Como estão as oportunidades para quem cursa Pedagogia em SP?

pedagogia em sp

O mercado de trabalho para quem cursa Pedagogia em SP possui diversas oportunidades. O setor da Educação no estado paulista, além de possuir uma média de qualidade de infraestrutura maior que a nacional, também tem grande investimento público e privado.

A seguir, veja como funciona o curso na Anhanguera! Listamos as principais informações da área e oportunidades de carreira para quem cursa Pedagogia em SP. 

Como funciona o curso de Pedagogia?

Nos últimos anos, o estudo da Pedagogia precisou se renovar e incluir novos métodos de ensino e didática. A utilização de ferramentas digitais e uso da tecnologia possibilitou a inovação e práticas didáticas que transformam a experiência do aluno em sala de aula.

Nesse sentido, tendo em vista o desenvolvimento de conhecimentos, pensamento crítico, empatia, cooperação e muito mais, a Anhanguera criou um novo curso de Pedagogia Presencial. Confira como funciona!

Totalmente alinhado com o mercado pedagógico, a base curricular foi reformulada com um curso planejado para o aluno se tornar o professor do século 21, com diferenciais que tornam o currículo mais valorizado. A Anhanguera faz parte do primeiro grupo de Educação do país a oferecer o curso de Pedagogia de acordo com a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

estudantes e professor
Pedagogia da Anhanguera: alinhada às novas normas da Base Nacional Comum Curricular.

Com ensino por competências e vivência prática ao longo de toda a graduação, o novo curso de Pedagogia da Anhanguera está alinhado às novas normas da Base Nacional Comum Curricular. Você sabe a importância dessa política educacional? Vamos explicar:

O que é a BNCC? 

É um documento normativo que define as habilidades e competências essenciais a todos os alunos da educação básica. O documento orienta a formulação dos currículos escolares, formação de professores, produção de material didático, dentre outros.

Sua implementação foi feita em todas as escolas de educação básica em Dez/2019 e todas as instituições de ensino superior devem adequar seus cursos até Dez/2021.

Oportunidades para quem cursa Pedagogia em SP:

Um fator que contribui para os bons resultados do setor são as iniciativas públicas de profissionalização, como o Programa Líderes Públicos e também as novas possibilidades de atuação com ensino a distância em SP, encorajada por medidas do governo paulista. Ou seja, é cada vez mais necessário investir em Educação e novas soluções e tecnologias na área.

Em São Paulo, isso se reflete nas boas oportunidades de emprego que surgem a cada dia para quem estuda Pedagogia. Sites como o Glassdoor e o Banco Nacional de Empregos oferecem vagas efetivas com salários de até R$ 3.419,50, média do profissional pedagogo na cidade.

Como o seu principal objetivo é estabelecer a qualidade da educação, ao seguir a nova BNCC, você estará alinhado às principais diretrizes de aprendizagem do MEC para se tornar um profissional pronto para atuar no setor de Educação em SP.

Aulas práticas

Na Anhanguera, o aluno pode contar com aulas práticas pedagógicas dentro de cada disciplina durante toda a graduação. Assim, o estudante ganha experiência necessária para o ensino dos conteúdos aprendidos.

Aulas estritamente teóricas estão ultrapassadas. O novo curso de Pedagogia garante a prática como componente curricular ao longo do curso, onde o aluno pode ver a aplicabilidade prática de tudo que é aprendido.

Formação ampliada 

O estudante terá uma formação ampliada, tendo em vista o desenvolvimento de competências complementares para atender às demandas do mercado de trabalho.

Material didático 

O aluno conta com material didático produzido por referências acadêmicas, de mercado e de inovação. 

Valorização de competências

Diferente do modelo anterior, em que o aluno egresso deveria se formar sabendo somente uma gama de conteúdos teóricos de base, agora, o estudante também pode contar com foco no desenvolvimento de competências que o capacitam para o mercado de trabalho.

Foco em 10 competências gerais

Como futuros professores da educação básica, é necessário que o aprendizado por competências seja proposto na nova estrutura curricular, para que eles sejam parte da metodologia de ensino dos novos docentes. São elas dez qualificações a seguir:

  • argumentação;
  • conhecimento;
  • cultura digital;
  • pensamento científico, crítico e criativo;
  • trabalho e projeto de vida;
  • repertório cultural;
  • comunicação;
  • empatia e colaboração;
  • responsabilidade e cidadania;
  • autoconhecimento e autocuidado.

O novo curso de Pedagogia já está disponível?

Sim! Valendo já para os calouros do curso de Pedagogia Presencial do primeiro semestre de 2020.

Qual a duração?

O curso de Pedagogia na modalidade presencial tem duração de 8 semestres.

Se você está matriculado ou pensa em fazer Pedagogia EAD, não fique desanimado! Muito em breve, algumas das novidades também estarão disponíveis para o ensino à distância na Anhanguera.

Pedagogia em SP: como descobrir as melhores faculdades?

Agora que você já sabe como funciona o curso e quais são as vantagens de optar por ele na Anhanguera, confira 3 pontos essenciais para escolher a melhor faculdade de Pedagogia em SP. Não deixe de considerá-los no momento de tomar sua decisão sobre onde estudar.

1. Pesquise sobre a infraestrutura

A faculdade ideal oferece o que o aluno precisa para estudar da melhor forma. Considerando isso, lembre-se de checar o local e verificar as instalações. Ter uma boa biblioteca é indispensável para o estudante de Pedagogia em SP. Afinal, isso facilita seus estudos, promove um espaço silencioso e confortável para realizar pesquisas e ainda ajuda você a economizar — já que encontrando um bom acervo de livros não vai ser necessário comprá-los.

Confira a infraestrutura disponível para os estudantes de Pedagogia em algumas unidades da Anhanguera em São Paulo:

Biblioteca - Anhanguera Belenzinho
Biblioteca – Anhanguera Belenzinho
Biblioteca - Anhanguera Belenzinho
Biblioteca – Anhanguera Belenzinho
Laboratório de informática - Anhanguera Vila Mariana
Laboratório de informática – Anhanguera Vila Mariana
Auditório - Anhanguera Vila Mariana
Auditório – Anhanguera Vila Mariana

2. Compare valores

É importante saber o preço das mensalidades e as maneiras de ingressar em cada curso. 

Vale destacar que o preço não é tudo. É preciso pensar em valor. Ou seja, seu objetivo não deve ser encontrar a faculdade mais barata, e sim aquela que apresenta o melhor custo-benefício: oferece mais valor por um preço justo — o que descreve perfeitamente o perfil da Anhanguera: proporcionar um ensino comprometido com a qualidade, sem pesar na mensalidade, a fim de que você consiga concluir a graduação com sucesso!

Caso esteja curioso a respeito dos valores de mensalidades do curso de Pedagogia em SP, confira aqui.

3. Confira as modalidades de ensino

Não se esqueça de que a sua formação está em jogo. Então, deve ser considerado também as modalidades de ensino superior disponíveis. Conheça também os tipos de graduação para cursar Pedagogia — presencial ou EAD.

Afinal, tem curso de Pedagogia a distância em SP?

Sim! Na Anhanguera, por exemplo, pode ser cursada nos modelos semipresencial ou 100% online, disponíveis em várias unidades de SP, como Belenzinho, Lapa, Santana, República, Tatuapé e etc.

Confira no vídeo abaixo mais detalhes sobre o curso de Pedagogia EAD:

Onde estudar Pedagogia em SP?

São muitas as possibilidades de Licenciatura e Bacharel em Pedagogia em SP.

Aqui, na Anhanguera, são mais de 14 campus em toda a Grande São Paulo e outras dezenas de unidades espalhadas pelo interior e litoral do estado paulista.

Com professores pós-graduados, que contam com formação especializada em sua área de atuação e, melhor, apresentam uma boa bagagem profissional. Assim, a formação em Pedagogia na Anhanguera não é somente baseada em conhecimentos teóricos, mas também práticos, com uma visão ampla do mercado em SP.

Agora que você já tirou as suas dúvidas a respeito do curso de Pedagogia em SP, confira se o curso está disponível próximo a você! Acesse vestibulares.com.br/anhanguera e saiba mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados