7 filmes para estudantes de Direito se apaixonarem pela profissão

filmes para estudantes de direito

Há diferentes meios de conhecer e, assim, se apaixonar por uma profissão. Tem pessoas que se identificam ao ver um profissional trabalhando em determinada área, enquanto outras podem se encantar ao acompanhar grandes produções, como os filmes para estudantes de Direito.

Dessa forma, quem já está no curso do Direito ou quem sonha em se tornar advogado pode descobrir um pouco mais sobre a carreira justamente com o cinema. Quer ficar por dentro de 7 filmes para o vestibulando de Direito? Já deixe a pipoca aí do lado e confira as sugestões que nós, da Anhanguera, reunimos para você neste post!

[hubspot type=cta portal=8726768 id=d268a024-9671-4cc6-af8b-7cdfa49524fd]

Carandiru

Assistir a filmes e a séries sobre Direito é uma oportunidade de explorar as diferentes questões que envolvem essa profissão. “Carandiru”, de 2004, é uma produção brasileira que não pode faltar nessa seleção.

Baseado no livro do médico Dráuzio Varella, traz uma história que relata suas experiências no atendimento voluntário do ambulatório do presídio de São Paulo. O longa aborda os problemas e más condições do sistema prisional do país, com destaque para a violência e a superlotação, trazendo muitas reflexões a quem pretende atuar com Direito Penal.

12 homens e uma sentença

Se você deseja fazer Direito, o primeiro passo é pesquisar boas faculdades. Aqui na Anhanguera, você tem uma ótima infraestrutura, professores qualificados com experiência de mercado, além de uma grade curricular completa e atualizada, que traz, inclusive a relação entre Direito e tecnologia.

Além de encontrar uma instituição de ensino de referência, pesquisar sobre as grandes produções do cinema que abordam diferentes aspectos da profissão também é uma boa pedida.

Por isso, uma dica de filme é “12 homens e uma sentença”, de 1997, que apresenta o julgamento de um rapaz acusado de ter matado o próprio pai. Dos 12 jurados que vão decidir a sentença, 11 acreditam na culpa do jovem. No entanto, um deles quer que a investigação seja aprofundada.

O estudante de Direito vai perceber a importância da interpretação das leis e como as habilidades de argumentação e de persuasão contam pontos para o trabalho do advogado.

Um sonho de liberdade

Se você pretende escolher Direito para sua carreira, precisa aproveitar a vantagem de prestar o vestibular online da Anhanguera. Caso sua preocupação seja com as mensalidades, vale a pena conhecer as opções de bolsas e descontos que a instituição de ensino oferece.

Mesmo quem ainda não ingressou na graduação, pode aproveitar para descobrir mais sobre a profissão, acompanhando boas histórias do cinema. Nessa lista, não pode faltar o filme “Um sonho de liberdade”, de 1994.

A trama apresenta um jovem banqueiro acusado pelo assassinato da esposa, que é condenado à prisão perpétua mesmo se dizendo inocente. Na sua vivência em uma penitenciária de segurança máxima dos Estados Unidos, ele faz amizade com outro detento, cujo destino também é ficar na prisão pelo resto da vida.

A lição do filme é mostrar como funciona, de fato, uma prisão e a rotina de um condenado no local, aspecto importante para quem deseja atuar no campo jurídico, especialmente com Direito Criminal.

Erin Brockovich

Filme para estudantes de Direito lançado em 2000 e baseado em uma história real. Traz Erin Brockovich, interpretada por Julia Roberts, uma mãe de três filhos que trabalha como arquivista para um escritório modesto de advocacia.

Ela descobre que a água de uma cidade está contaminada e causa riscos à saúde da população, começando aí uma investigação. Erin junta provas e convence os moradores a auxiliarem nessa empreitada. Nisso, se vê envolvida em um processo judicial milionário contra uma grande empresa de gás e eletricidade.

Se você quer saber tudo sobre Direito, esse longa-metragem fala do trabalho importante do advogado na busca pela verdade e pela justiça mesmo que isso signifique enfrentar pessoas de poder.

A qualquer preço

Um dos filmes de destaque para estudantes de Direito, “A qualquer preço”, de 1998, une drama e suspense apresentando ao espectador uma história verídica. Traz um advogado que só aceitava trabalhar em processos que pudessem oferecem algum tipo de benefício, mesmo que isso ferisse o que diz a ética da profissão.

A situação toma um novo rumo depois que uma ação multimilionária é movida contra uma companhia responsável por eliminar dejetos que envenenaram muitas pessoas. O advogado resolve assumir o caso, mas mudando sua mentalidade e forma de trabalho, já que passa a considerar o que é melhor para seus clientes antes de qualquer ganho financeiro.

A trama deixa claro como questões relacionadas às emoções podem comprometer o trabalho do advogado em uma ação judicial, bem como a necessidade de o profissional atuar sempre pautado na honestidade.

A firma

Longa-metragem de 1993, “A firma” traz a história de um jovem advogado que tem um bom salário e muitas vantagens para atuar em um escritório. Só que ele descobre que o local tem relação com lavagem de dinheiro da máfia e que os advogados que deixaram a firma ou tentaram sair de lá morreram de um jeito misterioso.

Traz ao estudante de Direito as questões da ética da profissão e da prática de manter o sigilo em relação ao cliente.

Filadélfia

O último dos filmes na área de Direito da nossa lista é uma produção de 1993. Estrelado por Tom Hanks, “Filadélfia” apresenta a história de um advogado que tem boas perspectivas profissionais e está estabelecido em escritório tradicional.

As coisas mudam quando vem à tona que ele é portador do vírus HIV e homossexual, o que resulta em sua demissão da empresa. Diante disso, ele contrata um advogado homofóbico. Assim, ao defender o seu cliente, o advogado se vê diante do próprio preconceito.

Como os protagonistas são dois advogados, “Filadélfia” apresenta diálogos riquíssimos para quem quer ingressar na área, além de todos os dilemas que podem estar envolvidos na profissão.

Busque mais referências!

Se você gostou da lista de filmes para estudantes de Direito e quer se aprofundar em outros detalhes da carreira, mergulhe nesse universo: existem igualmente diferentes livros que trazem as particularidades da profissão, sua rotina e desafios. Fazer networking para conhecer mais pessoas dessa carreira também é indicado.

Não perca tempo e invista em seu futuro: dê o primeiro passo, fazendo a inscrição no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados