O que faz um Advogado Empresarial? Conheça 5 funções desse especialista!

advogado empreendedor

Você anda se perguntando o que faz um advogado empresarial? Hoje viemos para acabar com as suas dúvidas! Nós separamos 5 funções dessa profissão, que se tornou uma das mais promissoras no mercado de trabalho. Confira!

Consultoria na abertura de empresas e sociedades

Os advogados que trabalham na área de Direito Empresarial são responsáveis pela mediação entre empresas, colaboradores e consumidores do mercado. 

Aliás, existe uma grande demanda de advogados empresariais, pois sua função é essencial em empresas de qualquer porte. Uma das principais funções que um advogado empresarial pode fazer é a consultoria na abertura e fusão de empresas.

Assim como a formação, recuperação e extinção de sociedades. O advogado empresarial pode orientar os empresários sobre os tipos de sociedades, além de auxiliar nas relações entre sócios e acionistas. 

Consultoria e defesa do direito do consumidor

O advogado empresarial faz diversos tipos de consultoria, entre eles, consultorias especializadas no Direito do Consumidor. Sua principal função aqui é ser um mediador nas relações de compra e venda entre consumidores e fornecedores. 

Além disso, você sabia que o advogado pode defender tanto os interesses de consumidores, quanto de fornecedores? Pois sim! ?

O advogado empresarial tem uma atuação muito ampla, logo seus conhecimentos também podem ajudar as empresas. É comum que empresários tenham advogados especialistas no Código de Defesa do Consumidor para a execução de medidas judiciais. Dessa forma, as empresas evitam problemas com a Justiça. ⚖

Consultoria de contratos trabalhistas

O advogado empresarial também pode ter a função de mediar contratos entre empresas e funcionários. Nesta função, o advogado é um especialista em Direito do Trabalho, que atua representando tanto empregados, quanto empregadores. 

Além de defender os interesses de seu cliente em casos de conflito judicial, o advogado trabalhista também pode atuar como consultor em empresas. Desse modo, ele tem o objetivo de garantir o cumprimento de direitos trabalhistas dentro das empresas. ?

Assessoria tributária em empresas

Por certo, as empresas possuem muitos deveres, entre eles, o pagamento de impostos para órgãos públicos. Por isso, é vital que as empresas tenham assessores para administrar tributos, e isso é o que um advogado empresarial faz.

Este profissional pode auxiliar empresas por meio de um planejamento tributário. O planejamento é essencial para que as empresas reduzam seus gastos financeiros ? e optem por regimes tributários mais vantajosos. 

A propósito, o salário do formado em Direito empresarial é um dos mais altos do mercado. Devido a sua atuação vital para a manutenção de empresas, os advogados tributários são um dos profissionais mais buscados. Demais, né??

Registro de propriedades intelectuais

Outra função do advogado empresarial é o registro de marcas e patentes. Se você ainda não sabe, as marcas e patentes são consideradas propriedades intelectuais. 

Essa é uma área de Direito que garante aos autores/criadores de uma invenção intelectual, o direito exclusivo de comercializar suas propriedades. 

Por exemplo, você já pensou se aparecesse alguém por aí vendendo um produto que você criou? Ou com a logo da sua marca? ?? Seria um grande problema! Por isso, as empresas possuem advogados para defender o cumprimento dos direitos de suas marcas. Uma função muito interessante, né?

Faculdade de Direito da Anhanguera!

Agora que você já sabe o que faz um advogado empresarial, que tal começar uma carreira na área de Direito?

Na faculdade de Direito da Anhanguera você tem um sistema de ensino atualizado e focado na preparação do mercado de trabalho. Além disso, você ainda pode ganhar uma bolsa de estudo para Direito. Uma baita oportunidade, não é?

Avance na sua carreira e inscreva-se no vestibular da Anhanguera! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados