Trainee Engenharia Química: entenda como funciona

O engenheiro químico está entre os profissionais mais indispensáveis hoje em dia. Além disso, esses especialistas desenvolvem trabalhos que sequer imaginamos, desde itens fundamentais para a sobrevivência humana até objetos completamente aleatórios. Para se tornar um engenheiro, você precisará passar pela graduação na área e se tornar um trainee em Engenharia Química.

Essa etapa da formação é importante justamente para adquirir mais experiência e aprender aspectos mais específicos de cada segmento de atuação. Por isso, se você quer saber mais sobre o assunto, é melhor ficar de olho neste post até o final! ?

O que faz um trainee em Engenharia Química?

A atividade de trainee é direcionada especialmente àqueles estudantes que estão prestes a concluir sua formação no ensino superior ou àqueles que terminaram há pouco. É uma oportunidade particularmente reservada para profissionais em início de carreira, embora não seja uma regra explícita.

Por isso, se você é um estudante da área, talvez seja melhor começar a considerar se tornar um trainee de Engenharia Química. Durante esse período, você terá uma série de oportunidades de aperfeiçoamento e de atuação em diferentes áreas de especialização. Muito bom, certo? ?

O aprendizado é constante e intenso, preparando você para ocupar cargos muito bem disputados dentro de cerca de dois anos. Portanto, a principal responsabilidade do trainee é aprender a executar diferentes atividades dentro da sua profissão com maestria.

Como funciona o trabalho e atuação desse profissional?

O trainee de Engenharia Química é aquele profissional que acompanha e desenvolve várias atividades da área. Isso inclui desde a elaboração de projetos para novos produtos até a análise dos processos de fabricação, por exemplo. A ideia é justamente capacitar esse indivíduo para compreender todo o ecossistema da Engenharia Química.

Geralmente, o programa de trainee está atrelado a alguns cargos pontuais que podem ser ocupados depois do treinamento. Por isso, as atividades estão bastante relacionadas com a rotina e as responsabilidades ligadas a esses cargos.

Esse também é um trabalho monitorado e acompanhado de perto por superiores, especialmente quando a finalidade é qualificar profissionais para serem efetivados para outras funções posteriormente. Portanto, é de interesse da empresa que você aprenda o máximo possível e tenha interesse em se destacar nessa jornada. ✌?

Quais são as vantagens de atuar dessa forma?

Os programas de trainee são particularmente importantes para quem não tem muita (ou nenhuma) experiência profissional na sua área de formação. Por ensinar tudo o que o estudante precisa saber para executar suas funções, não é preciso dominar todas as habilidades.

Em suma, o estudante precisa ter boa vontade em aprender e disciplina para desenvolver as capacidades exigidas. Tudo isso de forma supervisionada e com o apoio e orientação de quem entende do assunto, é claro.

Uma das grandes vantagens em ser um trainee em Engenharia Química é que grande parte das empresas preparam internamente profissionais menos experientes para que eles aprendam tudo “do seu jeito”. Assim, ao final do processo, o negócio terá um profissional formatado de acordo com as suas políticas, padrões e condutas.

Consequentemente, as chances de você sair do programa de trainee mais bem-pago do que os seus colegas de faculdade são bem maiores. ? Isso porque você vai adquirir uma experiência intensa, ainda que por pouco tempo (algo em torno de dois anos).

Como conquistar as melhores oportunidades?

Se você gostou da ideia de se tornar um trainee para aprender tudo o que precisa para se destacar na carreira de Engenharia Química, está na hora de conferir as principais dicas para aproveitar as melhores oportunidades nesse sentido. Fique de olho!

Capriche na apresentação

Você já viu que um trainee precisa demonstrar interesse em aprender e em crescer na empresa. Isso começa pela sua postura pessoal e pela maneira como você se apresenta às pessoas. Portanto, cuide da aparência e do trato com as pessoas. ?

Seja cordial e mostre-se interessado em aprender, mas sem se tornar inconveniente. Vista-se de acordo com a função, comunicando sua personalidade sem exageros. E, por fim, invista na comunicação, afinal, um engenheiro químico precisa passar segurança e credibilidade por meio da fala.

Tenha referências não profissionais

É verdade que as suas experiências profissionais não vão contar muito na hora de ser selecionado para um programa de trainee. Mas o seu bom desempenho durante a graduação, sim. Além disso, é fundamental mostrar o quanto você se interessou em expandir seu conhecimento, realizar pesquisas e procedimentos, etc.

Se for possível, apresente cartas de recomendação vindas de professores e diretores, tudo de maneira estratégica. ?O que vale aqui é mostrar o seu empenho e como isso pode ser útil para o seu processo de aprendizado e para os resultados da empresa.

Demonstre vontade de crescer

Profissionais que começam suas carreiras como trainees recebem ótimas oportunidades de crescimento. Por isso, faça jus às chances que a empresa der a você. Enquanto trainee de Engenharia Química, seja proativo nas suas pesquisas, não se contente com respostas básicas e vá sempre além do óbvio.

Isso vai deixar claro o quanto você quer crescer. E a empresa, que também quer desenvolvimento, vai saber valorizar e recompensar aqueles profissionais que realmente elevam o seu capital intelectual a um nível diferenciado.

Como você viu, um programa de trainee é uma ótima porta que pode se abrir no final da sua graduação ou mesmo no início da sua vida profissional. Por isso, sugerimos que você comece desde já a ficar de olho nas empresas que costumam proporcionar esse tipo de vaga e se preparar para cumprir com os pré-requisitos determinados por elas.

Tudo começa com a graduação em Engenharia Química!

Outro passo fundamental para ser um trainee de Engenharia Química e receber muito bem por isso, durante o programa e depois dele, é começar a graduação quanto antes. ??‍?Só não se esqueça de investir em uma instituição de ensino superior reconhecida no mercado e que dê todo o suporte necessário para que você alcance o melhor aprendizado.

Aproveitando que você já está animado com a ideia de ser um trainee de Engenharia Química, que tal já dar o próximo passo em direção à sua carreira? Inscreva-se no vestibular online de Engenharia Química da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados