Como é ser um estagiário de Administração? Entenda a rotina

estagiárias de administração

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo é comum para vários alunos das melhores faculdades do país. Mais do que isso, é recomendável, um bom jeito de aliar a teoria do curso à prática da profissão. Falando nisso, que tal entender melhor o que faz o estagiário de Administração e quais tarefas são parte da sua rotina de trabalho?

Atendimento, elaboração de planilhas, organização de documentos e participação em negociações são apenas algumas atividades típicas.

Se você é criativo, analítico, curioso e busca constantemente por soluções inovadoras, talvez este post abra seus olhos para uma baita oportunidade de carreira. Chega mais para se aprofundar no assunto!

O que faz um estagiário de administração?

Rotinas administrativas são essenciais em todas as organizações: fábricas, lojas de calçado, de comércio eletrônico, redes de varejo, supermercados, agências de publicidade, transportadoras, portos, aeroportos, clínicas, laboratórios, farmácias, ONGs (Organizações Não Governamentais), fundações como a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), entre outras instituições públicas e empresas privadas.

Dos bancos aos ministérios do governo há necessidade de quem cumpra com tarefas de negociação, atendimento, atualizações de preços e dados no sistema, análise dos resultados obtidos e emissão de relatórios para os gestores tomarem decisões estratégicas.

Essa pessoa pode ser você! Estudar nas melhores faculdades de Administração traz conhecimento em sala de aula para dar os primeiros passos no mercado de trabalho. A Anhanguera capacita e oferece total suporte ao aluno em todo esse processo, inclusive desenvolvendo competências valorizadas pelos empregadores (visão analítica, por exemplo).

Quer mais? Aqui nossos alunos têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, portal de empregabilidade que coloca você em contato com ótimas vagas de estágio em Administração. Essa ponte entre instituição de ensino e as organizações coloca você logo em contato com grandes oportunidades de capacitação e de crescimento e profissional.

Por que ser estagiário?

Começar a atuar na área ainda durante a faculdade ajuda o aluno a se familiarizar com as rotinas, as tarefas e as operações típicas da profissão. O contrato é mais simples em relação ao de emprego, e a jornada de trabalho é limitada a 6 horas diárias ou 30 horas semanais, segundo a Lei do Estágio (nº 11.788 de 2008).

Viu só que bela oportunidade de largar na frente no mercado de trabalho? Contratar um estagiário é vantajoso para as organizações, porque a remuneração dele é menor.

Isso acontece porque o tempo trabalhado é reduzido, e o contratado não tem ensino superior completo, o que exigiria maiores remunerações. Mas, com a experiência adquirida no estágio e o diploma de graduação, rapidamente você pode ser efetivado e começar a receber o salário do profissional de Administração — em média R$ 4.591,74 para administrador de empresas, por exemplo.

Outra vantagem é a supervisão de estágio, ou seja, ter um superior responsável pelo que você faz e que vai mostrar o caminho das pedras explicando como realizar suas atividades diárias. Esse aprendizado faz toda a diferença na sua formação profissional e acaba sendo útil lá na frente, inclusive, quando você ocupar cargos de maior hierarquia.

Quais tarefas fazem parte da rotina de trabalho?

Agora que já falamos de forma geral do assunto, veja o que faz um estagiário de administração. Confira na sequência os detalhes de suas funções e como elas acontecem na prática.

Quem sabe rola uma identificação e você decide pelo curso de Administração da Anhanguera? A propósito, estamos prontos para receber você!

Atendimento

Pense bem: negócios são sustentados por vendas, e vendas são feitas a Pessoas Jurídicas e Físicas. Entrar em contato direto com o consumidor é ótimo para entender suas necessidades, o que ele espera das soluções oferecidas pelo negócio e o nível de satisfação dele com os produtos ou serviços adquiridos. Ainda ajuda no desenvolvimento da sua capacidade comunicativa.

As vagas de estágio de administração nessa área envolvem funções como: esclarecer dúvidas, prestar suporte, registrar reclamações, oferecer produtos e serviços e realizar pesquisas. Você também pode cuidar do cliente nas dependências da empresa enquanto ele está na concessionária de veículos aguardando um serviço de oficina, por exemplo.

Participação em negociações

Seguindo nesse ritmo de desenvolver relações interpessoais, o estagiário de administração também pode estar envolvido em processos de compra de matéria-prima e insumos, ou ressuprimento e aquisição de produtos para abastecer lojas de vestuário ou estoques de supermercados e redes de varejo.

Embora as estratégias de negociação sejam geralmente feitas pelos seus superiores, você pode ser iniciado nesse jogo de interesses durante o estágio. Assim é possível aprender a lidar com fornecedores, os jargões da área e a abordagem necessária para cumprir as metas da organização.

Elaboração de planilhas

Essa tarefa é um clássico da Administração tanto na iniciativa pública quanto na privada. As planilhas ajudam no controle de entrada e saída de dinheiro e produtos, permitem o fluxo de caixa e trazem dados relevantes sobre peças em estoque e resultados de faturamento, lucratividade, custos fixos (como aluguel) e variáveis (água, luz e comissão dos vendedores).

Organização de documentos

Alvará de funcionamento, notas fiscais, licenças sanitárias e ambientais, comprovantes de pagamento, médicos e de segurança do trabalho são apenas alguns dos documentos essenciais para uma empresa operar. Isso sem falar dos contratos de trabalho, com fornecedores e clientes que também podem ficar sob os cuidados do estagiário.

Apresentação de relatórios

Também é um clássico entre as áreas da Administração porque os resultados levantados por meio dessa tarefa orientam a tomada de decisão dos gestores. Assim você vê que, mesmo o seu trabalho sendo realizado no nível operacional, analisando e registrando os dados, ele reflete diretamente nas estratégias adotadas por gerentes e diretores nos níveis tático e institucional.

Preenchimento de formulários internos

Aqui o estagiário de administração tem a oportunidade de conhecer a fundo os processos da empresa ou da instituição pública. Seu papel também é fundamental para garantir o controle de qualidade e o cumprimento adequado dos procedimentos, inclusive conforme as exigências em lei e normas técnicas, tais como a ISO 9001 na indústria alimentícia.

Experiência com situações reais do mercado

Veja na prática de que forma o departamento de Recursos Humanos faz a gestão de pessoas em um órgão do governo. Ou, ainda, veja o time comercial de uma rede de varejo em ação movimentando desde a negociação com os fornecedores até o abastecimento dos centros de distribuição e a exposição do produto em loja.

Como conseguir estágio de administração que dê experiência com situações reais do mercado? Você pode ficar de olho nas vagas nos murais da faculdade, nos classificados do jornal ou nas plataformas online anunciando contratações.

Mas se quiser ter boas oportunidades no mercado de trabalho desde cedo, ainda durante o curso, venha estudar na Anhanguera! Ainda dá para obter o diploma com flexibilidade de horários na modalidade de ensino semipresencial.

Oferecemos ensino de alta qualidade e infraestrutura completa a ótimo custo-benefício. Sem falar do nosso já citado portal de empregabilidade, o Canal Conecta, aproximando você dos melhores contratantes.

O estagiário de administração tem um mundo de oportunidades a explorar na iniciativa pública e privada. As funções mencionadas podem até parecer simples às vezes, mas são essenciais ao funcionamento das organizações e um diferencial ao seu desenvolvimento na profissão.

E aí, viu uma oportunidade de carreira na área? Inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados