Qual nota do Enem preciso para estudar Engenharia Mecânica?

nota do enem para engenharia mecânica

No momento de planejar a carreira, muitos candidatos ao vestibular ficam em dúvida entre as opções de faculdades e cursos. Parece difícil ingressar em algumas instituições públicas, enquanto as privadas com ótima qualidade podem ter mensalidades que não cabem no bolso. Um fator decisivo na hora de escolher é conhecer a nota do Enem para Engenharia Mecânica.

Afinal, essa pontuação pode garantir que você ingresse na faculdade dos sonhos e ainda permite concorrer a bolsas de estudos. ?Neste post, você vai entender o que é Engenharia Mecânica e qual a nota mínima no Enem para a graduação. Confira!

O que é Engenharia Mecânica?

Engenharia Mecânica é o campo da Engenharia responsável pelo desenvolvimento, projeto e manutenção de sistemas mecânicos. Logo, os profissionais da área projetam e supervisionam equipamentos e máquinas que serão destinados ao uso pessoal e à indústria.

Desde a área siderúrgica à automobilística, passando pelo setor de refrigeração, o engenheiro mecânico apresenta diversas competências. É importante lembrar que a Engenharia Mecânica é um dos campos mais antigos da história, já que desde o primórdio da humanidade há a criação de instrumentos e de ferramentas para aumentar a capacidade humana, tornando a vida mais simples.

Os engenheiros mecânicos são essenciais em projetos de máquinas e dispositivos mecânicos, atuando no controle dos princípios de movimento, energia e força por meio de soluções mecânicas. O profissional projeta as ferramentas e os processos utilizados para satisfazer as necessidades das pessoas por meio de diferentes recursos materiais, humanos e econômicos.

Ele pode atuar em turbinas a vapor e a gás, geradores elétricos, motores de combustão interna e outros equipamentos que geram energia. Também desenvolvem máquinas de refrigeração, ar-condicionado e ferramentas elétricas.

Atualmente, o engenheiro mecânico é essencial porque a tecnologia não para de evoluir. Assim, é importante que novos sistemas mecânicos sejam desenvolvidos para atender às demandas de produtos inovadores e que surgem todos os dias.

Engenharia Mecânica é uma faculdade muito concorrida?

Se o seu sonho é fazer o curso de Engenharia Mecânica, saiba que essa é uma das graduações mais concorridas do Brasil. De modo geral, a sua pontuação costuma ser alta no Enem e em outros vestibulares, fazendo com que o estudante tenha que estudar bastante para conquistar a tão desejada vaga. ?

Qual costuma ser a nota mínima do Enem para Engenharia Mecânica?

A nota de corte no Enem de Engenharia Mecânica é atualmente de 716 pontos para o Sisu, 680 para o Prouni e 582 para o FIES. É bom ressaltar que cada sistema de avaliação conta com uma média diferente.

Porém, além de ver apenas os números, é importante entender o que é nota de corte. Ela consiste na quantidade de pontos que os candidatos devem obter para serem aprovados no vestibular.

nota do enem para engenharia mecânica

De modo geral, o número muda a cada ano, já que corresponde à pontuação mais baixa dos candidatos aprovados. O parâmetro utilizado é a prova do Enem. A nota também pode mudar de acordo com a faculdade desejada.

Por essa razão, muitos estudantes ficam em dúvida quanto à instituição de ensino no momento de prestar o vestibular. Existem faculdades difíceis de entrar, enquanto outras apresentam mensalidades nada acessíveis.

Como encontrar boas faculdades que aceitam o Enem?

Engenharia Mecânica é uma das graduações mais concorridas do país. Para não desistir do sonho, é fundamental conhecer o máximo de opções e ter a consciência de que existem diversas alternativas excelentes para você.

Para isso, pesquise quais instituições de ensino aceitam o Enem. A Anhanguera, por exemplo, conta com uma forma de ingresso exclusiva para essa modalidade. Para isso, é importante escolher a opção “quero usar meu Enem” no ato da inscrição do vestibular.

De maneira geral, existem três critérios que possibilitam o seu ingresso com a nota do Enem por aqui: ter tirado acima de 200 pontos na prova objetiva, não ter zerado a redação e ter feito alguma edição do exame a partir de 2010.

Além disso, ao escolher o uso da nota do Enem para estudar na Anhanguera, ainda é possível concorrer a uma bolsa de estudos de até 100% — maravilha, não é mesmo? Nesse caso, quanto maior a pontuação, maior será o desconto. ?

Como se preparar para tirar uma boa nota?

Para conseguir ingressar no curso de Engenharia Mecânica, é fundamental estudar bastante e desenvolver habilidades para ter sucesso na prova do Enem. Confira, abaixo, como se preparar para esse exame!

Capriche na redação

Muitas pessoas ficam inseguras com a redação, pois é uma parte do teste que tem peso alto na prova do Enem. Nesse caso, é essencial se preparar com bastante treino, ou seja, praticar a escrita para ficar craque em fazer uma boa dissertação.

Para isso, leia diversos tipos de textos para ampliar sua visão de mundo e fique atento ao Português, para não cometer erros de ortografia e melhorar o vocabulário.

Faça simulados

O simulado é uma boa alternativa para treinar a prova do Enem. Por meio dele, é possível analisar quais conteúdos você deve estudar mais, testar os conhecimentos e perceber como é ficar um longo período fazendo o teste.

Isso porque ele dura aproximadamente 5 horas, e é importante que você se prepare para enfrentar essa jornada. Portanto, quem consegue fazer as 90 questões nesse tempo terá uma chance maior de se dar bem e ingressar na faculdade de Engenharia Mecânica.

nota do enem para engenharia mecânica

Faça um cronograma de estudos

O caminho até o dia da realização da prova do Enem é longo e, em muitos casos, cansativo. Por isso, montar um cronograma de estudos é essencial para auxiliar na preparação e manter a calma. Algumas dicas para isso incluem: ?

  • tenha um ambiente de estudos;
  • determine um horário para estudar;
  • estabeleça metas, objetivos e prioridades;
  • analise sua rotina.

Agora é com você!

Agora que já conhece a nota do Enem para Engenharia Mecânica, saiba que essa graduação é uma excelente oportunidade para quem deseja ocupar os melhores cargos e receber ótimas remunerações. Por isso, invista na sua formação e estude na Anhanguera, uma instituição de ensino comprometida com o aprendizado dos alunos!

Gostou do conteúdo e quer estudar em uma das melhores faculdades do país? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados