Um administrador pode atuar em várias áreas e possui um perfil muito adaptável. Entre as diversas funções do administrador, ele pode atuar em três níveis de planejamento

  • o nível estratégico — que planeja estratégias a longo prazo e que abrange toda a empresa;
  • o nível tático — que planeja um conjunto de ações dentro de determinado departamento da empresa;
  • o nível operacional — que traça planos de curto prazo para executar as atividades de rotina.

Todos os níveis de planejamento estão integrados um ao outro. No entanto, é o planejamento estratégico que determina o andamento dos demais níveis. Para te ajudar a decidir sobre sua carreira, vamos te explicar um pouco sobre 7 funções que o administrador pode exercer dentro desses níveis. Se liga só!

Planejar estratégias 

Essa função está dentro do nível estratégico, nela o administrador atua como gestor ou empreendedor de um negócio. A principal função do administrador aqui é elaborar planos e estratégias que façam a empresa alcançar determinadas metas. ?

O planejamento estratégico deve estruturar cada passo da empresa para seguir um caminho. Portanto, essa função é bem complexa e cheia de responsabilidade, não é mesmo? ? 

Em resumo, ela aborda não só a definição de metas futuras para a empresa, mas também deve traçar estratégias para possíveis mudanças no meio da jornada.

Logo, podemos dizer que a função do administrador é ser uma bússola para a organização. Para isso, o administrador deve estar sempre preparado para se adaptar às necessidades do mercado e buscar soluções para diversos desafios.

Organizar documentos

Durante o dia a dia do administrador, ele também pode gerenciar atividades de nível operacional, como organização de documentos. Essa atividade é muito importante para a manutenção de uma empresa. Já pensou o tanto de papelada que é usada nos processos administrativos? ? É demais, né?

Para que nenhuma dessas informações se perca o administrador é vital. Ele está apto para usar diversas técnicas de controle de arquivamento. Ademais, a sua função é assegurar que os documentos estejam sempre acessíveis quando necessário. Assim como deve conservá-los, registrá-los e classificá-los em um banco de dados.

Gerenciar pessoas

Mulher segurando notebook em frente a colegas em reunião

Durante a rotina de trabalho, o administrador sempre estará cercado de outras pessoas da sua equipe. Logo, ele também precisa gerenciar o time, tanto no nível tático, como no nível estratégico.

Além disso, uma das principais áreas de atuação do administrador é no setor de Recursos Humanos. A sua função é estar próximo do dia a dia dos colaboradores, não só para guiar as demandas de trabalho, mas também realizar treinamentos. 

O administrador deve atuar como um mediador de conflitos nas equipes. Desse modo, também deve delegar tarefas e acompanhar o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Controlar a logística da empresa

O administrador também pode atuar como gestor de logística de uma empresa. Portanto, a função do administrador é realizar o controle de aquisição de insumos para produção. Assim como todo o processo de cadeia de suprimentos. 

As atividades inclusas são: planejamento e compra de produtos, negociação com fornecedores, controle de estoque e armazenamento, controle de qualidade, entre muitos outros. 

Para atuar no setor logístico, é preciso várias habilidades que só um bom administrador tem. Como por exemplo:  liderança, planejamento, raciocínio lógico e adaptabilidade.  Além disso, o administrador do setor logístico pode atuar tanto no nível estratégico, como no tático.

Gerenciar o setor comercial

Entre as principais funções do administrador é preciso destacar a gestão comercial. O administrador pode atuar em todos os níveis da área comercial. A sua principal função é gerenciar os processos de compra, venda de produtos e relacionamento com os clientes.

Se você é administrador e um vendedor nato, então essa é a função certa para você!? Qualquer empresa, seja qual for o nicho, precisa da atuação de um administrador na área comercial. 

Além disso, o administrador comercial também avalia e desenvolve venda de produtos, faz pesquisas de mercado, realiza análises comerciais, elabora orçamentos e preços e fecha negócios com fornecedores.

Gerenciar o setor financeiro

Já imaginou uma empresa sem gerir o próprio dinheiro? ? É impossível manter o seu funcionamento, não é? 

Se você gosta de lidar com números e cálculos, a carreira de administrador é perfeita para você. Isso porque uma das funções do administrador também é lidar com transações financeiras, controle de custos e despesas. 

O administrador está apto para elaborar estratégias financeiras, auditorias fiscais, fluxo de caixa, controle de contas a pagar e receber, entre outras atividades. Tudo no intuito de manter a lucratividade da empresa, assim como a sua saúde financeira.

Atender e negociar com clientes

Um administrador de empresas também precisa lidar com o atendimento de clientes. Sua função é sempre estar atento às necessidades dos clientes, usar técnicas de abordagem, criar estratégias de fidelização e conhecer o perfil dos consumidores. 

O administrador pode atuar em todas as etapas da jornada de compra do cliente: desde a atração, a venda, até o pós-venda. Ademais, ele também pode atuar na área de Marketing.

Além disso, o administrador precisa ser um ótimo comunicador, pois como vimos antes, um bom administrador precisa negociar com várias pessoas. Afinal, ele também tem a função de ser o representante de um negócio

E agora? Como ser um expert nas funções de administrador?

Você deseja começar uma carreira promissora na área de Administração? Então, a Anhanguera pode te ajudar a realizar esse sonho! ?

A Faculdade de Administração EAD da Anhanguera oferece diversas vantagens para você ampliar seus conhecimentos e ganhar mais na sua área profissional.

Para te dar aquele apoio, nós temos um sistema de ensino focado em preparar você para o mercado de trabalho. Você vai aprender, por meio de métodos práticos, o que você realmente precisa para atuar na área. 

Tudo isso unindo prática e teoria, e desenvolvendo habilidades socioemocionais por meio das nossas Trilhas de Carreira. 

Para investir no seu futuro é muito fácil! Os valores da mensalidade de Administração são muito acessíveis. Além disso, você ainda tem a chance de aproveitar nossas bolsas de estudos. Demais, não é? ? 

Então, seja um expert nas funções de administrador e inscreva-se no vestibular da Anhanguera

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados