Qual é o melhor EAD no mercado? 5 dicas para avaliar faculdades

melhor ead

Está em busca do melhor EAD? Então, você veio ao lugar certo, futuro estudante! Atualmente, e com o surgimento da Covid-19, o modelo de ensino a distância ganhou mais notoriedade entre o público. Aliás, foi a partir desse “novo normal” que muitas pessoas conseguiram entender como a opção de estudo remoto pode ser extremamente vantajosa e enriquecedora — sem dever nada aos cursos presenciais.

No entanto, é ao sair em busca de uma formação EAD que muitas questões começam a surgir. Afinal, como escolher uma alternativa de qualidade? O que deve ser avaliado ao longo dessa pesquisa para garantir uma graduação completa? De fato, as perguntas são inúmeras, mas, com um pouco de cuidado e atenção, conseguimos solucioná-las rapidamente.

Inclusive, é por esse motivo que viemos até aqui. Queremos ajudar a encontrar o melhor EAD — e para descobrir como, confira as informações que selecionamos especialmente para este conteúdo. Agora, é a sua chance de começar a trilhar uma carreira promissora e repleta de sucesso!

Reconhecimento e boa nota do MEC

Sem dúvida, um dos principais pontos que devem ser analisados por quem deseja escolher o melhor EAD diz respeito ao reconhecimento do curso — e da instituição — no mercado.

Antes de tudo, é necessário investir em uma opção que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) — órgão este responsável por regularizar todas as formações do ensino superior. Tal detalhe é imprescindível para que você tenha um diploma de qualidade e que seja reconhecido em qualquer empresa.

Depois, considere se a solução escolhida tem uma boa nota no MEC. Em alguns casos, existem instituições que foram mais bem-avaliadas no EAD do que outras no ensino presencial. As médias das unidades Anhanguera, por exemplo, são excelentes nos principais índices. Veja:

  • Anhanguera Jaraguá do Sul CI: nota 5;
  • Anhanguera de São Paulo CI: nota 4;
  • Anhanguera de Brasília CI: nota 4.

Recursos disponibilizados aos alunos do EAD

Além de analisar se a instituição de ensino é reconhecida e conta com uma boa nota, é necessário que o aluno verifique quais são os recursos educativos disponibilizados em cada curso. Como sabemos, a tecnologia vem evoluindo a passos largos — e esse crescimento pode ser visto, inclusive, no universo acadêmico.

Assim, verifique se a faculdade em questão apresenta uma plataforma de estudos de qualidade e com diferentes ferramentas para melhorar a experiência durante as aulas. Nesse processo, confira ainda os seus materiais didáticos, como são os conteúdos audiovisuais, se há telas interativas, bate-papos e jogos. Juntos, esses elementos tornarão o seu processo de aprendizado muito mais prático, leve e, principalmente, eficiente.

E não acaba por aí!

Além dessas questões, verifique se dá para estudar EAD pelo celular com a faculdade escolhida. As instituições mais atualizadas e que prezam pela democratização do ensino já oferecem aos seus estudantes alternativas para que o acesso aos conteúdos didáticos possa ser feito por meio de tablets ou smartphones.

Esse detalhe permitirá que você acompanhe as aulas de qualquer lugar — em casa, no trânsito, no seu horário de almoço e até durante uma viagem em família. Demais!

Construção estratégica do corpo docente

Se você deseja ingressar no melhor EAD, obviamente, não pode deixar de conhecer o seu corpo docente. Ainda que uma faculdade tenha os melhores recursos tecnológicos disponíveis, a verdade é que os seus professores serão os grandes responsáveis por compartilhar conhecimento rico e de qualidade com a turma.

Portanto, mãos à obra! Aqui, a dica é checar o currículo de cada professor do seu curso desejado. É interessante que a faculdade tenha em seu time mestres ou doutores com uma excelente bagagem em suas disciplinas.

Fora isso, observe também se o profissional apresenta a formação necessária para atuar no ensino a distância. A princípio, pode até parecer que estamos falando de uma questão superficial, mas este cuidado garantirá que as suas aulas fiquem muito mais dinâmicas e agradáveis.

Apoio da faculdade na empregabilidade do aluno

Quando o assunto é o ensino a distância, há quem acredite que essa modalidade seja incapaz de aproximar o aluno do mercado de trabalho. Grande engano! As melhores instituições são aquelas que estão sempre em busca de estratégias para capacitar o estudante e deixá-lo preparado para os desafios de sua profissão.

No caso dos diferenciais Anhanguera, o público pode contar com o Canal Conecta. Basicamente, o site consiste em uma plataforma exclusiva, na qual é possível conferir vagas de emprego e conteúdos especiais, que capacitam os seus leitores para as oportunidades do mercado de trabalho.

Também é importante ressaltar que todos os materiais são 100% gratuitos e elaborados pelo maior grupo de educação do Brasil. Ao mergulhar nesse universo, você se sentirá muito mais pronto e seguro para uma entrevista de emprego, ou também, para dar início ao seu próprio negócio.

Relação custo-benefício

Por último, não poderíamos encerrar este post sem citar o custo-benefício do curso de graduação. Até porque, de nada adianta investir em uma faculdade supercara se, no fim, você não conseguir arcar com as despesas das mensalidades, concorda?

Diante disso, a dica é observar se a instituição conta com parcelas que cabem em seu bolso — mas sem prejudicar a qualidade do ensino.

Veja, por exemplo, se as mensalidades são acessíveis ou se a faculdade em questão oferece aos alunos programas de descontos e bolsas, como o Enem para EAD. Muitas vezes, uma simples oferta já é o start de que precisamos para ingressar em um caminho promissor.

Dica bônus

Ao mencionarmos as despesas, nos referimos a todos os gastos que envolvem uma formação. Isso quer dizer: as mensalidades, os custos na compra dos livros, assim como os deslocamentos necessários para fazer a matrícula ou comparecer periodicamente aos polos (caso necessário).

Portanto, a economia deve começar antes mesmo de sua inscrição. Nesse caso, verifique se a instituição escolhida é uma faculdade EAD com vestibular online. Ou então, se há a possibilidade de fazer a sua matrícula remotamente. São fatores simples, mas que fazem toda a diferença em nossa rotina e orçamento.

Tudo certo para começar a trilhar o seu futuro profissional?

Viu só? Com essas dicas, esperamos que você saiba como escolher o melhor EAD e trilhar a sua trajetória profissional em grande estilo.

Agora, aproveite para se aprofundar ainda mais nesse universo. Baixe nosso ebook exclusivo sobre a modalidade EAD e saiba tudo sobre o assunto!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.