Direito Imobiliário: o que é e como atuar na área?

o que é direito imobiliário

Você tem o sonho de fazer o curso de Direito? Se sim, saiba que essa escolha já ajuda a pensar no futuro. No ramo jurídico, há opções de sobra para o profissional mostrar todo o seu potencial. Se quer fazer diferença, saiba que vale a pena saber o que é Direito Imobiliário.

Esse campo jurídico conta com excelentes oportunidades de atuação, já que o mercado imobiliário é um setor que necessita dos serviços desse tipo de advogado especializado.

Se você se interessa pelo tema e quer saber o que é Direito Imobiliário, como funciona a área e o mercado de trabalho, continue a leitura!

O que é Direito Imobiliário?

O Direito Imobiliário abrange todos os tipos de discussão jurídica que envolvem imóveis, mesmo que a relação também tenha como foco outra área do Direito. Assim, os profissionais exercem atividades relacionadas à venda, doação, locação, financiamento e registro de imóveis.

As negociações imobiliárias necessitam da atuação de um advogado especializado no ramo, assim como os fundos de investimento imobiliários que precisam de profissionais jurídicos que atuam na análise do risco do investimento. ?

Sua atuação judicial também é grande, pois muitas demandas relacionadas a contratos de venda e compra, financiamentos imobiliários, locação, distrato e atraso na entrega de obras devem ser judicializadas.

Como funciona a área e como atua o profissional?

Nessa área, os profissionais de Direito Imobiliário entendem sobre a legislação do ramo e, por isso, podem atuar em várias ações em seu dia a dia de trabalho, pois eles conhecem os direitos e deveres do consumidor, bem como da empresa que está comercializando o patrimônio.

Como os advogados que atuam nessa especialidade conhecem os trâmites envolvidos nos processos e as leis imobiliárias, eles são capazes de esclarecer dúvidas e fornecer todo o suporte necessário aos clientes. Também estão presentes em várias etapas, desde a oferta dos imóveis até a efetivação do negócio, com o objetivo de evitar problemas com informações e documentos falsos.

Caso escolha essa área, saiba que pode atuar em ações de despejo por falta de pagamento ou na revisão de contratos de venda e compra, pois as mudanças ou falhas nas cláusulas são capazes de gerar problemas.

Abaixo, você vai conhecer as principais áreas em que o advogado imobiliário pode atuar! ?

Consultivo

De modo geral, a operação imobiliária envolve um alto valor financeiro. Por essa razão, os processos de tomada de decisão devem ser estratégicos e ter uma boa assessoria para que os clientes não percam os investimentos.

No campo consultivo, os advogados analisam a legislação e os documentos, apontando o risco da operação imobiliária. Com a ajuda de profissionais qualificados, as negociações se tornam mais seguras, o que evita futuros problemas para os clientes.

Contencioso

Problemas e impasses envolvendo a venda e compra, a transmissão e a locação de imóveis sempre existirão. Contudo, mais do que conhecer as leis e montar uma boa tese a favor dos interesses dos clientes, o advogado do campo imobiliário precisa saber como fazer a negociação e assumir uma posição de facilitador, o que evita que os conflitos aumentem.

O próprio Código de Processo Civil faz o incentivo da conciliação em detrimento do litígio. Logo, cabe aos advogados imobiliários conhecerem a legislação para propor uma solução inteligente e que possam evitar o desgaste para o cliente.

Incorporações Imobiliárias

Independentemente da movimentação do mercado, a área da construção civil não para. Nesse caso, os advogados imobiliários são peças-chave no momento de obter a aprovação de licenças, projetos e registros do Cartório.

Eles também podem elaborar convenções e outros atos importantes para a constituição do condomínio.

Essa é uma área valorizada hoje?

Se você está se perguntando se a área do Direito Imobiliário é valorizada, saiba que a resposta é sim! Mesmo diante da crise econômica, ainda existem várias oportunidades de trabalho para o profissional.

O advogado imobiliário pode atuar com assessoria e consultoria Jurídica em várias questões, auxiliando na elaboração de uma carta de anuência. Também é possível estar presente em inventários, pois muitos imóveis podem estar com a situação irregular.

Ainda fazem parte da área de atuação algumas questões como:

  • distratos imobiliários;
  • questões de condomínio;
  • registro de imóveis;
  • questões patrimoniais.

Além de um mercado de trabalho bastante valorizado, o salário do advogado imobiliário é muito atrativo: a remuneração média é de R$ 4.771,00*, mas saiba que com experiência e dependendo do local de trabalho, os valores podem chegar a R$ 6.776,00* — maravilha, não é mesmo? ?

Quais são as vantagens de atuar?

O número de investimentos e empreendimentos imobiliários é crescente no país. Como resultado, há a consequente ampliação de demandas jurídicas relacionada à área. Outra vantagem é que se trata de um campo com grande demanda, tendo a figura dos advogados como central, por conta da complexidade das transações que envolvem imóveis.

Você poderá atuar de modo autônomo, em escritórios especializados ou em empresas do setor. Assim, existem demandas em vários estabelecimentos, já que é preciso atuar com atenção e cautela em todos os detalhes. ?

O que é preciso para entrar na área e ter sucesso?

Apesar do mercado de trabalho ser bastante aquecido, o campo do Direito Imobiliário é concorrido. Portanto, é fundamental ter diferenciais que garantam o seu posicionamento e sucesso no ramo.

A primeira etapa consiste em fazer a faculdade de Direito em uma instituição de ensino apta para oferecer o melhor aprendizado aos alunos. Na Anhanguera, a graduação tem duração média de 5 anos e pode ser feita no formato presencial. ?

Assim, você tem aulas com um corpo docente experiente e em uma infraestrutura completa. Além disso, pode concorrer a vários financiamentos e bolsas de estudos que dão aquele alívio para o bolso.

Depois da conquista do tão sonhado diploma, é necessário fazer uma pós-graduação em Direito Imobiliário, formação capaz de aliar prática e teoria.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é Direito Imobiliário, o próximo passo é investir na sua formação. Por isso, estude na Anhanguera e saia preparado para atuar no mercado de trabalho!

Gostou do post e quer investir na sua carreira? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados