Conheça os 9 principais fundamentos da Enfermagem

fundamentos de enfermagem

A Enfermagem é uma das profissões mais bonitas. Os profissionais da área têm como função cuidar dos pacientes em seus momentos mais vulneráveis, prestando apoio emocional, auxiliando o restante da equipe na manutenção dos tratamentos e, claro, trabalhando com a gestão das equipes nos ambientes da saúde.

A faculdade de Enfermagem prepara o estudante para todos esses processos, trabalhando ao longo do curso o que são conhecidos como fundamentos da Enfermagem. E, ao contrário do que se imagina, eles vão muito além dos conhecimentos de matérias como Anatomia, Farmacologia e do desenvolvimento de técnicas para a realização de procedimentos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre esse tema tão importante para enfermeiros e futuros profissionais da área. Vamos lá! 

Quais são os fundamentos da Enfermagem?

Veja, agora, quais são os principais pilares da Enfermagem! 

1. Integridade

O conceito de integridade se refere àquilo que é íntegro. Sendo assim, o profissional da Enfermagem deve trabalhar sempre com plenitude, dando o máximo de si e não se corrompendo sob nenhuma hipótese. Os juramentos feitos ao término da sua graduação devem ser mantidos!

2. Imparcialidade

Ao atender um paciente, não importa quem ele é. Sendo assim, o princípio da imparcialidade é válido para todos, inclusive para aquelas pessoas que seguem um estilo de vida diferente dos nossos ou que realizam atos passíveis de julgamento na justiça. O enfermeiro não é um juiz. Lembre-se disso!

Saiba mais: conheça as melhores áreas em Enfermagem.

3. Confidencialidade

Assim como em outras profissões da área da saúde, é importante ressaltar que o que é dito ao enfermeiro permanece com o enfermeiro. A confidencialidade das informações passadas pelo paciente não deve ser violada em nenhum momento. Fique sempre de olho e não se deixe levar por situações que possam tentá-lo a quebrar esse combinado.

4. Empatia

Ter empatia também é um dos fundamentos da Enfermagem. Afinal, sem ela, o enfermeiro não consegue se colocar no lugar dos seus pacientes e pode desenvolver um atendimento menos humanizado, que vai contra as principais tendências do setor em todo o mundo. Ser enfermeiro também é sentir!

5. Autonomia

O princípio da autonomia também deve ser trabalhado, pois é outro fundamento da Enfermagem. O enfermeiro é um profissional com atribuições bem definidas pela Lei nº 7498, de 1986. Dentro dessas funções, ele tem autonomia para realizá-las de acordo com as necessidades, tomando decisões em benefício dos pacientes e de suas equipes.

6. Idoneidade

Agir com precisão e de forma confiável também é outro fundamento dessa profissão. O enfermeiro deve atuar de acordo com a sua regulamentação (vista acima) e com os juramentos feitos na obtenção do seu diploma. 

7. Gestão

Outro dos fundamentos da Enfermagem diz respeito à gestão. Essa é uma das áreas mais importantes dessa profissão, pois garante que a organização das equipes seja o mais eficiente possível e permite, assim, que ambientes como os hospitais funcionem da maneira correta. 

8. Organização

Organização é outra das palavras-chave envolvidas em todo esse processo! Se você quer saber tudo sobre a faculdade de Enfermagem, é importante também aprender como administrar e delegar tarefas, melhorando consideravelmente a vida dos pacientes que estão sob os cuidados da sua equipe.

9. Inteligência emocional

Por fim, é extremamente importante que o enfermeiro desenvolva uma boa dose de inteligência emocional. Esse é um dos fundamentos da Enfermagem, pois permite não só que os desafios do cotidiano sejam enfrentados com uma graça maior, mas também que o profissional não adoeça por conta de problemas como a Síndrome de Burnout e a Fadiga por Compaixão.

O que isso significa na prática?

Na prática, os fundamentos da Enfermagem permitem que o profissional realize as suas atribuições de maneira plena, ou seja, completa. As competências mencionadas acima são essenciais para o dia a dia profissional do enfermeiro.

Com elas, você poderá prestar um atendimento cinco estrelas para o seu paciente, além de cuidar melhor de si mesmo e estar sempre apto a oferecer o melhor em seu emprego. 

Como os fundamentos são aplicados no dia a dia de trabalho?

Os fundamentos acima mencionados são importantes para que o enfermeiro possa trabalhar plenamente. Mas como eles são aplicados no dia a dia de trabalho?

A verdade é que todos esses pilares serão postos à prova o tempo inteiro durante o trabalho de um enfermeiro. Seja no contato diário com os pacientes, no modo de lidar com as perdas em sua vida pessoal ou até mesmo na gestão das equipes nos ambientes hospitalares e ambulatoriais, eles serão requisitados e trabalhados no cotidiano.

E importante: isso é válido para todas as áreas da Enfermagem. Sendo assim, independentemente de qual tenha sido a pós-graduação escolhida por você, os fundamentos serão utilizados da mesma maneira.

Como se capacitar para ter domínio sobre todos eles?

Agora que você já conhece os fundamentos da Enfermagem e sabe um pouco sobre cada um deles, fica a pergunta: afinal, como podemos nos qualificar adequadamente para ter domínio sobre essas áreas?

A dica é: invista em uma educação de qualidade! Boas instituições de ensino são aquelas que, além de caprichar em uma grade curricular técnica e teórica de qualidade, também desenvolvem competências socioemocionais e trabalham o desenvolvimento completo dos futuros profissionais.

O curso de Enfermagem na Anhanguera é um belo exemplo disso. Aqui, você poderá aprender tudo sobre essa linda área de atuação, se capacitando em todos os âmbitos e se tornando um profissional preparadíssimo para o mercado de trabalho. Nosso currículo é respeitado pelos empregadores e valorizado em todo o Brasil. 

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre os fundamentos da Enfermagem? Agora, independentemente de você já estar nesse curso ou não, você está bem mais preparado para seguir nessa linda carreira e se qualificar cada vez mais com a Anhanguera.

Caso você ainda não esteja no curso de Enfermagem, mas esse seja um dos seus maiores sonhos, não perca tempo e se inscreva agora mesmo no vestibular da Anhanguera! Aqui, seus desejos podem (e vão!) se tornar realidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 94

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados