8 livros de Nutrição que você vai conhecer na faculdade

O curso de Nutrição é muito valorizado por explorar o que ocorre a partir da escolha e da ingestão de diversos tipos de alimentos. Se você tem interesse em se aprofundar nesse universo, pode começar com os temas abordados em bons livros de Nutrição.?

O contato com as principais obras acontece na faculdade e deve servir de impulso para a busca constante de novas fontes de conhecimento. É claro que não há necessidade de adquirir todos os títulos recomendados pelos professores, mas vale a pena conhecer o conteúdo básico dos principais títulos da área.

Quer ver alguns exemplos? Preparamos 8 opções imperdíveis para você!

1. Nutrição Comportamental

Sabemos que o ato de se alimentar engloba diversos aspectos fisiológicos, sociais e emocionais. Por isso, tratar a comida apenas como algo necessário à sobrevivência pode ser um caminho inadequado. A proposta da obra Nutrição Comportamental está no combate à ideia de que existem produtos exclusivamente bons ou ruins para a saúde.

As autoras Marle Alvarenga, Manoela Fiqueiredo, Cynthia Antonaccio e Fernanda Timerman discutem estratégias variadas para promover mudanças de comportamento que garantam uma vida mais equilibrada, eliminando a sensação de culpa e vergonha. É um trabalho atrativo para quem deseja explorar uma nova forma de pensar sobre a comida e variar os livros de Nutrição.

2. Nutrição Clínica no Adulto

O material já está em sua 4ª edição e foi produzido por Lilian Cuppari. Trata-se de um dos livros mais importantes da área de Nutrição, por abordar temas que permanecem em alta, como alimentação saudável, intolerâncias e alergias alimentares, além do famoso Guia Alimentar para a População Brasileira.?

A autora é uma das pesquisadoras mais respeitadas no campo da Nutrição Clínica e ganhou reconhecimento internacional por conta de diversos trabalhos, muitos deles voltados à investigação de problemas renais. Uma das principais atualizações desde o lançamento do livro, ocorrido em 2003, está no tópico de aconselhamento nutricional. É uma parte dedicada à evolução nas áreas nutrigenômica e nutrigenética.

3. Biodisponibilidade de Nutrientes

Escrito por Silvia Maria Franciscato Cozzolino, é um dos livros de Nutrição indicados para compreender o trajeto que a comida percorre desde a ingestão até a excreção. Ou seja, há detalhes sobre o processo de digestão, as condições que afetam a absorção de nutrientes e a forma como o organismo aproveita cada recurso ofertado.

Na obra, você confere os resultados da deficiência e do excesso de nutrientes, bem como as recomendações de ingestão apresentadas por entidades nacionais e internacionais. Também consegue descobrir de que maneira algumas doenças interferem na completa utilização das vitaminas, minerais e outras substâncias.

4. Nutrição Oral, Enteral e Parenteral na Prática Clínica

Essa obra é resultado das experiências de Dan Linetzky Waitzberg na área de cirurgias. Ele fez sua graduação, mestrado e doutorado na Faculdade de Medicina da USP e já colaborou com 5 edições para abordar assuntos de diversas áreas de Nutrição, dedicando-se principalmente ao atendimento de pessoas que se encontram em situações especiais.

Você vai se deparar com discussões sobre terapia nutricional, valorização da nutrição oral em casos específicos e alimentação para crianças e adolescentes. O material também conta com pesquisas e gerenciamentos do apoio nutricional parenteral, além de estudos relativos às causas da obesidade e contribuições valiosas de diversos profissionais da área da Saúde.?

5. Tabela para Composição de Alimentos: suporte para decisão nutricional

É um dos livros de Nutrição que orientam profissionais na elaboração de dietas e demais programas alimentares. Nele, a docente e pesquisadora Sonia Tucunduva Philippi apresenta mais de 2600 produtos naturais e industrializados com os devidos valores para energia e quantidade de nutrientes a cada 100 gramas do alimento.

Há muitas dicas de preparações comuns na mesa dos brasileiros, desde a mistura de arroz e feijão até lanches rápidos, como as pizzas. Também tem uma parte dedicada a receitas regionais, como feijoada e acarajé. Um ponto positivo é que a tabela de composição dos alimentos é simples e intuitiva, organizada em ordem alfabética e com índice digital.

6. Nutrição Clínica no Dia a Dia

O livro explora trabalhos comuns da rotina e as diversas funções do profissional da Nutrição. Elaborado por Larissa Calixto-Lima e Maria Cristina Gonzalez, está em sua segunda edição e mantém a característica de um guia prático repleto de informações sobre o atendimento nutricional.?

A obra traz 13 capítulos voltados aos instrumentos de triagem, avaliação e planejamento dietoterápico, mostrando orientações específicas para lidar com diferentes enfermidades e controlar seus sintomas. A organização do conteúdo é um dos grandes destaques, já que se baseia em tabelas apoiadas por textos completos e variedade de cores que facilitam a compreensão.

7. Nutrição Moderna de Shills na Saúde e na Doença

É um complemento a diversos livros de Nutrição por reunir o trabalho de mais de 190 especialistas internacionais. A ideia foi revisar e atualizar os conhecimentos levantados por Maurice Edward Shills, a fim de aplicá-los em áreas como medicina, enfermagem, dietética e saúde pública.

A obra concentra muitos conteúdos aprofundados, que vão das doenças e patologias até os campos da biologia molecular e da fisiologia. Em cada tópico, você vai compreender um pouco mais sobre as síndromes, sistemas e mecanismos que ocorrem no corpo humano, além de refletir com base em discussões que rodeiam o âmbito científico-ético da alimentação.

8. Nutrição Esportiva: uma visão prática

De autoria de Marcia Daskal Hirschbruch, é uma obra que concentra a experiência pessoal de vários autores convidados, todos eles atuantes no ramo da Nutrição Esportiva do Brasil. Os tópicos são organizados em torno de conhecimentos básicos da área, como fisiologia, bioquímica, medicina do esporte, avaliação física e treinamento.?

Você também encontra, ao longo do material, exemplos de dietas adequadas para cada modalidade esportiva. É um livro bem completo em questão de temas que afetam o desempenho de atletas profissionais e amadores, como viagens, transtornos psicológicos e suplementação. Traz, inclusive, discussões em torno de práticas para cadeirantes, idosos e outros grupos especiais.

Venha fazer parte desse universo!

Se a apresentação dos livros de Nutrição só aumentou sua vontade de investir na área, aproveite para iniciar o seu curso de Nutrição na Anhanguera. Temos condições que facilitam o ingresso e a permanência dos estudantes na faculdade. Oferta de bolsas de estudo, descontos, sistema de ensino moderno e apoio personalizado são apenas alguns dos diferenciais da nossa instituição.

Gostou da oportunidade e quer participar do próximo vestibular? Faça a sua inscrição agora mesmo em nosso portal!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados