Como é a grade curricular de Design de Moda?

grade curricular de Design de Moda

Você adora o universo fashion e sonha em trabalhar nesse setor? Então, vamos apresentar o que se aprende em Design de Moda. Isso mesmo! Atualmente, esta é uma das graduações mais procuradas por quem tem habilidades criativas e se interessa por vestuário. 

Assim, antes de ingressar em um ensino superior, é muito interessante explorar ao máximo a sua grade curricular, a fim de garantir que as matérias abordadas se encaixem em seus interesses pessoais. Com esse cuidado, haverá mais chances de fazer uma escolha certeira, ampliando as chances de trilhar uma carreira promissora e de trabalhos reconhecidos.

O curso de Design de Moda da Anhanguera é supercompleto. E, para que você também conheça os seus diferenciais, vamos explorá-lo ao longo do post. Curtiu? Não deixe de conferir e tomar a melhor decisão!

Design de Moda grade curricular: conheça as principais matérias

O setor de Design de Moda é bastante amplo e vem se expandindo dia após dia. Atualmente, os profissionais podem aproveitar oportunidades em vários nichos — no comércio, na indústria ou até em editoriais.

Mas, para que tudo isso seja possível, é preciso explorar as matérias de Design de Moda oferecidas na faculdade. Abaixo, veja quais são as principais.

Modelagem

Quando falamos sobre o que se estuda em Design de Moda, não podemos deixar de citar a Modelagem. Nesse caso, o estudante terá contato com as técnicas plana e tridimensional, tanto para a criação de bases femininas quanto masculinas.

Em contraponto, ele aprenderá como aplicar esses ensinamentos utilizando ferramentas presentes na indústria. Esse é o caso do sistema Audaces Vestuário.

História da Moda

A matéria abordará a História da Moda e os principais movimentos socioculturais da antiguidade até a contemporaneidade.

O aluno também verá como foi a sua repercussão na América do Sul, com foco no Brasil. Esse conhecimento ajudará a ter melhor compreensão ética, histórica e socioambiental na hora de desenvolver um novo projeto de vestuário.

Desenho de Moda

A matéria de Desenho de Moda serve para que o aluno aprenda como desenhar croquis da figura humana. Nessas criações, ele deverá considerar os biótipos e os tipos étnicos de cada criação. Por fim, a ilustração servirá como base para os seus projetos, auxiliando o estudante a desenvolver trajes bem-modelados e com as mais variadas técnicas artísticas.

Pesquisa e Criação

Essa matéria tem como finalidade ensinar o conceito de criatividade e como ele pode ser colocado em prática. O estudante ainda aprenderá técnicas de geração de ideias, métodos de pesquisa de moda, análise de tendências e comportamento do consumidor. Bacana, não é?

Marketing de Moda

Além de se aprofundar na história e principais técnicas, a grade curricular de Design de Moda conta com a matéria de Marketing de Moda. Aqui, o objetivo é ensinar o futuro profissional a montar estratégias de comunicação e se posicionar no mercado, destacando-se de seus concorrentes.

Nessa fase, ele aprenderá como aplicar ferramentas de criação e desenvolvimento de projetos com foco em lançar as suas coleções e atrair a atenção do público. Ainda será possível aprender Marketing de Relacionamento e Responsabilidade Empresarial.

A quem se destina o curso de Design de Moda

Gostou de conhecer as principais matérias do curso de Design de Moda? Vale destacar que esse tipo de formação é ideal para pessoas que apresentam habilidades artísticas e manuais.

Em outras palavras, são aqueles que gostam de desenhar e adoram acompanhar as tendências que, a cada temporada, destacam-se no universo fashion.

Contudo, não é só isso. Você ainda terá que estar disposto e ter o mínimo de interesse a respeito de empreendedorismo, gestão de negócios e atendimento ao público.

Onde atuar ao se formar em Design de Moda

Felizmente, existem várias áreas de Design de Moda em que um profissional pode atuar. Assim que receber o diploma, será possível montar o próprio ateliê e ter uma marca “para chamar de sua”. Se preferir, ainda é possível atuar em empresas renomadas do segmento. Entre elas, destacamos as grandes confecções, as produtoras de acessórios ou até as que trabalham com eventos.

Já se “a sua praia” for a do Marketing, tudo bem! Nessas condições, há excelentes oportunidades na área de Comunicação de Moda, na qual você será responsável por elaborar conteúdos para as redes sociais, organizar editoriais de TV e revistas e aí por diante.

A seguir, resumimos algumas das possíveis atuações de quem se forma em Design de Moda. Espia:

  • desenvolvimento de coleções de roupas, calçados e acessórios;
  • pesquisa e análise de tendências;
  • estudo do comportamento do consumidor;
  • design de estampas;
  • visual merchandising;
  • produção de moda para ações publicitárias, eventos e editoriais;
  • personal shopper;
  • consultoria de imagem.

Saiba mais sobre o curso Tecnólogo em Design de Moda

Sabia que existem diferentes tipos de graduação? Além do modelo tradicional, há a possibilidade de ingressar em uma faculdade de Design de Moda na modalidade tecnólogo. Nessa proposta, o curso terá duração de dois anos e com uma metodologia prática, 100% voltada ao mercado de trabalho.

Ao fim, o estudante estará capacitado para enfrentar os desafios da profissão, tendo em mãos um diploma conceituado e que abrirá muitas oportunidades ao longo de seu caminho.

Também vale destacar que as aulas são ministradas remotamente, ou seja, é um curso EAD. Nesse momento, é provável que você pergunte: “A faculdade Anhanguera a distância é boa?”. A resposta é: sim!

Em cada aula, o aluno terá contato com professores renomados e com ampla experiência no ramo da moda. Em paralelo, será possível contar com materiais didáticos de apoio e até o Canal Conecta — uma plataforma exclusiva para que os estudantes ampliem o networking e fiquem em contato com fantásticas vagas de estágio.

Viu só? Agora, só depende de você!

Não se esqueça: além de conhecer as matérias de Design de Moda, é imprescindível optar por uma faculdade de qualidade. Depois de checar se as mensalidades cabem em seu bolso, não deixe de conferir o corpo docente, a infraestrutura do local e, especialmente, o apoio prestado aos estudantes. Isso garantirá que a sua vivência acadêmica seja ainda mais rica e satisfatória.

Aproveite que já está por dentro da grade curricular de Design de Moda e dê o próximo passo. Baixe nosso e-book e veja em mais detalhes como funciona um curso EAD da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados