Quais são as matérias de humanas? Entenda

Você sabe quais são as matérias de Humanas e o que se estuda nas graduações do ramo? Por ser uma área ampla e múltipla, muita gente escolhe uma carreira nesse setor para alcançar uma melhor oportunidade no mercado de trabalho.

O que muitos não sabem é que esse tipo de curso é voltado para quem quer trabalhar com a gestão de pessoas, contribuindo para melhorar a condição social. Contudo, para se diferenciar e alcançar um bom cargo, é fundamental se dedicar aos estudos para ter maiores chances de desenvolver a qualificação profissional.

Se você quer saber o que são matérias de Humanas e como funciona essa área, continue a leitura! 😃

O que significa matérias de Humanas?

As matérias de Humanas estão relacionadas às disciplinas que estudam as peculiaridades e complexidades da sociedade humana, procurando entender suas criações, suas relações e os fenômenos culturais, históricos e sociais que a compõem.

O ser humano é o objeto de estudo e os seus elementos fundamentais incluem a comunicação, a beleza (relacionando cultura e arte) e a filosofia. Ou seja, as matérias desse ramo têm um caráter múltiplo.

Do mesmo modo que abrange características teóricas em campos como Filosofia, Gramática e Linguística, elas apresentam atributos práticos por meio do Direito, da Administração e da Comunicação Social.

Ao comparar com as matérias estudadas no ensino médio, por exemplo, as Ciências Humanas estão relacionadas aos conteúdos de Literatura, Língua Portuguesa, Artes, Filosofia, Sociologia, Geografia e História.

Qual é a diferença entre Exatas e Humanas?

De modo geral, o campo de Humanas tem como foco principal o estudo da sociedade, as relações sociais e a cultura. Ele observa o mundo com um viés mais reflexivo.

Quem é de Humanas costuma gostar de ler e, por isso, usa o seu tempo livre para se envolver com vários tipos de conteúdos, como artigos na internet, revistas, gibis e livros. Para essas pessoas, essa atividade é sinônimo de prazer, seja pelos conhecimentos adquiridos, seja pela sensação proporcionada. 🤓

Elas costumam se relacionar bem com os outros e gostam de estudar como os seres humanos interagem em seu meio. Além disso, tendem a ser sensíveis e empáticas, com um olhar humanizado ao próximo, já que buscam compreender a maneira de ser de cada um.

Já a área de Exatas usa o raciocínio lógico para testar hipóteses e solucionar problemas, ou seja, esse ramo vê o mundo com um olhar mais pragmático. Quem é desse campo do conhecimento gosta de novidades tecnológicas, de testar hipóteses e de entender como funcionam as máquinas.

As pessoas de Exatas preferem trabalhos individuais, já que têm afinidade com números e não veem dificuldade em fazer análises comparativas dos possíveis resultados das escolhas antes de tomar decisões. Agir estrategicamente é bem habitual a elas.

O que é a área de Humanas?

A área das Ciências Humanas é responsável por estudar os conhecimentos e as ações produzidas pelos seres humanos. Também inclui a investigação do pensamento da sociedade e de metodologias que melhoram a vida das pessoas.

Logo, qualquer carreira que lide com o homem, indireta ou diretamente, entra no campo das Humanas. Um sociólogo, por exemplo, é capaz de estudar a sociedade sem entrar em contato com seu objeto de estudo. Por sua vez, os professores atuam todos os dias com as ações sociais, fazendo parte delas. 👩‍🏫

Quais cursos de graduação são da área de Humanas?

De maneira geral, os cursos superiores da área das Ciências Humanas dedicam boa parte da grade curricular às leituras. Logo, o campo exige que os estudantes sejam questionadores, curiosos e, ainda, que tenham boa capacidade de interpretação dos contextos sociais e da realidade.

Quem se interessa por graduações nesse ramo tende a ter uma afinidade maior com atividades de cunho cultural e motivação para debater temas que envolvem assuntos do dia a dia. É muito comum, por exemplo, que a pessoa participe ativamente e possa contribuir com programas ou projetos de assistência a indivíduos em vulnerabilidade social.

Além de desempenharem ações relacionadas ao atendimento de pessoas em situações de privação material ou emocional, o profissional da área de Humanas também atua diretamente com o desenvolvimento de pesquisas e o levantamento de análises, a fim de propiciar maiores conhecimentos e troca de experiência no setor.

Algumas opções de graduação que fazem parte das Ciências Humanas são: ✔️

Como saber se a área de Humanas é mais adequada?

Antes de escolher um curso superior na área de Humanas, é importante analisar o seu perfil. O que faz você se empolgar? Quais são os livros que gosta de ler, as séries que já maratonou, as músicas favoritas e os seus hobbies? Quais eram as suas disciplinas preferidas na escola? Como é a sua personalidade?

Analise também as suas aptidões. Para descobrir isso, peça a ajuda de seus amigos e familiares, já que, em muitos casos, os outros percebem coisas em nós mesmos que não fazíamos ideia!

Além disso, tente fazer um ranking com seus gostos e características para encontrar pontos em comum entre eles. Isso é o começo da direção rumo ao campo de estudo que é a sua cara. Lembre-se também de considerar as carreiras de cada área e analise se você quer atuar em alguma delas. 😉

Após decidir se o campo das Ciências Humanas é a melhor opção para você, o próximo passo consiste em escolher uma boa instituição de ensino para estudar. Na Anhanguera, você encontrará vários cursos de graduação que fazem parte dessa área do conhecimento, como Artes Visuais, Ciência Política, Eventos, Fotografia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Marketing, etc.

Além disso, temos uma infraestrutura de ponta, com laboratórios bem-equipados para a realização de aulas práticas, e um time de corpo docente formado por mestres e doutores experientes!

Faça uma graduação na área de Humanas!

Agora que já sabe o que são as matérias de Humanas, saiba que essa área do conhecimento conta com vários cursos de graduação em alta e com um bom mercado de trabalho. Por isso, escolha a melhor opção para você e estude na Anhanguera!

Gostou do post e quer fazer um curso na área de Humanas na Anhanguera? Então, não perca tempo e inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados