Materiais de Odontologia: o que vou precisar na faculdade?

materiais de odontologia

O curso de Odontologia é um dos mais buscados na área da saúde. Devido à sua importância para a sociedade, à versatilidade de atuações e aos salários promissores, ser um dentista é o sonho de muitos! Se você quer se tornar um profissional da área, precisará, antes de tudo, passar pela graduação — e, nela, será necessário lidar com alguns materiais de Odontologia, além de adquirir outros.

Isso porque, como você deve imaginar, a prática é extremamente importante na formação de um dentista. Sendo assim, é dentro dos laboratórios e consultórios da faculdade que você começa a testar os conhecimentos adquiridos e a ter contato com os itens indispensáveis a um dentista.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=0055e4f0-01a4-440b-a0c6-9fde3c04b404]

Curioso para saber o que comprar para o curso de Odontologia e quais itens serão disponibilizados pela faculdade? A seguir, mostraremos alguns dos principais materiais de Odontologia que você precisará em sua trajetória e como economizar na hora da compra. Vamos lá?

Quais materiais de Odontologia os alunos deverão adquirir?

Quer saber tudo sobre Odontologia e está em dúvida sobre qual será o seu investimento em materiais odontológicos para a faculdade? Confira alguns dos itens essenciais abaixo!

Jaleco

Você já deve ter reparado que os profissionais da área da saúde usam um jaleco branco, certo? Com o dentista, isso não poderia ser diferente. Trata-se do uniforme do profissional, também considerado um equipamento de segurança. Ou seja, é um dos mais importantes materiais de Odontologia. Ele deve ser usado não só na prática na faculdade, mas em todos os atendimentos que fizer ao longo da carreira.

Isso porque o jaleco é uma peça higiênica, evitando o contato do dentista com os fluidos do paciente e com os produtos utilizados. Existem alguns requisitos que essa peça deve cumprir, como ter mangas longas e comprimento acima do joelho.

Luvas descartáveis

Na Odontologia, o uso de luvas é essencial. Como precisará usá-las toda hora e mudar para cada paciente, elas devem ser descartáveis. Contudo, você também necessitará desse item no material emborrachado, para a limpeza dos materiais utilizados no atendimento, das superfícies do laboratório (e futuro consultório), entre outras práticas.

As luvas cumprem o mesmo propósito que o jaleco, evitando o contato do profissional com os fluidos do paciente e eliminando o risco de contaminações. Além disso, elas mantêm o atendimento higiênico, pois, por mais que estejam limpas, o dentista jamais deve colocar as mãos sem luvas na boca de quem atende, não é mesmo?

Raspador periodontal

O que faz o profissional de Odontologia? É uma carreira que envolve os cuidados com a saúde da boca. Isso quer dizer que nem só os dentes são analisados e tratados pelo dentista, como também a gengiva e outras partes.

A Periodontia é uma das áreas da Odontologia que você aprenderá nessa formação. Ela é responsável por tratar e prevenir as doenças gengivais.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=4d7dca4f-1a8c-45c3-9fb7-b201bd877963]

Mesmo que você não queira atuar nesse segmento, na faculdade, é fundamental ter contato com materiais específicos da área, como o raspador periodontal, que pode ser utilizado para diversos tratamentos. Um deles é a retirada do tártaro — que, quando não tratado, pode causar problemas periodontais como retração gengival e perda óssea.

Sonda periodontal

A sonda periodontal é um equipamento muito utilizado na Odontologia Clínica. Ela faz parte do dia a dia do dentista e também é conhecida como “explorador dental”. Você certamente já se deparou com esse material numa visita ao consultório odontológico. Trata-se daquele item com uma ponta similar à de um gancho.

A sonda serve para verificar a presença de cavidades e de cáries nos dentes, além de problemas periodontais. Outros usos da sonda periodontal incluem o auxílio no tratamento de canal e na checagem da fixação dos materiais utilizados em procedimentos restauradores.

Alicates de ortodontia

Outra das áreas da Odontologia é a Ortodontia — que tem como objetivo corrigir e alinhar o sorriso dos pacientes por meio de aparelhos ortodônticos. Como os aparelhos envolvem conjuntos de fios e de peças, o dentista precisará dos alicates não só para montá-los, como também para fazer a manutenção do tratamento.

Lembre-se de que o paciente deve fazer consultas mensais (geralmente) até o fim do tratamento, pois o alinhamento dos dentes depende da manutenção feita pelo dentista. Nesses atendimentos, você utilizará os alicates para ajustar a posição dos braquetes e trocar os fios.

Espelho clínico

O espelho clínico (ou espelho bucal) é requisito básico em qualquer consultório. Além de auxiliar o dentista a visualizar toda a boca do paciente com mais clareza, ele facilita o diagnóstico de cáries, de inflamações na gengiva, entre outros problemas que interferem na saúde bucal.

Com o espelho clínico, você pode também afastar a língua do paciente, de forma que ela não atrapalhe o procedimento em curso. Outro uso desse material é o direcionamento da iluminação do refletor (outro item indispensável em qualquer consultório), fazendo com que a luz foque aquilo que você esteja analisando.

Quais materiais odontológicos a faculdade oferecerá?

Embora o investimento em materiais odontológicos seja fundamental ao longo da graduação, saiba que a faculdade também conta com toda uma estrutura em seus laboratórios para que você adquira uma formação de qualidade. Por isso mesmo, é crucial optar por uma instituição que foque o sucesso do aluno. Esse é o caso da Anhanguera!

A seguir, mostraremos alguns dos materiais odontológicos que a Anhanguera oferece para você!

Cadeira odontológica

Não precisamos nem dizer que a cadeira odontológica é indispensável para os atendimentos de Odontologia e Estética, concorda? Ela serve para acomodar o paciente durante o atendimento, garantindo que ele esteja confortável. O item pode ser acionado por painel de controle ou pedal de comando, o qual a faculdade também oferece.

Sugador descartável

Sabe aquele item que remove o excesso de saliva da boca do paciente durante todo o atendimento? É o sugador descartável. Esse item permite que o dentista execute os procedimentos bucais de maneira mais fácil e sem interferências. Como é utilizado desde os primeiros anos da graduação, a Anhanguera oferece esse material!

Por fim, com certeza você pode estar se perguntando sobre quanto custa a faculdade de Odontologia, não é mesmo? Saiba que, ao estudar na Anhanguera, você pagará a partir de R$ 1.061*, a depender da unidade escolhida e com todo o suporte necessário aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).

Como economizar na compra de materiais odontológicos? 

Como você pode perceber, a Anhanguera dá uma força na sua formação na Odontologia. Então, agora chega o momento de anotar dicas de como economizar no momento de comprar os materiais odontológicos. Veja abaixo!

Peça dicas aos veteranos

A primeira estratégia para aliviar seu bolso na hora de comprar a lista de materiais da Odontologia é perguntar para quem já está familiarizado com o assunto: os veteranos do seu curso.

Dessa forma, converse com esses colegas sobre o assunto. Pergunte onde eles costumam adquirir esses itens, se já tiveram problema com alguma loja ou fornecedor e outras dicas para economizar na hora de se preparar para as matérias da Odontologia mais práticas.

Compre em alta escala 

Uma maneira de conseguir descontos é comprar os produtos em uma quantidade maior. Um exemplo são as luvas descartáveis: como é um item em que o consumo será alto, pode ser interessante comprar em um volume maior.

Dessa maneira, você pode economizar e também ficar despreocupado, pois não terá que correr atrás do material tão rápido novamente.

Já no caso dos itens em que você não necessite de uma quantidade maior, a dica é se juntar aos colegas da turma para fazer uma única compra: com isso, vocês adquirem mais materiais de uma vez só, podendo, dessa forma, negociar valores, obtendo bons descontos.

Faça uma cotação de preço 

É importante ter em mente que os materiais de Odontologia apresentam uma variação alta de preço. É que existem diferentes marcas e fornecedores; por isso, nada de pressa para adquirir esses itens, ou você pode pagar caro.

Então, separe um tempinho para fazer uma cotação dos preços: nas lojas online fica mais fácil realizar a pesquisa, mas considere ainda as lojas da sua cidade, pedindo por telefone ou mensagem um orçamento da lista completa de itens que a faculdade pediu.

Aliás, essa prática de pesquisar valores será comum até mesmo depois da sua formação, ao empreender na Odontologia. É claro que os dentistas acabam fazendo parcerias com alguns fornecedores, no entanto, para reduzir os custos mensais do consultório, a boa e velha pesquisa de preços não poderá faltar.

Escolha a empresa considerando o frete

Não basta apenas fazer a cotação de preço: para os materiais de Odontologia comprados pela internet, saiba que o frete pode pesar bastante. Então, mesmo que o item esteja mais em conta, pode ficar mais caro por conta dos custos com o envio.

Uma estratégia em relação a essa questão é também fazer uma compra conjunta com outros colegas para que vocês possam dividir o valor do frete e aproveitar promoções que surgirem nas lojas online.

Verifique ainda as condições de pagamento 

Por último, um fator que merece atenção também são as condições de pagamento que a loja ou o fornecedor de material odontológico oferece para você.

É que ter a possibilidade de parcelar o valor da compra sem o acréscimo de juros, ou ainda conseguir um desconto para o pagamento à vista pode ajudar a adquirir esses itens com alguma vantagem.

Pronto para ser um dentista de sucesso?

Agora você já sabe quais materiais de Odontologia vai precisar adquirir. Conhecendo esses itens, fica muito mais fácil se planejar para ter tudo em mãos e ainda economizar, certo? E não se esqueça: para que seu investimento no curso valha a pena, é essencial optar por uma faculdade de qualidade e que forneça uma boa estrutura para sua formação como dentista. Sendo assim, que tal estudar com a gente, na Anhanguera?

Achou interessantes as informações que trouxemos neste post? Não deixe seu sonho de se tornar dentista de lado: faça a sua inscrição no vestibular de Odontologia e brilhe nessa área da saúde tão promissora!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 51

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados