Medicina Veterinária Militar: o que é e como atuar nessa área?

medicina veterinaria militar

Por muito tempo, boa parte das pessoas acreditava que a Medicina Veterinária era uma área dedicada exclusivamente aos cuidados com cães e gatos. Ainda que essa ainda seja a realidade de muita gente, é inegável que cada vez mais pessoas reconhecem a importância geral desse profissional para a sociedade.

Os médicos veterinários podem atuar, sim, no cuidado de pets domésticos. No entanto, também são importantes para a saúde e bem-estar de animais de grande porte, silvestres e, claro, para a garantia de saúde dos seres humanos.

Agora, falaremos sobre uma área bem interessante: a Medicina Veterinária Militar. Esse é um segmento pouco conhecido e, portanto, que traz grandes oportunidades de exploração pelos profissionais veterinários. Continue a leitura e saiba mais! ?

O que é Medicina Veterinária Militar? 

A Medicina Veterinária Militar é uma área que, como o nome já diz, permite que os médicos veterinários atuem como profissionais das Forças Armadas Brasileiras. 

Esses profissionais são considerados soldados do exército brasileiro e têm os mesmos privilégios que os seus demais colegas de contingente, mesmo que estes ocupem outras posições. 

Além disso, há vagas também em outras repartições da área militar, como a Polícia Militar. Assim, há a possibilidade de realização de concursos federais, estaduais e municipais.

O que faz um veterinário militar? 

Essa é uma área pouco conhecida da profissão de Medicina Veterinária. Então, que tal conhecermos um pouco mais sobre esse papel?

De modo geral, o médico veterinário militar atua nos cuidados com a saúde humana e animal, participando do combate de zoonoses, controle de vacinas e inspeção de insumos de origem animal, incluindo os alimentos.

Além disso, ele é responsável por cuidar da saúde dos animais que atuam nas Forças Armadas, como cães e cavalos, que comumente participam de operações e têm acesso aos melhores serviços veterinários possíveis. ?

Por que ser um veterinário militar? 

Essa é uma área que não traz apenas status, mas também estabilidade salarial e possibilita a realização de um trabalho fundamental para os animais e para a sociedade brasileira. ?

Qual é o salário de um veterinário em atividades militares? 

Isso depende do edital do concurso pretendido por você. As remunerações podem variar bastante, de acordo com o estado ou a repartição.

Como exemplo, confira o valor praticado em um dos últimos editais do exército, publicado em 2020: mais de R$ 8.000,00.

Como se tornar um Médico Veterinário Militar?

Agora, que tal conhecer o passo a passo para se tornar um bom médico veterinário da área Militar? Confira a seguir!

Invista nos estudos para o vestibular

O primeiro grande passo para se tornar um médico veterinário militar é, sem dúvidas, estudar para o vestibular. E se prepare, pois os estudos serão uma constante ao longo de toda a sua carreira. 

Então, faça um bom cronograma de estudos, se organize e não deixe de resolver muitos exercícios sobre todas as matérias. Assim, será possível alcançar o seu objetivo com muito mais rapidez e eficiência.

Ingresse em uma faculdade renomada

O próximo passo é escolher uma boa instituição de ensino. Pesquise sobre os diferenciais da faculdade e veja o que ela tem a oferecer para, então, se inscrever para o seu vestibular ou até mesmo utilizar a sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para isso.

Veja pontos como a grade curricular, o corpo docente, o que ela oferece em termos de infraestrutura e como a tecnologia é utilizada naquele ambiente. Fique atento, também, a fatores como a nota do MEC e a empregabilidade do curso.

Aproveite o que a faculdade oferece

Quando entrar na faculdade, não faça apenas o “feijão com arroz”. Estudar e ir bem nas matérias é algo fundamental, mas isso não é tudo, ok? Boas instituições também oferecem outros recursos para que você possa aprender.

Então, a dica é se engajar nas atividades da faculdade, participando de cursos, começando uma iniciação científica, integrando grupos variados e vivendo a experiência universitária de forma completa. Afinal, isso não acontece todos os dias!

Estude para o concurso

Depois da conquista do seu tão sonhado diploma, é hora de continuar a estudar. Desta vez, o foco é a aprovação em um concurso, agora para a ocupação de uma das concorridas vagas como médico veterinário no âmbito Militar.

Novamente, os cronogramas de estudo se fazem muito importantes, mas agora nada de matérias do ensino médio. Você vai precisar revisar os conteúdos vistos durante a graduação e, claro, fazer um montão de simulados para pegar o jeito das provas de uma vez por todas.

Como escolher uma boa faculdade?

Antes de ir, que tal a gente voltar um pouquinho em um dos temas que foi previamente mencionado ao longo do nosso bate-papo? Estamos falando sobre a questão da escolha da instituição de ensino perfeita para a condução dos seus estudos na área da Medicina Veterinária.

Um bom curso dessa área é aquele que:

  • conta com professores preparados e com experiência no assunto;
  • tem uma grade curricular atualizada, que segue as principais tendências do setor ao nível mundial;
  • utiliza a tecnologia como aliada do ensino;
  • tem uma infraestrutura diferenciada, preparada para oferecer uma educação completa e eficaz para os alunos;
  • oferece suporte ao discente ao longo de toda a graduação;
  • busca meios de ajudar o aluno a ingressar no mercado de trabalho, qualificando-o durante a faculdade;
  • conta com clínicas próprias ou parcerias com estabelecimentos que podem ajudar os estudantes a se especializarem e realizarem os seus estágios.

Não conhece nenhuma instituição com tudo isso? Então, apresentamos a Anhanguera! Confira mais detalhes sobre os nossos diferenciais e venha fazer parte desse time!

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre a área da Medicina Veterinária Militar? Então, talvez esse seja o segmento perfeito para você! Continue mandando ver nos estudos e, muito em breve, você estará ocupando a vaga dos seus sonhos em uma faculdade.

E o melhor é que você não precisa esperar. É possível dar o primeiro passo agora mesmo, ao se inscrever para o vestibular de Medicina Veterinária da Anhanguera. Não perca tempo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 52

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados