Fisioterapeuta pode fazer acupuntura? Descubra aqui!

Afinal, fisioterapeuta pode fazer acupuntura? Essa é uma dúvida comum de vários estudantes e profissionais que decidem seguir carreira em Fisioterapia não sabem direito se é possível exercer as atividades nessa área de atuação.

De fato, existem muitas dúvidas em relação ao assunto e, se você quer entender se os fisioterapeutas podem fazer acupuntura em seus pacientes, continue a leitura para descobrir a resposta!

Fisioterapeuta pode fazer acupuntura?

Muita gente pensa que a acupuntura é um tipo de tratamento que só pode ser orientado por médicos. Contudo, o STF (Superior Tribunal de Justiça) permite que fisioterapeutas pratiquem acupuntura, além de osteopatia e quiropraxia.

De fato, os profissionais do ramo são preparados para realizar essa prática, já que, durante sua formação, os estudantes entram em contato com diversos conteúdos da área da saúde, como anatomia, fisiologia, bioquímica, psicomotricidade e práticas de promoção da saúde.

Além disso, a acupuntura faz parte das áreas da Fisioterapia e o profissional utiliza técnicas que estimulam a pele por meio da aplicação de agulhas em pontos específicos, o que proporciona melhorias efetivas na manutenção do sistema imune e no controle das dores.

No entanto, lembre-se de que para atuar nesse ramo é necessário fazer uma pós-graduação em acupuntura, pois essa é a única maneira eficiente para se destacar em meio à concorrência.

Quais são as outras áreas de atuação da Fisioterapia?

Além da acupuntura, o fisioterapeuta pode exercer suas atividades em diversas áreas de atuação. Confira as principais!

Traumatologia e Ortopedia

Nesse campo, o fisioterapeuta costuma atuar com médicos ortopedistas, auxiliando na recuperação de pessoas com fraturas, luxações e traumas. Sequelas de acidentes e distúrbios decorrentes de vícios posturais também são tratados por esses profissionais.

Fisioterapia neurológica

A Fisioterapia neurológica trata distúrbios decorrentes de acidentes que afetam o sistema nervoso ou doenças neurológicas. O foco é na reabilitação total ou parcial dos pacientes para que eles voltem a realizar suas tarefas cotidianas.

Quiropraxia

É uma área da Fisioterapia que envolve o tratamento de lesões relacionadas ao sistema ósseo, muscular e nervoso. Por meio de técnicas específicas, a quiropraxia auxilia a combater danos em ligamentos, tendões, ossos e músculos. Essa terapia atua de modo complementar com outros tratamentos convencionais prescritos pelo médico.

Qual a importância do curso superior em Fisioterapia?

Se você tem dúvidas sobre o que precisa para ser fisioterapeuta, saiba que o primeiro passo consiste em investir na formação superior. A graduação permite que os profissionais consigam fazer uma pós em Acupuntura depois da conclusão do curso, sendo uma excelente alternativa para quem deseja atuar nesse ramo.

Para isso, o primeiro passo é escolher uma faculdade conceituada e preparada para oferecer o melhor ensino aos alunos. Na Anhanguera, a graduação em Fisioterapia pode ser cursada nas modalidades de ensino presencial e semipresencial.

Assim, é possível escolher a opção que melhor se encaixa em sua rotina. Além disso, oferecemos diferenciais exclusivos aos nossos alunos. Veja:

  • bolsas de estudos em Fisioterapia que ajudam a diminuir o preço das mensalidades;
  • infraestrutura completa, com laboratórios de ponta;
  • grade curricular atualizada constantemente.

Veja as matérias de Fisioterapia!

YouTube video

Invista no seu futuro!

Agora que já sabe que fisioterapeuta pode fazer acupuntura, lembre-se de que investir em um curso superior de qualidade é fundamental para quem deseja atuar nessa área. Por isso, venha para a Anhanguera e seja um profissional de sucesso!

Não perca mais tempo e invista no seu futuro. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.