Radiologia Odontológica: o que é e como atuar na área?

o que é radiologia odontologica

Para que um tratamento dentário seja realizado com sucesso, o dentista, muitas vezes, precisará solicitar uma série de exames que ajudam a detectar a presença de lesões e doenças bucais. Entre eles está a radiografia da boca (dentes, gengiva e maxilares). 🦷Esse exame é feito por um profissional da área da Radiologia Odontológica — capacitado e preparado para aplicar tecnologias de diagnóstico por imagem.

Os resultados auxiliam o dentista a precisar condições como cáries, doenças da gengiva, necessidade de aparelhos, implantes ou prótese dentária, entre outras. Mas você sabe exatamente o que é a Radiologia Odontológica e como trilhar carreira na área? Caso a resposta seja “não”, fique por aqui. Neste texto, trouxemos as principais informações sobre o assunto e ainda explicaremos como ingressar em um curso de qualidade. Vamos lá?

O que é Radiologia Odontológica? 

Radiologia Odontológica é uma especialidade que utiliza de tecnologias de raios-X para examinar estruturas dentárias, faciais, dos maxilares e afins. Conforme falamos, esses exames são voltados para o diagnóstico de doenças e servem para auxiliar o dentista a definir abordagens de tratamentos odontológicos.

A Radiografia Odontológica, como também é chamado o exame, utiliza uma quantidade segura de radiação para a geração de imagens. O radiologista sempre veste equipamentos de segurança, e o paciente usa coletes protetores de chumbo. Ou seja, não há perigo algum para a saúde.

Geralmente, o raio-x odontológico é feito em clínicas especializadas em diagnóstico por imagem. Nesses casos, o próprio dentista encaminha o paciente para esses locais e faz o pedido dos exames necessários.

Quem faz o curso de Odontologia aprende bastante sobre o assunto. Se o seu sonho é se tornar um dentista, vale super a pena dar uma olhada no curso! 😁

YouTube video

Quanto ganha um radiologista odontológico?

O mercado da Radiologia Odontológica vem crescendo bastante no Brasil, especialmente devido aos avanços tecnológicos na área da saúde. Essa expansão potencializou a empregabilidade para os profissionais formados no nível superior. 👩🏿‍🎓

Consequentemente, o salário do radiologista também sofreu alterações para melhor. Atualmente, um técnico em Radiologia Odontológica ganha, em média, R$ 2.275,72*.

Já o salário do dentista é bastante atrativoR$ 4.226,58* ao mês. Afinal, vale lembrar que quem se especializa por meio de um curso superior tem ainda mais oportunidades e chances de receber valores maiores.

Quais são as vantagens de atuar na área? 

Que tal saber as vantagens de se trabalhar neste ramo da Odontologia? Conheça-as abaixo! ✍🏿

Possibilidade de trabalho em vários locais

O radiologista odontológico encontra oportunidades em locais variados. Entre eles, podemos citar:

  • clínicas de raios-X, laboratórios e hospitais🏥 ;
  • clínicas veterinárias;
  • telerradiologia;
  • empresas especializadas de Radiologia Odontológica;
  • portos e aeroportos. ✈️

Rotina agitada

A rotina do radiologista odontológico é bem movimentada. As demandas chegam a todo momento, incluindo casos emergenciais. Para o bem-estar do paciente em situações de emergência, os laudos precisam sair de forma rápida.

Sendo assim, quem quer trilhar carreira em Radiologia deve estar disposto a abrir mão da monotonia durante o dia a dia de trabalho.

Aprendizado constante

A posição do radiologista contribui para que ele tenha contato com casos variados todos os dias. Acompanhar esses casos e aprender com eles é fundamental para aprimorar o aprendizado e adquirir experiência.📚

Isso, além ajudar o paciente, também permite ao radiologista um crescimento profissional constante devido à bagagem de casos. 🔝Interessante, não é mesmo?

Uso de tecnologias no trabalho

Como já comentamos, cada vez mais tecnologias vêm surgindo para aprimorar os serviços da área da saúde. E a radiologia não fica de lado quando o assunto são novidades e tendências.

Um exemplo de tecnologia implantada na área é a Inteligência Artificial (IA), utilizada, aqui, para mapear exames de imagem. Isso ajuda o radiologista a encontrar anormalidades com mais facilidade. Outra tendência no segmento é a telerradiologia — que amplia o alcance de diagnósticos.

Esses fatores tornam a profissão bastante interessante para aqueles que gostam de estar em contato com novas tecnologias.

Auxílio ao paciente

Entre as missões dos profissionais da saúde está o comprometimento em ajudar os pacientes que precisam de respostas e amparo. Todos os estudos feitos para atuar na área são feitos pelo radiologista em nome da vontade de auxiliar as pessoas.

Trata-se de algo bastante gratificante, afinal, envolve melhorar a qualidade de vida de alguém por meio de diagnósticos precisos. Sendo assim, se você se interessa pela saúde, trabalhar com Radiologia Odontológica é uma possibilidade a ser considerada.

Quem pode trabalhar com a área?

Para trabalhar com Radiologia Odontológica, você pode seguir alguns caminhos diferentes. O primeiro deles é cursar uma formação técnica ou tecnóloga em Radiologia. Essas são opções que demandam menos tempo, pois são focadas no ensino prático. Assim, você pode ingressar no mercado de trabalho mais rápido. 🧑🏿‍💼

No entanto, quem deseja uma profissão mais completa pode cursar a graduação em Odontologia e também trabalhar no ramo da Radiologia. Por isso mesmo é importante saber tudo sobre Odontologia. Afinal, quem sabe essa não é a carreira ideal para você?

YouTube video

Como trilhar carreira na Radiologia Odontológica? 

Para trilhar uma carreira na Radiologia Odontológica, é fundamental que você se capacite por meio de uma instituição de ensino de qualidade e que ofereça cursos com boas notas segundo o Ministério da Educação (MEC). Sendo assim, neste momento, é muito importante fazer pesquisas e comparações para tomar uma boa decisão.

Ao escolher uma faculdade, a dica é prestar atenção em fatores essenciais que fazem dela um ótimo lugar para cursar sua formação em Radiologia Odontológica. Para ajudar nessa missão, trouxemos a lista abaixo:

  • infraestrutura moderna, com laboratórios bem-equipados;
  • corpo docente amplamente qualificado;
  • modalidades de ensino para diferentes rotinas (EAD, semipresencial, presencial);
  • bom custo-benefício, ou seja, mensalidades em conta e cursos de qualidade;
  • possibilidade de conseguir bolsas de estudo, descontos e convênios;
  • parcerias com empresas de todo o país para auxiliar o ingresso do aluno no mercado.

Ao pesquisar sobre a Anhanguera, você verá que preenchemos todos os requisitos acima. Nosso curso de Odontologia habilitará você não só a lidar com Radiologia Odontológica, como também a restaurar, limpar e extrair dentes, instalar próteses, tratar doenças bucais e realizar cirurgias. Ou seja, um profissional completo! 😎

E então, vamos dar o próximo passo?

Agora que você já tem em mãos as principais informações sobre Radiologia Odontológica, o que está esperando para vir estudar com a gente aqui, na Anhanguera!? Assim, você tem tudo para se tornar um profissional preparado e requisitado pelo mercado de trabalho.🔝

Sendo assim, aproveite que está aqui para fazer agora mesmo sua inscrição no vestibular online Anhanguera! Estamos te esperando!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.