O que faz um Advogado Criminalista? Conheça 7 funções desse profissional!

advogado empreendedor

Você sabe o que faz um Advogado Criminalista? Atualmente, ocorrem diversos problemas de segurança que inspiram pessoas a se tornarem protagonistas dessas mudanças na sociedade. Portanto, nada melhor que enriquecer seu conhecimento no investimento em um curso que possibilitará tal finalidade.

Por isso, se você deseja conhecer todos os detalhes sobre essa profissão, continue conosco e se atente às informações dos tópicos abaixo para as características de cada função que ele exerce. Boa leitura!

1. Ser defesa em uma ação penal pública ou privada

Antes de mais nada, é necessário lembrar que existem várias áreas dentro do Direito. Sob esse ponto de vista, há muitos jovens que demonstram muito interesse em seguir a carreira jurídica e contribuir na resolução de conflitos nos mais diferentes tipos de crimes existentes

De antemão, existem três principais aspectos que caracterizam as infrações penais: formal, material e analítico. O primeiro também é conhecido como estático e caracteriza as ações ou omissões consideradas como uma conduta reprovável.

Já o segundo caracteriza comportamentos reprováveis e que geram danos à sociedade. Por sua vez, o último se divide entre teoria bipartida e tripartida. A partir disso, o profissional começa a atuar na construção da defesa, seja em uma ação pública ou privada.

2. Solicitar a revisão criminal

Assim como na vida, sempre existem equívocos nas mais diversas decisões que o ser humano toma. Afinal, há casos que necessitam de revisões em busca de combater qualquer tipo de erro judiciário. Desse modo, também é papel do advogado criminalista garantir que o réu não seja preso injustamente. 

Normalmente, ela se aplica quando a decisão que o juiz tomou diverge com o que apresenta um texto de lei. Ou até mesmo se ele recebeu a influência de uma prova falsa. Aliado a tais fatos, há também a possibilidade do profissional ter uma nova prova da inocência em que melhore o andamento do processo e que o cliente seja absolvido o quanto antes.

3. Pedir a liberdade provisória do réu

Segundo o artigo 310, inciso III do Código de Processo Penal, trata-se de um benefício constitucional que permite que o réu possa cumprir processo em liberdade. No entanto, se o mesmo quebrar as regras estabelecidas pelas autoridades é necessário que ele volte à prisão. 

Sim, essa é uma das funções mais marcantes sobre o que faz um Advogado Criminalista. De maneira geral, é uma maneira que o profissional encontra para que o cliente aguarde o julgamento em liberdade.

Ao passo que não existe a necessidade delas serem presas antes que o julgamento tenha um fim. Entretanto ela não se aplica em casos de presos em flagrante. Esse e outros detalhes você pode aprender na faculdade de Direito. Seja ela presencial ou EAD.

4. Realizar o requerimento de habeas corpus

Entre tantas funções sobre o que faz um Advogado Criminalista está aquela de garantir o direito à liberdade de um indivíduo. Logo, quando o mesmo se sente ameaçado, o profissional dessa área do Direito pode solicitar o requerimento de habeas corpus. E, consequentemente, garantir sua liberdade de locomoção.

Sob esse ponto de vista, o art. 648 do Código de Processo Penal mostra 7 situações nas quais ele se aplica. Entre elas, podemos citar a ocasião em que um indivíduo fica por mais tempo preso do que determina a lei, quando a punibilidade se encerra ou quando não apresenta justa causa

5. Pedir audiências e sustentação oral

Atuar na defesa do cliente requer muito preparo, atenção às leis e uma postura segura do profissional. Principalmente no momento de realizar a sustentação oral. Afinal, é necessário nutrir o seu discurso e passar bastante segurança no momento da defesa do seu cliente. 

De maneira geral, esse recurso existe desde muito tempo e busca, por meio de palavras, defender uma ideia, uma causa ou um caso criminal. Assim, é fundamental saber se portar em público e ter boas técnicas de oratória. Desse modo, será possível gerenciar suas ideias com maior facilidade e demonstrar credibilidade por meio da fala.

Apesar da preocupação em acabar com o medo de falar em público, o indivíduo precisa lidar com outros aspectos que ajudam a dar mais precisão e clareza nessa ocasião. Tal qual o cuidado no tom de voz, a linguagem, a consideração dos argumentos da parte contrária, o respeito ao tempo de fala permitido e convicção das razões que levaram a solicitar o recurso em questão.

6. Dar procedimento a pedidos de revogamento e relaxamento de prisões

Assim como o juiz decreta a prisão, ele também poderá revogá-la. Como bem sabemos, existem leis que são revogadas em decorrência do decurso do tempo ou pela substituição de uma outra. Normalmente, na área criminalista o pedido de revogação é usado em casos de prisão preventiva.

Quanto ao relaxamento ocorre quando o réu é preso ilegalmente. Decisão essa que precisa ser decidida pelo magistrado e se comprovada o indivíduo em questão precisa ter a liberdade de forma imediata. Vale lembrar que o mesmo vale em casos de prisões em flagrante, em cenários que não atendem aos requisitos legais.

Sem dúvidas, quanto mais aprendemos mais engrandecemos enquanto profissionais. Por isso, é fundamental ingressar na faculdade de Direito. Principalmente quando há a possibilidade de conseguir bolsa de estudos.

7. Solicitar um pedido de instauração de queixa de crime

Normalmente, é essa solicitação que inicia uma ação penal privada. Consequentemente advindas de crimes de calúnia, difamação, dano qualificado e até abandono de animais. Logo, essa é outra função de um Advogado Criminalista. O próprio levará o caso ao juiz.

Seja como for, existe a possibilidade de perdão quando perceber que ofensa foi totalmente direcionada à vítima em questão. No entanto, se o crime estiver dentro de uma ação penal pública ela passa a ser vista como uma denúncia. Portanto necessita a condução de um representante do Ministério Público para o caso. 

De o primeiro passo para ser um Advogado Criminalista!

YouTube video

Ao longo dessa leitura você teve oportunidade de conhecer o que faz um Advogado Criminalista e quais as principais funções dele. Existem variadas oportunidades para você se dar bem nessa área e investir em um processo contínuo de educação de qualidade.

Portanto, invista em uma faculdade que ofereça ótimos recursos para você crescer e se destacar no mercado de trabalho. Por isso, inscreva-se em nosso vestibular online e comece agora mesmo sua qualificação profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.