O que é Biomedicina? O que faz o profissional da área?

O que é Biomedicina

Se você tem interesse em fazer um curso na área da Saúde e quer trabalhar no ramo de pesquisas, na estética e no setor de análises clínicas, já deve ter se perguntado o que é Biomedicina e o que faz o profissional formado nesse campo, certo? Além de ser uma profissão promissora, também é bastante abrangente, já que existem diversas oportunidades de atuação.

O curso de Biomedicina faz parte de uma área que tem ligação com a Medicina e as Ciências Biológicas, com foco no estudo da saúde humana. É uma graduação que oferece excelentes remunerações para quem se dedica à carreira.

Neste post, explicaremos o conceito de Biomedicina e como é possível se formar nessa especialidade. Confira!

O que é Biomedicina?

A Biomedicina é um campo multidisciplinar que atua entre a Biologia e a Medicina. De maneira geral, essa área se dedica ao estudo das doenças animais e humanas e suas causas, como microrganismos, bactérias, vírus e fatores ambientais.

O objetivo principal da profissão é auxiliar a encontrar soluções por meio de tratamentos e produção de vacinas ou medicamentos para patologias que afetam os seres humanos. O biomédico pode desempenhar várias funções durante o seu dia a dia de trabalho.

As atividades vão desde a manipulação de substâncias para criar determinados produtos, desenvolvimento de medicamentos, análise do metabolismo de vegetais e animais, até o estudo dos efeitos de remédios, interpretação de exames e realização de processos de reprodução humana e fertilização.

Qual é o objetivo da Biomedicina?

O curso de Biomedicina tem o objetivo de capacitar os alunos para executar, elaborar e formular pesquisas, projetos ou estudos nos diversos setores da Biologia. A graduação também se preocupa com a formação de profissionais competentes, aptos a exercer atividades como a execução, coordenação e supervisão de trabalhos de nível tecnológico.

Para isso, é fundamental se dedicar aos estudos e caprichar na disciplina e no foco. Afinal, as matérias de Biomedicina costumam ser complexas, voltadas para a área da Física, Química e Biologia. Tudo isso dialogando diretamente com o sistema do corpo humano e de animais.

O que faz o profissional de Biomedicina?

Os biomédicos atuam primordialmente no diagnóstico e na pesquisa de doenças que afetam os seres humanos, desenvolvendo atividades de identificação, análise e investigação de microrganismos causadores de infecções, bem como medicamentos e vacinas.

No entanto, também podem atuar com medicina nuclear, procedimentos de radioterapia, estudo de patologias genéticas e análises forenses. Assim, se você tem dúvidas de onde trabalhar com Biomedicina, saiba que o profissional exerce suas atividades em locais como:

  • vigilância sanitária;
  • órgãos de saúde pública;
  • bancos de sangue;
  • institutos de pesquisa;
  • clínicas;
  • hospitais;
  • faculdades privadas e públicas.

Em relação à remuneração, ela é bem atrativa: o salário do profissional de Biomedicina é de R$ 2.706,63* para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Quais são as suas áreas de atuação?

Além de exercer várias atividades, o profissional também encontra diferentes áreas de atuação em Biomedicina, fazendo dessa profissão uma excelente oportunidade para seguir carreira. Quer saber quais são? Confira a seguir!

Análises Clínicas

Essa é uma área bem tradicional e a mais procurada. Nesse caso, o profissional deve interpretar e realizar exames laboratoriais, como biópsias, de urina, de sangue, entre outros. O ramo de atuação inclui clínicas, hospitais e grandes laboratórios.

Estética

Trata-se de um mercado em expansão e que proporciona ótimas oportunidades. Muitas pessoas estão em busca de tratamentos cirúrgicos e estéticos e, assim, surgiu uma grande demanda por biomédicos que tenham competências técnicas.

Terapia Celular e Hemoterapia

Os biomédicos que atuam em processos relacionados a componentes onco-hematológicos e hematológicos podem trabalhar em clínicas, hospitais, bancos de sangue, de cordão umbilical e de medula óssea.

O especialista nesse campo atende a um mercado com uma demanda crescente e bastante exigente, aumentando as chances de se destacar no mercado.

Quem pode atuar nessa área?

Quem deseja trabalhar no ramo da Biomedicina deve fazer um curso superior nessa área. Após a formação, o biomédico, como é conhecido o profissional, estará apto a atuar com a realização de exames, produção de vacinas e desenvolvimento de medicamentos para tratar diferentes tipos de doenças.

Lembre-se de que, para estar regularizado e poder trabalhar nessa profissão, é necessário se inscrever no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM). Além disso, para se sobressair em meio a profissionais que também estão em busca de um espaço no mercado, é importante ter diferenciais buscados pelas empresas.

Assim, desenvolver competências e investir em uma faculdade que prepare você para encarar os desafios do mercado são pontos fundamentais.

Como se formar em Biomedicina?

Se você ainda está no ensino médio, não se preocupe: é bem possível passar em Biomedicina usando o Enem, basta se dedicar aos estudos e fazer simulados e provas antigas. Depois, o próximo passo para obter o tão sonhado diploma é estudar Biomedicina em uma instituição de ensino que seja referência no assunto.

Além da grande oferta de unidades em todo o Brasil, a Anhanguera tem uma excelente avaliação pelo MEC e oferece um apoio personalizado em cada fase da formação. Confira, a seguir, outros diferenciais da nossa faculdade!

Canal Conecta

O Canal Conecta é um portal gratuito de empregabilidade que oferece oportunidades em todo o Brasil. Além disso, é possível criar um bom currículo e encontrar empresas de diferentes áreas.

Sistema de ensino

Interativo e dinâmico, o ensino da Anhanguera prepara os alunos para ingressar no mercado de trabalho já com prática, pois tem como base a resolução de situações-problema específicos de cada matéria.

Trilhas de Carreira

As Trilhas de Carreira consistem em atividades extracurriculares que auxiliam o aluno a desenvolver diversas habilidades. É possível escolher entre vários cursos complementares:

  • Coaching e Liderança;
  • Gestão de Projetos;
  • Inovação em Gestão de Pessoas.

Estude Biomedicina na Anhanguera!

Se você tinha dúvidas sobre o que é Biomedicina, descobriu que essa área é muito promissora e os profissionais são aptos a atuar em diferentes especialidades, não é mesmo? Para se destacar nessa profissão concorrida, lembre-se de estudar em uma faculdade conceituada e que ofereça o melhor aprendizado aos seus alunos!

Ficou interessado em estudar Biomedicina na Anhanguera? Então, faça já a sua inscrição no nosso vestibular e saia na frente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 530

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados