A Engenharia é uma carreira bastante procurada por quem está em busca de bons salários e um mercado de trabalho aquecido. Embora todas as especialidades tenham a sua atratividade, cada curso é único. Por isso, se você deseja trabalhar com projeto e desenvolvimento de programas, apps e sistemas, precisa conhecer as matérias de Engenharia de Software.
A grade curricular é atualizada de acordo com as demandas do mercado, preparando os alunos para desenvolver habilidades necessárias para que possam enfrentar qualquer desafio após a conclusão da graduação.
E aí, ficou interessado e quer conhecer a matriz curricular de Engenharia de Software? Então, continue a leitura!
Veja a grade curricular de Engenharia de Software por semestre
A seguir, você vai conhecer todas as matérias que fazem parte da grade curricular de Engenharia de Software, de acordo com os semestres. Confira!
1.º Semestre
- Algoritmos e Programação Estruturada;
- Empreendedorismo e Inovação;
- Arquitetura e Organização de Computadores;
- Engenharia, Ciência e Tecnologia;
- Fundamentos de Cálculo Aplicado;
- Lógica Computacional.
2.º Semestre
- Análise e Modelagem de Sistemas;
- Direito Cibernético;
- Sistemas Operacionais;
- Engenharia de Software;
- Linguagem de Programação;
- Sociedade Brasileira e Cidadania.
3.º Semestre
- Análise Orientada a Objetos;
- Engenharia de Requisitos;
- Modelagem de Dados;
- Redes e Sistemas Distribuídos;
- Métodos Matemáticos;
- Sistemas de Computação e de Informação.
4.º Semestre
- Computação em Nuvem;
- Governança de Tecnologia da Informação;
- Interface e Usabilidade;
- Linguagem Orientada a Objetos;
- Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
- Técnicas de Inteligência Artificial.
5.º Semestre
- Arquitetura de Software;
- Projeto de Software;
- Bancos de Dados Não Relacionais;
- Programação Web;
- Segurança e Auditoria de Sistemas.
6.º Semestre
- Frameworks para Desenvolvimento de Software;
- Infraestrutura Ágil;
- Gerenciamento e Qualidade de Software;
- Implementação de Projeto Web.
7.º Semestre
- Desenvolvimento de Sistemas E-commerce;
- Segurança em Engenharia de Software;
- Desenvolvimento Mobile;
- Testes e Manutenção de Software.
Conheça um pouco das principais matérias da matriz curricular de Engenharia de Software
Agora que você já conhece a matriz curricular completa, chegou o momento de ficar por dentro das principais disciplinas de Engenharia de Software em detalhes. Veja!
Arquitetura de Software
Essa matéria de Engenharia de Software é estudada no final do curso, mas apresenta conteúdos muito importantes para a formação do futuro profissional. Ela tem como foco principal as bases de como criar um software, desde a fase de projeto até a entrega aos clientes. Nesse caso, são utilizadas as técnicas mais recentes, e é necessário avaliar o que funcionou em modelos de referência.
Testes e Manutenção de Software
Os engenheiros de softwares devem ser capazes de fazer testes para entender se o software está pronto para ser entregue aos usuários finais, além da manutenção deles, caso seja necessário consertar os problemas que surgirem.
Portanto, existe uma matéria do curso de Engenharia de Software que é focada principalmente em ensinar aos estudantes a realizar essas tarefas, com o objetivo de garantir a segurança dos programas que serão criados no futuro.
Arquitetura e Organização de Computadores
Uma disciplina muito importante que faz parte da matriz curricular de Engenharia de Software é a arquitetura de software. É nela que os alunos aprendem a relação entre o hardware e a linguagem dos computadores, entre outros conceitos. Assim, a intenção é descobrir e analisar soluções para possíveis defeitos.
Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados
Nessa matéria da Engenharia de Software, o estudante vai conhecer e aprender a desenvolver banco de dados, como:
- SQL Server;
- MySQL;
- DB2;
- Oracle.
É possível aprender não somente os conceitos, mas o que cada tipo de sistema pode fazer em termos de software, hardware, de usuários e de dados.
Métodos Matemáticos
A Engenharia de Software não seria uma graduação das Ciências Exatas sem os conceitos da Matemática, concorda? Afinal, as equações lineares, as matrizes, os vetores e os algoritmos são parte fundamental do trabalho de um engenheiro. A lógica também é utilizada na construção de sistemas.
Então, o curso de Engenharia de Software é a opção ideal para o estudante que curte Matemática. Mesmo que você não tenha interesse por conta disso, saiba que é um conteúdo importante para ter uma visão mais analítica e ampla da programação. Além disso, com o auxílio de uma ótima faculdade, fica mais fácil criar intimidade com as disciplinas, não é mesmo?
A Anhanguera ajuda você a realizar o sonho da faculdade
Como vimos, as matérias da matriz curricular de Engenharia de Software abordam todos os assuntos necessários para a formação completa do engenheiro. Por isso, para ter um aprendizado de qualidade e, no futuro, conquistar as melhores vagas do mercado de trabalho, é fundamental estudar em uma faculdade de excelência.
Aqui na Anhanguera, você terá aulas com um corpo docente atualizado e experiente em suas áreas de atuação. Além disso, é possível cursar Engenharia EAD, de maneira 100% online. Assim, você tem toda a liberdade e flexibilidade para estudar quando e onde quiser, podendo conciliar os estudos com os outros afazeres da rotina.
Pensa que acabou por aí? Ainda oferecemos diferenciais exclusivos para a formação profissional, como:
- infraestrutura completa e de ponta, com vários laboratórios bem equipados para as aulas práticas;
- formas de ingresso facilitadas, como vestibular tradicional, vestibular online, uso da nota do Enem, segunda graduação e transferência externa;
- acesso ao Canal Conecta, portal que oferece vagas de estágio em todo o país.
Após essa formação de qualidade, você estará apto para atuar no mercado de trabalho e receber excelentes remunerações. Sabia que essa é considerada uma das Engenharias mais bem pagas? O salário do profissional de Engenharia de Software é de R$ 10.255,42*.
Agora é com você!
Agora que você já conhece as matérias de Engenharia de Software, percebeu como essa graduação oferece um aprendizado completo aos alunos? Para se destacar na área, lembre-se de estudar em uma boa faculdade e que tenha professores experientes!
Gostou de conhecer as matérias de Engenharia de Software e quer investir na sua formação superior? Então, inscreva-se no nosso vestibular online!
*Sujeito a alterações
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 30
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?