Como passar em Biomedicina no Enem? Veja 5 dicas

Como passar em Biomedicina no Enem

Já pensou em dar início a uma carreira promissora na área da saúde? Bom, se você está por aqui, lendo este artigo, é bem provável que sim! E, sem dúvidas, a Biomedicina é uma das profissões mais valorizadas em um segmento que não para de crescer.

O biomédico é um profissional que pode atuar em muitas frentes e que tem inúmeras possibilidades de carreira para seguir. Por isso, essa é uma profissão bem concorrida nos vestibulares, realidade que também é válida para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Pensando nisso, preparamos algumas dicas infalíveis para que você possa se preparar da maneira correta para os vestibulares. Com essas informações, sair na frente da concorrência e conquistar a sua tão sonhada vaga na faculdade de Biomedicina será muito mais fácil. Vamos lá? Boa leitura!

Como passar em Biomedicina no Enem?

Vamos conferir algumas dicas para ajudar você a mandar super bem no Enem e em outros vestibulares para Biomedicina. Vamos lá!

Crie um cronograma de estudos focado em seu objetivo

O primeiro passo para um bom preparo é definir quais são os seus objetivos. É Biomedicina ou Enfermagem? Quem sabe, Medicina? Saber bem qual carreira quer seguir é fundamental para saber exatamente como estudar.

Está certo de que deseja Biomedicina? Perfeito! Em seguida, precisamos pensar: o que é vestibular? O que é o Enem?

Apesar de cada um ter suas particularidades, ambos são uma prova, com características e jeitão próprio, que testa seus conhecimentos sobre conteúdos do ensino médio. Sendo assim, conhecer bem a estrutura do exame que você vai prestar também é um diferencial para a preparação.

Defina uma rotina de estudos que priorize as suas dificuldades

Em seguida, é fundamental que você priorize as matérias com as quais tem dificuldade. É comum, ao estudarmos, focarmos mais aquilo que curtimos estudar. Isso é natural. No entanto, é uma atitude que pode trazer problemas.

New call-to-action

Reserve momentos, é claro, para rever e estudar aquilo de que você gosta e que entende bem. Mas separe mais horas de estudo para os conteúdos “cabeludos” e que parecem não entrar na sua cabeça. Eles serão o diferencial na hora de fazer uma pontuação melhor na prova!

Tenha um foco maior nas Ciências Biológicas

As áreas da Biomedicina já nos mostram um detalhe importante: o curso é muito focado nas Ciências Biológicas. Por isso, matérias como Química, Biologia e Física devem ser priorizadas no seu cronograma de estudos.

Para ajudar com essas disciplinas, temos uma dica imperdível: visite o site do Trilha do Enem. Nele, dá para conferir uma série de aulas e de informações fundamentais para o vestibulando que deseja conquistar, enfim, a sua vaga na faculdade de Biomedicina!

Faça simulados e provas antigas

Outra dica que não pode ser deixada de lado é: capriche na resolução de provas antigas. Elas darão uma ótima ideia de como a prova funciona, qual é o seu estilo e como as perguntas devem ser respondidas. Questões variadas também ajudam bastante!

Além disso, faça simulados. Pegue provas antigas ou as que são feitas exclusivamente como teste e simule o grande dia. Nada de distrações, cronometre o tempo e mergulhe naquele momento. Isso fará toda a diferença na sua preparação.

Inscreva-se em diferentes formas de ingresso

Por mais que seja tentador, nem sempre é uma boa ideia apostar todas as suas fichas no Enem como única forma de ingresso. Ainda que estejamos superconfiantes e preparados, é importante ter um plano B para evitar frustrações e, claro, ansiedade no momento da prova.

Sendo assim, que tal também se inscrever no vestibular das instituições nas quais você tem interesse? Isso será uma alternativa visando conquistar a sua vaga. Lembrando que a concorrência para vestibulares próprios costuma ser menor, e que há vantagens incríveis, como a realização da prova online.

Pesquise por faculdades com notas de corte mais baixas

Por fim, uma dica interessante: pesquise, com antecedência, quais são as notas de corte das instituições nas quais você pensa em estudar. Seja pelo Enem, seja pelo vestibular próprio das faculdades, é fundamental saber o quanto precisa acertar.

No Enem, a prova de Ciências da Natureza costuma ter um peso maior. Em outras faculdades, pode ser que todas as questões tenham a mesma pontuação. Descobrir essas particularidades ajudará muito na hora dos simulados!

Como é o mercado de trabalho para Biomedicina?

O profissional que atua como biomédico trabalhará em conjunto com colegas atuantes em diversas outras áreas da saúde. Entre eles, podemos citar os farmacêuticos e, claro, os médicos e os veterinários, que utilizarão os conhecimentos da Biomedicina para tratar seus pacientes.

Aquele que se formar em Biomedicina terá muitas possibilidades de áreas para trabalhar. Isso é refletido diretamente em oportunidades de trabalho, vagas de montão e várias trajetórias possíveis na vida profissional!

O salário do biomédico também é um bom reflexo disso. Ao sair da faculdade, ele ganhará certa de R$ 2.700* logo de cara. Com o tempo e mais experiência, esse valor tende a aumentar consideravelmente. Vale lembrar que a realização de especializações é uma possibilidade na Biomedicina.

Como funciona essa faculdade?

A faculdade de Biomedicina é um curso com duração média de 5 anos e que pode ser feito tanto na modalidade de ensino presencial quanto a distância.

Neste caso, o modo escolhido é o ensino semipresencial, que possibilita mais flexibilidade para o dia a dia do aluno sem perder em nada na qualidade da educação.

No curso de Biomedicina da Anhanguera, a graduação é oferecida nas duas modalidades. Além disso, contamos com uma série de diferenciais, que podem ser conferidos em nossa página institucional. Basta clicar no link!

Tudo pronto para passar em Biomedicina?

Agora que você já sabe como passar em Biomedicina no Enem, chegou o momento de começar a se organizar e dedicar-se bastante para as próximas provas. Ainda há tempo de mudar o seu futuro e ingressar em uma faculdade renomada já no próximo semestre!

Gostou das dicas? Está animado para começar? Então, vem para a Anhanguera! Inscreva-se em nosso vestibular e dê logo o primeiro passo rumo a uma carreira bem-sucedida!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content