Design de Moda em faculdades públicas: vantagens e desvantagens

O sonho de cursar Design de Moda e se tornar um profissional de sucesso começa na escolha de uma ótima instituição de ensino. Durante a preparação para o vestibular, você provavelmente já escutou que “estudar em uma faculdade pública é melhor do que em uma privada”, não é mesmo? No entanto, esse tipo de informação não deve ser levado como verdade sem ao menos procurar saber sobre o assunto.

Afinal, a frase que desqualifica o ensino particular — e, consequentemente, os excelentes profissionais da moda formados nessa modalidade. Por isso, é fundamental considerar os prós e os contras de cada tipo de instituição, já que existe Design de Moda ??? em faculdades públicas e particulares.

Para ajudar nessa missão, trouxemos um post completo sobre o assunto. Assim, você pode analisar cada critério e refletir sobre qual opção é mais vantajosa para o seu caso. Vamos acompanhar?

Existe faculdade pública de Design de Moda?

Sim: é possível cursar Design de Moda em faculdades públicas. Nessas, a duração do curso costuma ser de 4 anos. Já nas faculdades particulares, a maioria das formações duram, em média, 2 anos.

Caso você ainda não conheça o que faz um Designer de Moda na prática, saiba que, ao longo da graduação, você aprenderá a:

  • planejar e desenhar roupas e acessórios;
  • utilizar técnicas de construção têxtil;
  • administrar processos de corte, modelagem e costura;
  • elaborar croquis, protótipos, portfólios e fichas técnicas;
  • analisar tendências e colocá-las em prática;
  • explorar cores e texturas, entre outros conhecimentos.

Para isso, compõem a grade curricular de Design de Moda tanto disciplinas teóricas quanto aquelas mais práticas. Assim, você se torna um profissional completo! ?

Vale lembrar que a indústria é aquecida, ampla e sempre há demanda para profissionais qualificados — independentemente se a sua área de interesse for a confecção ou até mesmo o marketing, por exemplo. Por isso a escolha de uma boa faculdade que vai ensinar tudo sobre Design de Moda deve ser feita com muitos critérios. Vamos analisá-los abaixo!

Como funcionam as faculdades públicas, na prática?

Como o nome já indica, as faculdades públicas são aquelas que pertencem ao governo. O acesso à educação, previsto pela Constituição Brasileira, faz com que o estado precise oferecer e manter financeiramente instituições que vão desde o ensino básico ao superior.

Por isso, todos os brasileiros têm o direito de entrar em uma faculdade pública caso passem pelos concorridos processos seletivos. Vale lembrar que essas instituições podem ser federais (pertencentes ao Estado Federal), estaduais (mantidas pelos governos de cada estado) e municipais (responsabilidades do município).

Quais são as principais vantagens e desvantagens?

Chegamos à parte que você tanto esperava: afinal, quais são as vantagens e desvantagens de cursar Design de Moda em faculdades públicas? Vamos entender agora. Tome nota! ✍?

Qualidade do ensino

É inegável que o ensino superior público do Brasil é de qualidade. Há bastante investimento, sobretudo, na pesquisa. Não à toa, as faculdades públicas concentram a maior parte da produção científica do país.

No entanto, isso, definitivamente, não quer dizer que a educação particular seja inferior nesse quesito, certo? Hoje, a maioria do corpo docente leciona tanto em faculdades públicas quanto em particulares. Dessa forma, basear a escolha da faculdade usando apenas esse critério não garante uma decisão acertada.

Também cabe lembrar que, mesmo que em um curso de qualidade, é o próprio estudante e sua maneira de conduzir a formação que acabam contando. Afinal, não adianta só ingressar em uma excelente faculdade. O seu desempenho e dedicação é que tornaram você um excelente profissional, e não apenas o prestígio do ensino público. Pense nisso!?

Custo-benefício

Estudar Design de Moda em faculdades públicas tem como vantagem o ensino gratuito. Ou seja, nesse caso, não existem mensalidades. Isso faz com que você possa investir o valor que pagaria em uma graduação em outros aspectos importantes de sua vida, tornando o custo-benefício bastante atrativo.

O estudante recebe uma educação de qualidade sem pagar nada. Mas, hoje, também é possível estudar em uma faculdade privada desembolsando valores que não comprometem seu orçamento, sabia? Além dos financiamentos, as instituições particulares de qualidade e que focam o aluno, como a Anhanguera, oferecem programas de bolsas, descontos e convênios. Vale super a pena dar uma olhada! ?

Ideais para quem quer seguir carreira acadêmica

Se você tem como sonho seguir carreira acadêmica, seja lecionando, seja pesquisando, as faculdades públicas, como já dissemos, investem bastante nesse segmento. Além de um corpo docente qualificado e especializado, você terá bastante incentivo (como bolsas) e grandes chances de ter sucesso nessa linha profissional.

Contudo, os estudantes de faculdades privadas também não ficam para trás. As instituições relevantes no mercado oferecem experiências interessantes e com muito peso para um currículo. Portanto, não se preocupe! Você também participará de congressos, seminários, extensão, capacitação e, claro, estágios.

Networking

Um dos benefícios atraentes da faculdade pública é a possibilidade de estar em contato com professores bem qualificados e mesmo renomados. Além disso, você conhecerá pessoas interessantes e que podem não só se tornarem seus amigos, como ajudarem a alavancar sua entrada no mercado por meio de indicações.

Essa troca de experiências e ampliação da rede de contato também é vista nas faculdades privadas, no entanto, de forma mais restrita. Falamos isso pela limitação física dos campus, que costumam ser menores, e pela limitação de cursos oferecidos.

No entanto, as possibilidades na faculdade particular existem e dependem também da sua vontade de fazer networking. Os professores e tutores estão prontos para atender os alunos e, quem sabe, oferecer oportunidades alinhadas ao seu perfil. Lembre-se, também, daquele velho ditado de “quem não é visto não é lembrado”.

Busque sempre frequentar eventos, workshops, oficinas, palestras e demais grupos ligados ao seu curso, combinado? ?

Corpo docente

Nas faculdades públicas, os professores precisam ser aprovados em concurso. Isso garante a qualificação do corpo docente, que também é incentivado a fazer mestrado, doutorado e demais especializações. Assim, você encontrará, ao longo da graduação, profissionais de muito destaque.

Essa vantagem acaba sendo também uma desvantagem de certa forma. É comum, em alguns casos, que os alunos se queixem da falta de comprometimento e frequência dos professores. Outros relatam que o corpo docente não foca no sucesso do aluno e na maneira como o conhecimento é transmitido.

Já nas faculdades privadas, como os concursos não são requisitados, caso um professor não demonstre comprometimento, ele é desligado da instituição. Isso faz com que os professores de faculdades particulares sejam extremamente competentes, preparados e que entregam aos alunos suas experiências e conhecimento por metodologias de primeira. ??‍???‍?

Por que a faculdade particular pode ser uma opção melhor?

Hoje, no país, existem muito mais instituições privadas do que públicas. Diante do acesso difícil ao nível superior público e buscando suprir as desvantagens dessas faculdades, o ensino privado é, sem dúvidas, uma opção melhor para quem quer estudar com melhores condições e mais flexibilidade.

Veja só os melhores pontos de optar por uma faculdade particular.

  • modalidades distintas de ensino — nas faculdades particulares, é possível optar não só pelos cursos presenciais. Muitos são ofertados no EAD e no semipresencial;
  • maior flexibilidade — a vida de um estudante da faculdade privada, por meio da possibilidade de estudar online ou mesmo mesclando o virtual ao presencial, permite que ele tenha mais flexibilidade para conciliar os estudos com outras atividades, como o trabalho. Você estuda seguindo seus próprios horários e monta o cronograma de acordo com o tempo que tem disponível;
  • formas de ingresso mais acessíveis — Aqui na Anhanguera, você pode estudar com a gente ingressando pela nota do Enem, vestibular online ou tradicional, transferência, etc.;
  • alta empregabilidade — o mito de que as faculdades públicas pesam mais no currículo não existe mais. Pelo contrário. A verdade é que muitos empregadores já sabem identificar qualidades exclusivas de quem passa por um curso online e dão preferência a esses candidatos;
  • parcerias com empresas — e se contarmos que, na Anhanguera, temos parcerias com empresas conceituadas de todo o Brasil? Pois é! Com o Canal Conecta, portal de vagas exclusivo para nossos alunos, você tem ótimas chances de conseguir um estágio ou emprego. ??‍?

Dê logo seu próximo passo!

Agora que você já sabe tudo sobre Design de Moda e pode entender que existe a possibilidade de cursar essa graduação em faculdades privadas pagando pouco, o que está esperando para tomar uma decisão? Para garantir uma educação de qualidade e maiores chances de decolar na profissão, venha estudar com a gente na Anhanguera! ?

Aproveite que está aqui para fazer sua inscrição no vestibular de Design de Moda e tire esse sonho do papel!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados