Vou precisar de matemática na faculdade de Agronomia?

matematica na agronomia

Gosta da área de Agronomia, mas ainda não sabe muito sobre as suas particularidades? Ei, pode ficar calmo! Afinal, estamos aqui para ajudar. E, em nosso bate-papo de agora, vamos falar sobre um assunto importante: cálculos. Será que eles estão muito presentes nessa graduação? ?

A resposta é: sim. A presença da Matemática na Agronomia é bem frequente, ainda que esse não seja, nem de longe, o único tópico estudado durante esse curso. Porém, isso não significa que você tenha que desistir caso não se dê muito bem com essa matéria! Continue a leitura e veja como a Matemática aparece no curso de Agronomia e tire as dúvidas sobre o assunto. Vamos lá!

O que é Agronomia? 

Agronomia é a ciência que estuda a dinâmica dos solos e participa ativamente da questão agroambiental. Sendo assim, esse é um profissional que define as melhores técnicas de cultivo e analisa, também, os impactos que essa cultura trará para o ambiente em que ela vai acontecer. ??‍?

Sendo assim, temos uma área multidisciplinar, que mescla conhecimentos técnicos aos teóricos. O agrônomo precisa dominar questões das Ciências Biológicas, Exatas e Humanas, sendo um profissional completo.

matematica na agronomia

Se estuda muita matemática em Agronomia? 

Muita gente não faz ideia do que se estuda em Agronomia. Como vimos, esse é um curso que traz matérias das três áreas do conhecimento e que prepara profissionais com um conhecimento bem abrangente.

Sendo assim, a Matemática também faz parte desse contexto. As disciplinas que trazem cálculos correspondem a cerca de 10% da grade total da Agronomia. Isso pode não ser muito, mas certamente é um valor considerável.

Como a matemática é usada na Agronomia? 

Se você já sabe o que faz um agrônomo, fica bem mais fácil entender o uso dos números no dia a dia desse profissional. As Ciências Agrárias não podem existir sem a Matemática, já que os cálculos são essenciais para que o sucesso na área seja atingido.

Alguns exemplos desse uso são:

  • cálculo do número de sementes necessárias para uma certa área;
  • o custo para a realização de uma plantação (levando em consideração materiais para o solo, equipamentos e muito mais);
  • cálculo de drenagem ou irrigação de plantações;
  • determinação da quantidade de fertilizante necessária para um certo local, entre outros.

Quais são as matérias da Agronomia com cálculo? 

Ao estudar a grade curricular de Agronomia, você pode perceber facilmente as matérias que têm o uso de cálculos. Alguns exemplos são:

  • Agrometeorologia;
  • Ciência Do Solo – Fertilidade Do Solo E Nutrição Mineral De Plantas;
  • Ciência Do Solo – Física E Conservação Do Solo E Água;
  • Construções Rurais;
  • Controle De Plantas Daninhas;
  • Controle De Qualidade De Produtos Vegetais E Animais;
  • Economia E Administração Rural;
  • Física Geral;
  • Fundamentos De Cálculo Aplicado;
  • Fundamentos De Química Orgânica;
  • Hidráulica, entre outras.

Viu só? Você já sabe quase tudo sobre Agronomia. Mas ainda precisamos falar algumas questões. Então, continue com a gente!

Não gosto de Matemática. E agora?

Persista! Como vimos, a grade de Agronomia não é composta exclusivamente por cálculos. Esse é um curso bem dinâmico, com disciplinas que abordam vários assuntos e não se retém apenas aos números.

Se você é do tipo que não curte muito mexer com Matemática, está tudo bem: vai superar esse desafio e conquistar o seu diploma mesmo assim. ??‍?Não se esqueça de que precisamos superar nossos medos e nos desafiar cada vez mais para que possamos crescer.

Ao longo do curso, você só vai precisar se dedicar um pouquinho mais e contar com o apoio de serviços da faculdade, como as monitorias. Disciplinas mais complicadas são comuns em todos os cursos. Siga o seu sonho e supere os obstáculos que encontrar no caminho!

Quais as melhores práticas para facilitar os estudos? 

Agora, confira dicas para mandar bem nos estudos durante a faculdade de Agronomia! ?

Tenha uma boa base de Matemática

O primeiro passo é garantir uma boa base de Matemática. Por isso, se você ainda está prestando o vestibular, capriche nos estudos dessa matéria. Comece realmente pelo básico, como as quatro operações fundamentais, e vá aumentando a dificuldade pouco a pouco. 

Nunca fique com dúvidas

Seja durante os estudos para o vestibular ou já na faculdade, nunca deixe uma dúvida passar. Descubra o motivo dos seus erros e vá atrás de respostas para as perguntas que tiver. Na faculdade, as monitorias servem bem a esse propósito, evitando que você tenha prejuízos no desenvolvimento.

matematica na agronomia

Tenha um bom cronograma de estudos

Contar com um cronograma de estudos vai ajudar a manter a matéria em dia e evitar que o nervosismo e a procrastinação prejudiquem o aprendizado. ? Essa é uma técnica valiosa para a preparação durante o pré-vestibular e ao longo da graduação.

Separe um tempo para treinar

As Ciências Exatas exigem tempo para a resolução de exercícios. Por isso, em seu cronograma, reserve um período exclusivo para o treino das matérias que está estudando. Assim, você aprenderá da melhor forma possível: na prática! ?

Invista em bons estágios

Investir em um estágio de Agronomia é outra boa maneira de garantir que o seu aprendizado seja mais completo e feito de maneira prática. Ao viver o dia a dia de um agrônomo, você vai vivenciar o contato que eles têm com os cálculos e adquirir conhecimento por outros meios além da sala de aula.

Esteja em uma boa faculdade

Por fim, é muito importante que você esteja em uma das melhores faculdades de Agronomia. Assim, terá todo o suporte necessário para aprender, indo desde a presença de professores qualificados até uma monitoria consistente.

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre a presença da Matemática na Agronomia? Agora que você já sabe disso, é bem mais fácil se programar para fazer esse curso e tirar o maior proveito possível dele. Esperamos que você continue indo atrás do seu sonho!

E, para ajudar a ficar ainda mais pertinho dele, temos uma última dica: faça a inscrição no vestibular de Agronomia da Anhanguera e dê o pontapé inicial na carreira como agrônomo. Nós, da Anhanguera, estamos ansiosos para ter você em nossas salas de aula físicas ou virtuais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados