5 livros de Enfermagem que todo estudante deve ter

A Enfermagem é uma das profissões mais bonitas que existem. Dedicado quase que exclusivamente ao ato de cuidar, o enfermeiro atua como um profissional-chave na recuperação de pacientes e em todo o seu processo de diagnóstico, tratamento e aceitação das enfermidades.

A jornada para se tornar um enfermeiro, no entanto, não é nada fácil. A faculdade exige muito dos estudantes, assim como o vestibular. E é pensando nisso que fizemos a postagem que você lerá nos próximos minutos!

O nosso objetivo é mostrar alguns livros de Enfermagem que são leituras obrigatórias para todos os estudantes, além de trazer algumas dicas para que você faça um bom uso dessas obras. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são os principais livros de Enfermagem? 

Veja, a seguir, alguns títulos imperdíveis para estudantes da área! 

1. Enfermagem em cardiologia — Ana Paula Quilici 

Esse é o título mais completo sobre a relação entre os temas Enfermagem e Cardiologia. Na obra, você terá acesso ao conhecimento de enfermeiros e médicos das mais diversas especialidades, relatando detalhes fundamentais sobre o funcionamento do sistema cardiovascular.

2. Ergonomia: Fundamentos e Aplicações — Vanderlei Moraes 

A Ergonomia é um dos temas mais em alta quando o assunto é a Enfermagem. Por isso, essa leitura é importante para os profissionais que têm interesse em trabalhar em áreas como a Enfermagem do Trabalho.

Saiba mais: confira o vídeo do Papo Reto sobre as melhores áreas em Enfermagem.

3. Enfermagem em Saúde Coletiva: Teoria e Prática — Natália de C. Horta e Marina C. M. R. de Souza

Outra área muito em alta é a Saúde Coletiva, que traz imensos benefícios para o bem-estar da sociedade. No entanto, esse livro não é importante apenas para os futuros enfermeiros que desejam atuar nesse segmento, mas para todos os que fazem essa faculdade.

4. Técnicas Básicas de Enfermagem — Andrea C. B. Volpato e Vanda C. S. Passos

Todos os enfermeiros devem ter um livro que aborde técnicas do dia a dia de maneira didática e interessante. Essa é uma ótima opção para preencher tal lacuna!

5. Prática de Enfermagem — Sandra M. Nettina

Por fim, um guia indispensável para a prática geral da Enfermagem. Esse livro aborda diversos contextos do dia a dia desse profissional, trazendo informações gerais e específicas sobre como lidar com os mais variados tipos de casos e situações.

O que será visto em cada um deles? 

Os livros de Enfermagem têm o objetivo de trazer conhecimentos teóricos sobre as mais diversas áreas dessa profissão. 

Sendo assim, em cada uma das obras, você terá acesso a detalhes obtidos a partir de anos de prática e testes. A leitura desses livros é fundamental para você conseguir, em algumas horas, o conhecimento que levou décadas para ser construído pela ciência.

Quais são as suas vantagens? 

A vantagem das obras acima está em sua qualidade técnica, na veracidade dos assuntos abordados e na experiência profissional dos autores. Assim, é como se você conversasse diretamente com alguns dos principais profissionais da Enfermagem, obtendo conhecimento a partir da vivência desses mestres.

Qual é a aplicação do conteúdo para o estudante e profissional da área? 

Durante a faculdade, os livros servirão como guia para o seu conhecimento. Após passar por essa fase, você poderá utilizá-los para relembrar conteúdos que foram esquecidos.

Mas não se engane: esse conhecimento será fundamental para o seu dia a dia. Ao se deparar com situações descritas nos livros, você terá muito mais consciência para tomar decisões e agir de acordo com parâmetros e protocolos estabelecidos mundialmente.

Como fazer um bom uso dessas obras ao longo da formação?

Para finalizar, vamos conferir algumas dicas para que os conhecimentos dos livros mencionados sejam aplicados corretamente em sua formação como enfermeiro. 

Estude bastante

É impossível obter sucesso em qualquer área sem estudar e, claro, isso não é diferente quando o assunto é a Enfermagem. Essa é uma profissão que lida diretamente com vidas e, por isso, responsabilidade e comprometimento são essenciais.

Por isso, invista em um bom cronograma de estudos durante a faculdade, revise os conteúdos abordados e busque fontes diversas para ampliar o seu conhecimento. Vá além do que é visto em classe e você será um profissional bem mais preparado no futuro.

Aproveite as oportunidades oferecidas pela faculdade

Ir para a faculdade, estudar, fazer as provas e tirar boas notas parece o suficiente. Mas não se engane: não é. Bons profissionais são aqueles que, como mencionado, vão além. Ou seja: quem procura fazer mais que o básico.

Interaja com os seus colegas, busque oportunidades, faça parte de grupos, invista em iniciações científicas, participe de ligas, vá a congressos e simpósios, etc. Explore o que a sua instituição tem a oferecer e se qualifique enquanto estuda!

Ingresse em uma boa instituição de ensino

Outra dica muito importante é a escolha da instituição de ensino perfeita para você. É importante escolher uma faculdade de Enfermagem que seja renomada, tenha diferenciais interessantes para a sua formação e o coloque à frente na hora da busca pelas melhores vagas no mercado de trabalho.

Alguns detalhes que podem ser observados são:

  • grade curricular atualizada, que siga as principais tendências da Enfermagem mundial;
  • professores que atuem na área e tenham longa experiência;
  • uso da tecnologia no ensino;
  • preocupação com a qualificação e inserção do aluno no mercado de trabalho e muito mais.

A boa notícia é que você nem precisa procurar muito, já que a Anhanguera oferece tudo isso e muito mais! Confira os nossos diferenciais e se prepare com a gente!

Faça uma boa especialização no futuro

Para fechar, uma dica muito importante: a especialização. É fundamental que você busque, após a sua graduação, meios de continuar se qualificando. Pesquise sobre as áreas da Enfermagem ao longo do curso e escolha a que mais combina com você e os seus objetivos.

E, claro, nunca pare de estudar! É importante continuar se atualizando mesmo após a escolha da área de especialização. Afinal, a saúde é extremamente dinâmica e os estudos nunca param nesse setor.

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre os melhores livros de Enfermagem, ou seja, aqueles que você não pode deixar de ler ao longo da sua formação? Esperamos que sim! Agora, é hora de adquirir as obras e dar o pontapé inicial em seus estudos.

Aproveite e faça a sua inscrição no vestibular de Enfermagem da Anhanguera ou dê início ao seu processo de transferência externa! Com ele, você até consegue uma bolsa de estudos com descontos bem bacanas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados