O que é Vade Mecum? Como ele é usado na faculdade?

O que é Vade Mecum

Ao pesquisar sobre os materiais necessários para o curso de Direito, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é Vade Mecum. Afinal, esse livro acompanha os profissionais da área desde a graduação e será necessário durante toda a carreira.

Seu conteúdo são as principais leis do país. No Vade Mecum, elas são agrupadas e organizadas por especialistas para atender a diferentes finalidades, como estudo para faculdade, concurso público e exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Logo abaixo, tiramos as principais dúvidas sobre esse material e explicamos como escolher o livro correto para graduação em Direito. Continue!

O que é Vade Mecum?

O Vade Mecum é um compilado de leis organizadas por especialistas. A expressão latina pode ser traduzida como “vai comigo”, fazendo referência ao livro acompanhar o estudante em toda a sua trajetória na faculdade e, posteriormente, na carreira.

Nesse sentido, não se trata de um agrupamento aleatório. As características básicas de um Vade Mecum são as seguintes:

  • seleção de leis com um objetivo;
  • súmulas de tribunais — que representam decisões consolidadas sobre um tema;
  • remissões legais — indicações sobre artigos de leis que se relacionam;
  • índices da legislação presente no material;
  • ferramentas de marcação — como fitas ou marcadores digitais.

Assim como os principais livros para estudantes de Direito, o Vade Mecum pode ser encontrado em versões físicas ou digitais. A escolha depende bastante da preferência pessoal e condição financeira dos profissionais e alunos.

As diferenças práticas são as seguintes. O Vade Mecum físico tem a vantagem de ser admitido, sem anotações, na segunda fase da OAB e em algumas etapas de concurso público. Já o digital sai na frente em relação à atualização, com conteúdo que acompanha as mudanças legislativas.

Quais são os tipos de Vade Mecum?

Os tipos de Vade Mecum podem ser identificados conforme o objetivo da seleção de leis. Isto é, por maior que seja esse material, ainda assim não é possível inserir todas as normas aplicáveis no Brasil. Portanto, as editoras reúnem especialistas para fazer as compilações de acordo com o projeto.

O primeiro tipo é o Vade Mecum tradicional ou geral. Nele, estão selecionados Códigos, leis e súmulas mais utilizados na prática jurídica e nos estudos de Direito. Ao lado dele, existem as versões compactas, que são mais resumidas.

Um segundo tipo são os compilados para uma matéria específica, como Direito Penal, Direito Administrativo e Direito Civil. Além disso, o tema do material pode ser um concurso público ou o exame da OAB, priorizando as leis previstas nos editais das provas.

No caso do Vade Mecum digital, as diferenças não são tão evidentes, porque o conteúdo não sofre restrições de custos de impressão, peso, usabilidade etc.

Qual é a importância do Vade Mecum para o estudante de Direito?

O estudante de Direito utiliza o Vade Mecum por diferentes motivos. Não se trata apenas de deixar de imprimir as leis individualmente, porque o conteúdo do livro é selecionado e organizado por especialistas.

Quem vai estudar tem a segurança de que, ao menos, as principais leis para o seu objetivo estarão disponíveis. Além disso, as remissões são um diferencial e aceleram o aprendizado do aluno.

O Vade Mecum de uma boa editora faz diversas correlações entre as normas. Assim, por exemplo, ao abrir o material em um artigo de lei, você já encontrará quais são as regras conexas e as súmulas de tribunais, indicadas logo abaixo da norma consultada.

Outro benefício é que as provas com consulta a legislação proíbem a impressão de leis. Portanto, o uso do Vade Mecum é obrigatório, inclusive, com regras específicas, como a proibição de anotações.

Você entenderá um pouco mais sobre os benefícios lendo nosso artigo com tudo sobre Direito, em que saberá quais são as disciplinas e momentos da graduação.

Quando o Vade Mecum é usado na faculdade?

Você utilizará o Vade Mecum em quase toda a graduação com exceção de algumas disciplinas, como Filosofia e Sociologia do Direito. A importância, no entanto, cresce à medida que a formação avança e fica mais focada nos conhecimentos sobre a legislação, saindo da teoria geral, argumentação e afins.

O material será muito importante nas suas aulas de prática jurídica e nos estágios. Nesses momentos, você precisa cumprir tarefas profissionais reais ou simuladas, dependendo bastante do conteúdo para fundamentar suas medidas.

As provas da faculdade de Direito também podem admitir a consulta, permitindo-se que os alunos levem o Vade Mecum. Por isso mesmo, uma das vantagens de ter o livro digital é poder realizar todas as anotações durante o estudo, mantendo o livro físico imune a anotações que configurem uma cola.

Se tiver mais dúvidas sobre o início da faculdade, consulte o guia do calouro para entender como é o primeiro ano do curso.

Como escolher o Vade Mecum?

A escolha do Vade Mecum não é difícil desde que você tenha clareza sobre qual é o seu objetivo. Utilize a seguinte checklist:

  • busque uma editora de referência;
  • escolha entre o Vade Mecum temático ou geral;
  • verifique o ano do Vade Mecum;
  • olhe a data de fechamento da edição e veja se está atualizado.

Um diferencial da Anhanguera é a parceria com a Saraiva Educação. Esse benefício exclusivo contribui para que você tenha a melhor qualidade, em iniciativas como a Aula Destaque e o curso preparatório para OAB.

Você também consegue estudar Direito com Vade Mecum Digital da Saraiva, tendo o material disponível para as aulas, trabalhos acadêmicos e, até mesmo, redigir medidas legais no seu estágio. Logo, como o conteúdo é constantemente atualizado, é um benefício para o seu aprendizado, bem como uma redução de custos com a formação.

Além dessas vantagens, você tem benefícios para desenvolver competências profissionais, como as Trilhas de Carreira e o acesso ao Canal Conecta. Esse reúne processos seletivos de estágio e de emprego de organizações parceiras.

Lembre-se de que é importante ficar atento à qualidade da sua graduação. A instituição de ensino deve se preocupar com o desenvolvimento do aluno. Afinal, existem diferentes caminhos profissionais, como advocacia, concurso público, pesquisa e docência, que exigem um tratamento diferenciado.

Estude na Anhanguera!

Por isso, a Anhanguera é a melhor opção para quem deseja mudar de vida, aliando qualidade no ensino e excelente custo-benefício da graduação. Depois de saber o que é Vade Mecum, não deixe de aproveitar a oportunidade de estudar com ele e outros diferenciais durante a graduação.

Para iniciar a sua faculdade de Direito, inscreva-se agora mesmo no vestibular e estude com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 68

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados